SANTO PATRIARCA TIKHON E SEU LEGADO MISSIONÁRIO À ORTODOXIA AMERICANA

YOUNG Fr. Alexey
tradução de monja Rebeca (Pereira)


Muito do que foi escrito sobre o Santo Patriarca Tikhon [1] desde seu repouso na Festa da Anunciação em 1925, foi centrado nos curtos anos de seu patriarcado. Embora isso tenha coincidido com o momento mais complexo e difícil de toda a história da Igreja russa, todos os que se põem a escrever a seu respeito concordam que ele foi o homem "certo", escolhido por Deus, para aquela hora crítica.

A biógrafa de língua inglesa do Santo, Jane Swan, escreveu: "É difícil avaliar a grandeza de Tikhon .... Seu crescimento espiritual foi muito além do comum." Isto está de acordo com a opinião do contemporâneo do Santo, Prof. Pavel Zaichenko: "ao falar do Bispo Tikhon, sou tomado de reverente trepidação. Foi um gigante entre os hierarcas ortodoxos russos; era verdadeiramente digno da honra e do respeito de todo mundo cristão. ' [2]

A chave para a grandeza de São Tíkhon está em sua personalidade, em seu caráter. O Prof. Zaichenko recorda: “Por natureza, o Bispo Tikhon era amável, receptivo e extraordinariamente sensível. Em seu caráter era quieto, misericordioso, bem-humorado e sempre procurava preservar em si mesmo a serenidade, uma serenidade que transmitia às almas de todos aqueles ao seu redor." Em outro lugar, foi dito que "ele tinha um forte senso de dever e responsabilidade ... além disso, ele possuía um ferrenho autodomínio e circunspecção '' [3].

Essas foram as qualidades sobre as quais ele construiu sua fecunda atividade como hierarca missionário na América do Norte. Foi durante esses sete anos, no cadinho de um deserto espiritual pluralista, que ele refinou e aprimorou seus insights sobre a natureza humana e o arquipastorio. Este período da vida e do desenvolvimento pessoal do Patriarca Tikhon recebeu pouca atenção. No entanto, seus "anos na América não foram apenas extremamente produtivos, no que diz respeito à administração bem-sucedida de sua diocese, mas para Tikhon pessoalmente, foram anos de experiência útil que lhe serviram bem mais tarde. Mais tarde na vida, ele mencionou o fato que sua estada na América não apenas ampliou seu horizonte eclesiástico, mas também sua perspectiva política ... [já que] foi empurrado para um ambiente completamente novo, incluindo liberdade de religião, sem censura, [e] a pressa agitação americana de negócios ... '' [4]

Na verdade, sua experiência neste continente contribuiu em grande medida para a maneira racional e equilibrada que ele tinha de pensar e de lidar com eventos que teriam oprimido um homem inferior. Ao mesmo tempo, foi precisamente durante sua permanência na América - um estágio elementar na Ortodoxia Americana - que todo um "tom" foi estabelecido e uma direção dada à Fé neste continente.

Foi em 14 de setembro de 1898 que São Tikhon foi nomeado Bispo das Ilhas Aleutas e do Alasca, com sua catedral em São Francisco. Em 1901, o futuro Patriarca abençoou a pedra fundamental da nova catedral de São Nicolau em Nova York. Por ocasião da sua consagração, um ano depois, o futuro Patriarca expressou um sentimento que se tornou muito familiar aos Ortodoxos nas décadas seguintes:

'Os dias atuais', disse ele, 'são tão alegres para nós como foi o dia para Israel quando, no reinado de Salomão, o templo do Senhor foi erguido no lugar do tabernáculo. Na verdade, até agora em Nova York, tínhamos apenas um tabernáculo. Assim como o tabernáculo transportado de uma cidade para outra, nossa Igreja também se mudou de um lugar para outro. E como David, lamentando ter morado em uma casa de cedro enquanto a arca de Deus morava entre as cortinas, também muitas vezes lamentamos que nossa igreja fosse pequena, pobre e desconfortável. Hoje acabamos com lamentações deste tipo: o Senhor tomou conhecimento de nossos desejos sinceros de que nesta grande cidade seja erguida uma igreja que corresponda à grandeza da Fé Ortodoxa. '' [5]

Como um verdadeiro missionário cristão, no entanto, não era a construção de templos que preocupava principalmente São Tíkhon, mas sim a construção da Fé em templos não feitos por mãos - almas humanas. Para este fim, realizou viagens frequentes por sua vasta diocese - Alasca, Estados Unidos e Canadá, sem se intimidar com as dificuldades físicas que as viagens frequentemente representavam. Os detalhes foram preservados por aqueles que compartilharam essas viagens.

“Em 6 de maio de 1900, às 2 horas da tarde, Sua Eminência Tikhon partiu para o Alasca no navio da Northern Commercial Company," Homer ". Desta vez, Sua Eminência desejou visitar a Missão Kuskokvimsk, estabelecida pelo Bispo Nicolau. [6] Visto que o único meio de comunicação com esta missão é por trenós puxados por cães, Vladika agora se depara com a dificuldade de atravessar a pé a tundra pantanosa; em lugares especialmente difíceis, ele deve confiar na habilidade dos carregadores. A falta de qualquer meio de contato com esta missão no verão impediu que os hierarcas anteriores visitassem este canto da diocese ”[7].

