NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS: ORGULHO E DESESPERO
ZACHAROU Zacarias, Arquimandrita
tradução de monja Rebeca (Pereira)
Dissemos também que aqueles que nascem do espírito têm um coração no qual habita Cristo "pela fé". De acordo com a antropologia bíblica e a tradição ortodoxa, o coração do homem é o centro de sua personalidade. É ali que as escolhas ocorrem e as decisões são tomadas. Ali, Deus Se revela e ali habita. Ali, o homem encontra Deus e, por meio de Deus, sente-se unido a todas as gerações humanas. Deus faz do seu coração "o escabelo dos seus pés"[1] e o alarga com a Sua graça, para que possa abarcar o céu e a terra. Um homem que carrega consigo essa expansão divina sempre aceitará seu irmão como sua própria vida e jamais o rejeitará, pois isso causaria a amputação de seu ser. Os relacionamentos que tal homem cria e as palavras que profere informarão os corações de todos aqueles que se aproximam dele com graça. Ele conhece um grande segredo da vida espiritual: basta oferecer a Deus um coração contrito para que Ele construa nele "um coração limpo",[2] que seja consistentemente capaz de ver os vestígios de Sua presença e de ser transportado para lá, onde seu tesouro está escondido.[3]
O homem de Deus tem apenas dois inimigos dos quais se preserva: o orgulho e o desespero. Ele abomina o orgulho, porque esfria o coração e o torna incapaz de amar. O homem cheio de si fecha-se para os outros e não consegue dar espaço ao outro; o outro cardeal é o Senhor, mas também o próximo. O homem de Deus também evita o desespero porque ele implica que Deus Salvador é incapaz de vencer o mal dentro de nós e, assim, o faz cair no pecado da blasfêmia. Então, o coração fica amortecido e não é mais capaz de se conectar nem com Deus nem com os homens.
Desses dois pesadelos, do orgulho e do desespero, somos libertados pela humildade. Assim como o sal preserva e dá sabor aos alimentos, a humildade preserva o amor e o renova constantemente. Ela torna o coração agradável a Deus, para que seja edificado como templo de Deus e morada do Seu Espírito.
________
[1] Lucas 20:43.
[2] Sal. 51:10.
[3] Lucas 12:34. Ver Mateus 13:44.
Comentários
Postar um comentário