COMO ACOLHER O ANO NOVO LITÚRGICO

Khouria DESTINIE
tradução de monja Rebeca (Pereira)



“Ó Criador e Mestre do tempo e das eras, Deus Trino e Misericordioso: concede bênçãos para o curso deste ano e, em Tua misericórdia sem limites, salva aqueles que Te adoram e clamam com temor: “Ó Salvador, abençoe  toda a humanidade!”
 Kondakion para o Ano Novo Eclesiástico

Tradições de Ano Novo da Igreja Ortodoxa:
O primeiro dia do Ano Novo na Igreja Ortodoxa é 01/14 de setembro. Segundo a Sagrada Tradição, Cristo entrou na sinagoga em 01/14 de setembro para anunciar Sua missão à humanidade (Lucas 4:16-22). Neste post, compartilharei um pouco mais sobre o significado deste dia, algumas atividades, sugestões de leitura e outras maneiras de interagir com sua família ou comunidade.

Conexão com o Antigo Testamento:
Como mencionado, segundo a Sagrada Tradição, Cristo entrou na sinagoga em 01/14  de setembro para anunciar Sua missão à humanidade (Lucas 4:16-22). Após ler essa passagem, Jesus anunciou à assembleia que essa profecia havia se cumprido n´Ele Próprio naquele dia, bem diante de seus olhos, confirmando Seu papel messiânico. Embora não possamos confirmar essa data ao pé da letra, é espiritualmente significativo que a Igreja tenha unido o primeiro dia do ministério público de Jesus ao primeiro dia do Ano Novo em seu ritmo de adoração.

A tradição também diz que os hebreus entraram na Terra Prometida em setembro. Fascinante, não é? A Igreja Ortodoxa, em muitos aspectos, segue o calendário do Império Bizantino. Sob um sistema instituído pelo Imperador São Constantino, o Grande, no século IV, a Indicção era um ciclo de tributação de 15 anos que começava em 01/14 de setembro. Com o tempo, essa data passou a ser popularmente observada em todo o Império como o início do Ano Novo, pois significava o início de um novo período de tributação. A Igreja também adotou essa observância.

Tradições locais associadas a este dia festivo:
1. Coloque um ícone do lado de fora de sua casa na véspera do Ano Novo.
Como forma de celebrar o "ano novo" e pedir a bênção de Deus sobre nossos lares no próximo ano. Esta é uma tradição simples de aldeia (na Grécia) e não uma tradição sagrada. No entanto, essas tradições com "t" minúsculo são importantes porque nos ajudam a tornar a Ortodoxia real para nossos filhos em casa. Diz-se também que, pela manhã, quando você traz o ícone, ele simboliza Cristo sendo o primeiro a entrar em casa no ano novo.

2. Plante uma Árvore
Todos os anos, quando iniciamos o Ano Novo da Igreja em 01/14 de setembro, os hinos dos cultos nos lembram da dádiva da Criação. Esta é uma tradição local praticada enquanto estávamos no seminário em Nova York (St. Vladimir's) de plantar uma árvore no Ano Novo da Igreja. Guardo essa tradição com carinho e adoro essa ideia para o Ano Novo!

Sugestões de Atividades Adicionais:
Criem metas espirituais juntos em família.

No Ano Novo da Igreja, somos mais uma vez convidados a entrar no ritmo antigo da Igreja. Todo mundo já ouviu falar das resoluções de Ano Novo, certo? Mas você já pensou em estabelecer metas espirituais para o novo ano da Igreja? 

Com a aproximação do Ano Novo, senti a necessidade de agendar uma confissão com meu Pai Espiritual. Parece o momento perfeito para começar de novo com o coração limpo!

Considerações finais:
Gosto imensamente de novos começos. Ter um novo começo em setembro parece perfeito. A estação mudará em breve, as aulas estão recomeçando (no Brasil, o ano letivo não se inicia como na Europa e nos E.U.A, em setembro)... A igreja está nos oferecendo, mais uma vez, uma chance de recomeçar. Talvez este seja o ano em que tenhamos como meta participar de todas as 12 grandes festas! Ou talvez queiramos participar dos dois cultos de domingo e de outro dia da semana. Seja como for, temos a chance de recomeçar. Aproveitemos a oportunidade para agradecer ao Senhor por toda a Sua criação, nossos lares, nossas famílias e amigos, e busquemos oportunidades de trazê-Lo para nossas vidas cada vez mais a cada dia.


Comentários