O Padre Ioann Orlov escreve, em seu diário:

"... Em 1905, Deus me dignou acompanhar o Bispo Tikhon e o Padre James Korchinsky em uma viagem da Missão Russa no Yukon, através de passagens ao longo da tundra, através de lagos e rios, ao longo do Kuskokva, até minha Missão São Paulo ... O tempo estava claro, calmo, ensolarado. Durante toda a viagem fomos atormentados por miríades de mosquitos. Quando levantamos acampamento para passar a noite, todos nós, junto com Vladika, juntamos galhos secos para fazer uma fogueira. Ao longo do caminho, tentamos atirar em alguns patos ou gansos selvagens. Vladika me ajudou a arrancar as penas. Eu era tanto caçador como cozinheiro de nossa comitiva. Quando chegou a hora de atravessar a floresta, Vladika me mandou na frente com uma arma, caso devêssemos ser encontrado por um urso ou outro animal selvagem [8].

Como arquipastor, São Tikhon encorajou o desenvolvimento de uma atitude missionária não só entre seu clero, mas também entre os leigos, em um sermão no Domingo da Ortodoxia de 1903, ele exortou seu rebanho do ambão da Igreja Catedral de São Francisco:

"Sustentando: a Fé Ortodoxa como algo santo, desejando-a de todo o coração e valorizando-a acima de tudo, os ortodoxos deveriam ... se esforçar em difundi-la entre pessoas de outras confissões. Cristo, o Salvador, disse que nem os homens acenda uma candeia e coloque-a debaixo do alqueire, mas no velador, para que ela ilumine todos os que estão na casa (Mt 5:15). A Igreja Ortodoxa é universal; lembra as palavras de seu Fundador: Ide a todo o mundo e pregai o Evangelho à todas as criaturas (Marcos 16:15). Devemos compartilhar nossa riqueza espiritual, nossa verdade, luz e alegria com outros que estão privados dessas bênçãos, mas muitas vezes as procuram e têm sede delas ...

"Mas quem deve trabalhar pela difusão da Fé Ortodoxa para o aumento dos filhos da Igreja Ortodoxa? Pastores e missionários, vocês respondem. Vocês estão certos; mas eles devem ficar sozinhos? São Paulo compara sabiamente a Igreja de Cristo a um corpo, e a vida de um corpo é compartilhada por todos os membros. O mesmo deve ser na vida da Igreja também ... A difusão da fé de Cristo deve ser próxima e preciosa para o coração de cada cristão. Por esta obra, cada membro da Igreja deve ter um interesse vivo e sincero ... '' [9].

O respeito e o carinho dos fiéis ficaram claros quando, naquele mesmo ano, o Bispo Tikhon voltou à Rússia para o que se pretendia uma breve visita:

"Nele, disse um escritor da época," tínhamos um anjo da guarda, protegendo-nos e encorajando-nos nos momentos mais sombrios, quando a ignorância das pessoas a quem fomos chamados a salvar e as contínuas intrigas dos inimigos da Ortodoxia tramaram para destruir nossas esperanças mais brilhantes e frustrar nossos esforços - 'foi um grande consolo saber que nos momentos difíceis nosso líder estava conosco”[10].

Enquanto estava na Rússia, São Tikhon foi nomeado para o Santo Sínodo, necessitando de uma estadia mais longa. Seu rebanho americano enviou felicitações, mas acrescentou: “Rezamos para que esta grande alegria não seja seguida de tristeza; que as nossas saudações nesta ocasião não se convertam em despedida da Diocese americana ao nosso querido Pastor, mas que em breve o veremos, descansado e revigorado para a continuação da pregação do Evangelho de Cristo dentre nós ”[11].

Eventualmente, o bispo Tikhon foi capaz de retornar a São Francisco, "tendo reunido força física através do contato com a terra russa", como ele escreveu, 'e não apenas no sentido físico, mas acima de tudo espiritual [12] na primavera de Em 1905 foi elevado, com a idade de 40 anos, ao posto de arcebispo. Ao mesmo tempo, o Santo havia pedido ao Santo Sínodo a transferência de sua cidade catedral para Nova York. Após o recebimento do consentimento imperial, a transferência dos escritórios administrativos de São Francisco foi feita. Foi durante a viagem para o leste que o novo arcebispo parou em Denver, Colorado, para receber no rebanho ortodoxo uma ex-paróquia uniata - que era apenas parte de um movimento amplo de muitos grupos uniatas de volta à ortodoxia sob a liderança vigorosa de São Tikhon, trabalhando com o enérgico Padre Alexey Toth. [13]

Em seu primeiro sermão em Nova York, o Arcebispo Tikhon disse:

“Aos dons já recebidos pela vossa Igreja do Rei dos Céus e do Czar terrestre, nos últimos dias foi acrescentado o presente da Catedral Diocesana transferida para a vossa cidade e para a vossa Igreja. Isto é-vos concedido segundo a vossa capacidade. Vossa cidade é a segunda no mundo e a primeira neste país. Todas as nações estão representadas aqui. E quantas igrejas de diferentes tradições se encontram aqui! Por que não ter também a representação da verdadeira Igreja Ortodoxa?... No entanto, devemos tomar cuidado para que este presente não seja desperdiçado ou enterrado, mas que traga fruto à vida da igreja e para vocês. '' [14] Esse foi um tema que o Santo repetiu por inúmeras vezes na América.

