ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O LIVRO DO APOCALIPSE DE SÃO JOÃO TEÓLOGO
tradução de monja Rebeca (Pereira)
O Hieromonge Job e o Padre Atanásio Gumerov respondem a perguntas sobre o livro mais misterioso do Novo Testamento, o Apocalipse, escrito por São João, o Teólogo.
É uma boa ideia tentar explicar as Revelações de São João, o Teólogo?
Padre Atanásio Gumerov: Qualquer explicação das Sagradas Escrituras requer maturidade espiritual e preparação teológica especial. Caso contrário, é fácil desviar-se da verdade e prejudicar a vida espiritual. Isso se aplica especialmente ao Livro do Apocalipse. Este livro contém muito do que é oculto e misterioso. Portanto, é necessário, antes de tudo, utilizar as obras dos Santos Padres e exegistas ortodoxos de autoridade. A obra "Explicação do Livro do Apocalipse [Revelações], de Santo André, Arcebispo de Cesareia, é a mais valiosa nesse sentido.
O que significa a estrela "absinto" em Apocalipse?
Hieromonge Job (Gumerov): E o terceiro anjo tocou a trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios e sobre as fontes das águas; e o nome da estrela era Absinto; e a terça parte das águas tornou-se em absinto; e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas (Apocalipse 8:10-11). Pode-se perceber pelo texto que este evento deve estar relacionado não ao presente, mas a tempos escatológicos futuros. O Arcebispo Averky (Taushev) explica esta passagem desta forma: "Alguns pensam que se trata de um meteoro que cairá sobre a terra, e as fontes de água da terra serão envenenadas. Mas talvez esta também seja uma das armas recém-inventadas de uma futura e terrível guerra." Wormood (hebraico laana; grego apsintos) na Bíblia é um símbolo do castigo do Senhor: E o Senhor me disse: Porque deixaram a Minha lei, que pus diante deles, e não obedeceram à Minha voz; antes foram após as concupiscências do seu coração maligno, e após os ídolos que seus pais lhes ensinaram a adorar; portanto assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que os alimentarei com angústia, e os farei beber água de fel (Jr 9:13–15).
O que é o "mar dos mortos" no Livro do Apocalipse? E entregou o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras (Ap 20:13).
Hieromonge Job (Gumerov): A palavra mar na Bíblia tem vários significados simbólicos: 1) É algo de tamanho enorme (Jó 11:9; Is 11:9; Hc 2:14). Que testemunho te darei? A que te compararei, ó filha de Jerusalém? A quem te igualarei, para te consolar, ó virgem filha de Sião? Porque a tua brecha é grande como o mar; quem te poderá curar? (Lm 2:13). 2) É uma imagem das nações: E ele me disse: As águas que viste, onde a prostituta está assentada, são povos, e multidões, e nações, e línguas (Ap 17:15; compare com 13:1 — E eu fiquei em pé sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia). Ambos os significados estão em total concordância entre si e podem ser usados em uma explicação da passagem citada. Nesta passagem, o pensamento é expresso a respeito da ressurreição geral: todas as pessoas, sem exceção, ressuscitarão e comparecerão diante do Juízo de Deus.
Como podemos entender as palavras Gog e Magog em Apocalipse?
Hieromonge Job (Gumerov): No livro do profeta Ezequiel, Gog é o príncipe da terra de Magog: "E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gog, terra de Magog, príncipe e chefe de Meseque e Tubal, e profetiza contra ele, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gog, príncipe e chefe de Meseque e Tubal" (Ez 38:1-3). Em Apocalipse, esses dois nomes simbolizam os povos pagãos que, sob a liderança do anticristo, agirão contra a Igreja de Cristo no fim dos tempos.
Em Apocalipse são mencionados os 144.000 justos que serão salvos. O que acontecerá com todos os outros cristãos ortodoxos?
Padre Atanásio Gumerov: E ouvi o número dos que foram selados: e eram cento e quarenta e quatro mil selados, de todas as tribos dos filhos de Israel (Apocalipse 7:4). Os estudiosos da Bíblia supõem que esse número seja simbólico e expresse o mais alto grau de plenitude: 12 x 12 x 1000. O número 12 simboliza todo o povo de Deus (Josué 4:8; Esdras 8:35; Atos 26:7; Tiago 1:1 e outros). O apóstolo João chama de "israelitas" os representantes do novo Israel.
Alguns exegetas entendem que os selados pelo Anjo são os cristãos mais perfeitos dos últimos tempos, e não apenas aqueles que serão salvos.
Comentários
Postar um comentário