POR QUE DOR E SOFRIMENTO?

SÃO PAÍSIO, O ATHONITA
tradução de monja Rebeca (Pereira)


O mundo está cheio de dor, medo e sofrimento. Esses sentimentos, sem exceção, são vivenciados por todos os humanos. É o que faz nosso coração doer, nossa mente ficar descontrolada e nossas emoções se distorcerem. As pessoas frequentemente se perguntam: Como tivemos que lidar com todos esses problemas? Por que Deus permite que essas tragédias aconteçam? Às vezes, as perguntas são complicadas e as respostas muito simples. O Ancião Paísio do Monte Athos, famoso por seus ensinamentos espirituais, oferece encorajamento e apoio àqueles que sofrem aflições.

A LUTA PARA SANTIFICAR A ALMA
... A vida, claro, não é um acampamento de verão; ela tem alegrias, mas também tristezas. A Ressurreição é sempre precedida pela Crucificação. Os golpes das provações da vida são essenciais para a salvação da alma, pois a alma é refinada por meio deles. Assim como acontece com as roupas: quanto mais as esfregamos na lavagem, mais limpas elas se tornam. Mesmo com o polvo, quanto mais ele é batido, mais limpo e amaciado. E o peixe também parece tão gracioso quando vivo e nadando no mar, ou mesmo quando exposto no mercado com as escamas e entranhas intactas. Mas ele só se torna útil depois de limpo e menos apetitoso por fora, antes de ser grelhado. O mesmo acontece com as pessoas; quando uma pessoa se desfaz de todas as coisas seculares – suas escamas, se preferir – pode parecer que está perdendo a vida, sua vivacidade mundana, mas, na verdade, está apenas removendo toda a matéria inútil para ser "grelhada". Só então ele se torna útil...

AUXÍLIO NO PROGRESSO ESPIRITUAL
Pessoas que foram fustigadas por ventos fortes, seja porque Deus permitiu para controlá-las, seja por inveja do diabo, precisam de muito sol e refrigério espiritual antes de poderem florescer e dar frutos. São como árvores que cresceram vigorosamente durante os dias tranquilos do inverno, apenas para enfrentar o vento frio do norte depois; precisarão do sol constante da primavera e de chuvas torrenciais para que sua seiva circule novamente e floresça e dê frutos.

… A confiança em Deus, a simplicidade e a luta com philotimo (vaidade) levarão à paz e segurança interior, e então a alma se encherá de esperança e alegria…

Cristo ajuda aqueles que lutam o bom combate que todos os santos abraçaram para subjugar a carne ao espírito. Mesmo quando feridos, nunca devemos perder a compostura, mas, em vez disso, devemos pedir a ajuda de Deus para continuar a luta com coragem. O Bom Pastor nos ouvirá e correrá em nosso auxílio, assim como um pastor responde ao balido de um cordeiro perdido, ferido ou ameaçado por um lobo.

AS ENERGIAS DIVINAS SÃO ONIPOTENTES
...Deus nunca nos abandona; somos nós que O esquecemos e O abandonamos. Quando o homem não vive espiritualmente, não tem direito à ajuda divina. Mas quando vive espiritualmente e está perto de Deus, tem direito. Então, se algo acontecer e ele morrer, estará preparado para a outra vida, e nesse caso ganhará tanto nesta vida quanto na próxima.

A ajuda de Deus não pode ser obstruída, nem por homens nem por demônios. Nada é difícil para Deus ou para um Santo. O obstáculo para nós, humanos, é a nossa falta de fé, que impede que as grandes energias divinas cheguem até nós. E embora haja um poder tão grande ao nosso lado, nós, por termos tanto do humano em nós, não conseguimos compreender as energias divinas que excedem todos os poderes humanos do mundo, porque elas são onipotentes.

Sentamos por horas a fio em vão, tentando sozinhos encontrar uma solução para um problema, usando toda a nossa inexperiência. Nossa cabeça gira, nossos olhos ardem, o sono nos escapa, porque o pequeno demônio nos fisgou com pensamentos obsessivos. Podemos finalmente encontrar uma solução, mas mais tarde Deus encontrará uma solução melhor, na qual não havíamos pensado, deixando-nos com dores de cabeça e noites sem dormir. Não importa quão corretos nossos pensamentos estejam, se Deus não estiver em primeiro lugar, a cabeça cansará e doerá, enquanto a oração com confiança em Deus traz descanso.

Por essa razão, podemos deixar a cargo de Deus aquelas atividades que são difíceis de realizar por meios humanos e não depender de nossos esforços humanos, com a certeza de que Deus fará o que for melhor.

Para tudo o que você pensar em fazer, lembre-se de dizer: "Se Deus quiser".

UMA BOA DISPOSIÇÃO
- Geronda, o que será das pessoas bondosas que não creêm?

