FESTA DA DORMIÇÃO: NOVE DIAS COM A MÃE DE DEUS

tradução de monja Rebeca (Pereira)


Hoje é o sétimo dia da Festa da Dormição da Santíssima Theotokos — um período especial em que a Igreja continua a glorificar a morte abençoada e a ascensão gloriosa da Mãe de Deus ao céu.

Ao contrário de outras festas da Igreja, a festa da Dormição dura nove dias. Isso é profundamente simbólico – assim como acontece com a morte de qualquer cristão, o nono dia se torna um dia de lembrança especial. Mas a Dormição não é uma morte comum, antes um fim abençoado, como um sonho, após o qual a Santíssima Theotokos é ressuscitada por Seu Filho e levada com Seu corpo para o céu.

Os relatos nos contam que, quando os santos Apóstolos abriram o túmulo para Tomé, que chegara atrasado, no terceiro dia,  "ficaram horrorizados: o corpo da Mãe de Deus não estava no túmulo, apenas o sudário permanecia, espalhando uma fragrância maravilhosa". À noite, quando os Apóstolos se sentaram para comer, "ouviram cantos angelicais: Erguendo os olhos, viram a Puríssima Mãe de Deus em pé no ar, cercada por uma multidão de anjos. Ela estava iluminada por uma luz inefável e lhes disse: “Alegrai-vos! Pois estou convosco todos os dias.”

Desde então, a Igreja acredita que a Puríssima Mãe de Deus foi ressuscitada por Seu Filho no terceiro dia após Seu sepultamento e levada com Seu corpo para o céu. "Não convinha que o tabernáculo da vida estivesse sob o poder da morte, e que o Criador da criação compartilhasse o destino da corrupção com a criação terrena", nos conta a Tradição.

Durante estes dias de pós-festa, sentimos especialmente a presença da Mãe de Deus, que prometeu: "Visitarei o mundo inteiro, atendendo às suas necessidades e ajudando os aflitos". A Santíssima Theotokos, de pé, próxima ao trono de Deus e conversando com Seu Filho, em grande ousadia, implora a Ele por misericórdia e bondade para com todos nós.


Comentários