Em dois meses, o arcebispo Tikhon deixou a metrópole, enfrentando nevascas e montes de neve para que pudesse consagrar uma nova igreja no que restava do "oeste selvagem" da América - Montana. O número de suas paróquias havia crescido de 15 para 70 - todas eles se auto-sustentavam - e havia também dois seminários, um em Minnesota e outro na Pensilvânia. (St. Tikhon, em South Canaan, ainda funciona como um monastério e seminário.) O arcebispo queria treinar o clero americano em particular, e que suas paróquias não dependeriam mais da Rússia para os padres. Com seus esforços, também foi fundado um seminário no Alasca. Lá, também, ele atuou na abertura de uma escola para mulheres, com um orfanato filiado.

Muito cedo vieram notícias tristes para o rebanho americano. Em fevereiro de 1907 chegou um decreto assinado pelo Imperador, nomeando o Santo para as Sedes de Yaroslavl e Rostov na Rússia. Em sua comunicação de despedida ao rebanho americano, o Arcebispo Tikhon expressou uma preocupação pela Igreja na América que ainda é válida hoje:

"Como podemos evitar temer por nosso pequeno rebanho? Quão facilmente a vela pode ser apagada pelo vento que entra pela janela aberta. Quão facilmente um remador em um barco frágil pode ser derrubado pelas ondas do mar. Aqui não podemos nos orgulhar de grandes números, nem de renome, nem de riqueza, nem de aprendizagem - tudo o que é valorizado neste mundo. Somos fortes aqui apenas em uma coisa - em possuir a Verdadeira Fé Ortodoxa, e isso não vem de vós, mas é um dom de Deus (Ef 2: 8 '), e devemos pedir ao Senhor o aumento deste dom. Que eles permaneçam firmes em Tua Santa Igreja na Fé Ortodoxa ...”[15]

Logo o arcebispo Tikhon estava de volta à sua terra natal, onde eventos de proporções cataclísmicas estavam prestes a estourar, e onde seu Gólgota - e sua glória - o aguardavam. Mas na América sua voz continuou a ecoar com um fervor missionário que a Igreja mais atende hoje.

“… Não perca a chance de ajudar a causa da conversão de seus próximos a Cristo, porque assim fazendo, nas palavras de São Tiago, salvarás uma alma da morte e cobrirá uma multidão de pecados (Tiago 5:20).

“Povo ortodoxo! ... vós deveis vos dedicar à Fé Ortodoxa não apenas em palavras escritas ou meramente ditas, mas antes em atos e em verdade.” [16]

SANTO PATRIARCA TIKHON, ORA A DEUS POR NÓS!

 

[1] São Tikhon foi canonizado pelos hierarcas da Igreja Ortodoxa Russa Fora das Fronteiras em conjunto com a grande glorificação dos Novos Mártires sob o Jugo Soviético, em 1981. Ele é muito venerado pelos fiéis na Rússia, e há indicações de que ele pode em breve ser canonizado pelo Patriarcado de Moscou. NdT: o presente texto foi escrito em 2014, hoje (2020), o Patriarcado de Moscou já o considera como santo em seu calendário.

[2] Citado em 'A Catedral de São Francisco antes de sua transferência para Nova York e os trabalhos missionários de seus arquipastores "pelo arcipreste mitrado N. Dombrovsky, em Troparia, São Francisco, janeiro de 1973 (em russo).

[3] Orthodox Life, No. 3, 1981.

[4] Uma Biografia do Patriarca Tikhon, de Jane Swan.

[5] M. Pokrovsky, Catedral de São Nicolau de Nova York: História e Legado.

[6] A Catedral de São Nicolau está hoje sob o exarca do Patriarcado de Moscou.

[7] Dombrovsky, op cit

[8] Ibid.

[9] Orthodox Life, No. 1, 1988

[10] Pokrovsky, op. Cit.

[11] Ibid.

[12] Ibid.

[13] Esta pequena igreja paroquial, Santa Transfiguração, ainda está em Globeville, um subúrbio do centro de Denver, e é literalmente a "igreja mãe de meia dúzia de paróquias ortodoxas na grande Denver. Originalmente todos os cristãos ortodoxos, de qualquer origem étnica, pertencia a esta paróquia. Só muitos anos mais tarde outras paróquias se formaram em linhas mais estritamente étnicas e jurisdicionais. Atualmente esta paróquia faz parte da "Igreja Ortodoxa na América" ​​(OCA) Para mais informações sobre as atividades missionárias do Pe. Alexey Toth, veja a última edição da Orthodox Life (maio / junho. 1989).

[14] Ibid.

[15] Ibid.

[16] Orthodox Life, op cit.

Comentários