- ...Nosso Deus benevolente encontrará um caminho para essas pessoas bondosas, seja com provações e tribulações, com doenças, dificuldades, com um terremoto, um raio, um dilúvio ou mesmo com alguma palavra, para trazê-las de volta e, no final, conduzi-las ao Paraíso...

CONSOLO DIVINO
...Com as pessoas, passei por tanta dor! Não ignorei seus problemas levianamente. Fui retratado por elas, suspirei por elas, mas a cada suspiro entreguei o assunto a Deus e, na dor que sentia pela outra pessoa, Deus me deu consolo. Ou seja, o consolo divino veio com a abordagem espiritual, porque a dor que traz consigo a esperança em Deus também tem consolo divino. Caso contrário, como suportar? Como eu poderia suportar todas as coisas que ouço? Sim, sinto a dor, mas também penso na recompensa divina naqueles que sofrem. Estamos nas mãos de Deus. Como existe justiça divina, recompensa divina, nada se perde. Quanto mais alguém é atormentado, mais recompensado será. Embora Deus veja tanto sofrimento na terra, mesmo coisas que não podemos imaginar, Ele nunca vacila. "Você sofreu mais?", Ele pergunta, "Eu lhe darei mais na outra vida", e Ele Se alegra. Caso contrário, como Ele poderia suportar tanta injustiça, tanto mal que existe? Mas Ele Se lembra da recompensa daqueles que sofrem e, por assim dizer, suporta essa grande dor. Não vemos a glória que o outro receberá e, por isso, sentimos compaixão por ele, e por isso Deus nos recompensa com a consolação divina...

São Paísio observa que Deus permite que uma calamidade aconteça por nossa culpa.

PECADOS TRAZEM CALAMIDADES
Gafanhotos, guerras, secas e doenças são todos flagelos. Não são a maneira de Deus educar os seres humanos, mas o resultado do nosso afastamento de Deus. Acontecem porque nos afastamos d´Ele. A ira de Deus vem para nos fazer lembrar d´Ele e pedir ajuda. Não é que Ele organize e ordene, por assim dizer, que essas calamidades aconteçam. Em vez disso, Deus permite que aconteçam porque vê até onde a maldade humana pode ir e quão relutantes somos em mudar nossos caminhos, e por isso Ele tenta nos trazer à razão. Mas não são de Sua própria criação...

...É bom saber que os fiéis que obedecem aos mandamentos de Deus recebem Sua Graça, e que Deus é, digamos, obrigado a ajudá-los nestes tempos difíceis...

TUDO O QUE DEUS PERMITE É POR AMOR AO HOMEM
- Geronda, por que Deus permite que uma calamidade aconteça?

Há vários motivos. Às vezes, Deus permite que algo aconteça para que algo melhor possa resultar, e outras vezes Ele quer nos educar. Algumas pessoas são recompensadas, outras pagam uma dívida; nada é desperdiçado. Sabe, tudo o que Deus permite, mesmo quando os seres humanos perecem, é feito por amor ao homem, porque Deus tem um "coração".

A INJUSTIÇA ATRAI A IRA DE DEUS
A maioria das coisas ruins e prejudiciais acontece quando prejudicamos outras pessoas. Por exemplo, quando uma fortuna é feita injustamente, os donos podem viver alguns anos como a realeza, mas, no final, gastarão todo o seu dinheiro com médicos. Lembre-se do ditado: "O que o vento ajunta, o vento também espalha". Ou lembre-se do que diz o Salmo: "Melhor é o pouco que o justo tem do que a abundância de muitos ímpios". O que arrecadam é gasto, jogado fora. Raramente uma doença, uma falência e assim por diante serão enviadas como uma provação de Deus...

Ancião Paísio falou sobre vários sinais dos tempos e observou que precisamos nos preparar espiritualmente para os eventos profetizados.

O ANTICRISTO
...o Anticristo antecipado será, de alguma forma, o diabo encarnado, que se apresentará à nação judaica como o Messias e enganará o mundo. Anos difíceis estão por vir; seremos testados com muita severidade. Os cristãos sofrerão grande perseguição. E, vejam, as pessoas não têm a mínima consciência de que estamos vivendo durante os sinais dos tempos. Vivemos como se nada estivesse acontecendo. É por isso que a Sagrada Escritura diz que até os eleitos serão enganados. Aqueles sem boa disposição não serão iluminados e serão enganados durante os anos de apostasia. Pois quem não tem a Graça divina, não tem clareza espiritual, assim como o diabo.

TEMPOS DIFÍCEIS NOS AGUARDAM
...com a permissão de Deus, um forte abalo nos sobrevirá. Tempos difíceis nos aguardam. Seremos grandemente provados. Temos que levar este aviso a sério e viver espiritualmente. São as circunstâncias que nos forçam e nos forçarão no futuro a trabalhar espiritualmente. Mas devemos tentar fazê-lo por escolha e com alegria, e não por necessidade, quando várias tristezas nos sobrevêm.

Muitos santos implorariam para viver em nossos tempos para que tivessem a oportunidade de lutar por Cristo...




Comentários