PANORAMA ATUAL DO CRISTIANISMO ORTODOXO CANÔNICO ORTODOXO NO BRASIL - PARTE 04

PEREIRA monja Rebeca 

Patriarca Kiril de Moscou e Toda Rússia em sua visita pastoral ao Brasil

Metropolita Ignaty da Argentina, Brasil e América do Sul

Russos
A primeira onda imigratória de russos se dá no início do século XX. Acompanhada, posteriormente, por outra durante os anos 20, ambas se concentram tanto na parte sul como sudeste do país. Consequentemente, a estruturação de comunidades litúrgicas e edificação de templos se dará nestas regiões.

O primeiro templo russo ortodoxo edificado data do ano de 1924 em Campina das Missões, Sul do Brasil, em honra de São João o Teólogo.

igreja ortodoxa russa - São João Teólogo em Campina das Missões


cemitério em Campina das Missões

Vale lembrar que durante este período as igrejas russas na diáspora se encontravam sob a Igreja Russa Fora das Fronteiras. Toda a América do Sul dependia do renomado e carismático Arcipreste Constantin Izraztov de Buenos Aires, então nomeado diretor de todas as paróquias russas no continente.

No ano de 1930, mais um templo é erigido para os imigrantes russos, em São Paulo. Em 1934 o primeiro Hierarca enviado da Rússia, Teodósio (Samuilovitch), chega ao Brasil proveniente da cidade de Grodno na Belorússia. No ano de 1937 a paróquia em honra da Santa mártir Zenaide no Rio de Janeiro é consagrada pelo Hierarca. Em 1939, mais um templo é consagrado em São Paulo, a Catedral de São Nicolau. O Arcebispo nele estabelece sua residência.

Arcebispo Teodosi (Samuilovitch)


igreja ortodoxa russa - Santa mártir Zenaide (RJ)

A terceira onda de imigrantes russos em virtude da II GM e da Revolução Chinesa demanda mais dinâmica na vida litúrgica e espiritual dos russos no Brasil. 

Na década de 50 mais templos são erigidos. Em São Paulo dois templos em honra da Proteção da Mãe de Deus e outro dedicado a São Sérgio de Radonez. Posteriormente, no mesmo estado, mais um templo é erigido, aquele de São Serafim de Sarov. Em 1957, mais um templo dedicado a São Sérgio de Radonez é erigido no Sul do país.
igreja ortodoxa russa - São Sérgio de Radonez (Porto Alegre)
visita do Metropolita Ignati à paróquia de São Sérgio de Radonez

Em 1972, o templo em honra dos Santos Apóstolos Pedro & Paulo é eregido no sul. Importante ressaltar que durante este período pós-guerra um Bispo Auxiliar vem se estabelecer em São Paulo acompanhado por alguns monges dando suporte ao Arcebispo de São Paulo. O Brasil conhece, nesta altura, um singelo exemplo de vida monástica. O Bispo Auxiliar, Vitaly (Ustinov), além do monastério, cria uma editora junto a igreja da Proteção da Mãe de Deus. No entanto, sua estadia no Brasil dura pouco tempo. Em 6 anos ele retorna com seus monges aos EUA, onde se tornará o futuro Primaz da Igreja Russa Fora das Fronteiras.

igreja ortodoxa russa - Santos Apóstolos Pedro & Paulo (Santa Rosa)

Infelizmente, a maioria destes templos construídos pelos imigrantes russos com seus hierarcas estão hoje junto as comunidades que não aceitaram a comunhão e o retorno ao Patriarcado de Moscou, realizados em 2007. Nomearam para si um hierarca no Brasil, posteriormente.



Paróquia de Santa Zenaide (RJ)

Em relação à Paróquia da Santa Mártir Zenaide no Rio de Janeiro, devemos agradecer o trabalho do renomado Arcipreste Vasily Gelevan que além de trabalhar dentre os imigrantes russos na citada cidade, soube também reunir brasileiros dispersos de outras jurisdições e iniciar um trabalho missionário que culmina com a conversão de jovens e interessados nativos pela fé ortodoxa. Ele também edita um livro (2013-2014) sobre a história da paróquia antes de regressar com sua família à Rússia.

Arcipreste Vasily Gelevan e Diácono Marcelo Paiva - Paróquia de Santa Zenaide (RJ)


A Paróquia da Anunciação da Mãe de Deus no Ipiranga, São Paulo traz uma história peculiar. O templo serve, de início, como capela católica-romana de rito latino. Com a chegada da última imigração russa, os jesuítas passam a organizar no local da capela latina uma missão de rito oriental incluindo ainda uma escola para pessoas vindas da Rússia. Por longo período, esta escola funciona conjuntamente com a paróquia até mudanças da Arquidiocese. A escola acaba por fechar as portas mas a paróquia continua suas funções, sob o encargo do Padre jesuíta João (bastante respeitado na região). Após seu falecimento, a paróquia fica sem atividades até o momento em que o Arcipreste Vasily Gelevan, pároco de então da Paróquia Ortodoxa Russa da Mártir Zenáide no Rio de Janeiro, começa a realizar visitas esporádicas acompanhados de outros clérigos e fiéis do Rio de Janeiro para celebrar Serviços Litúrgicos. Posteriormente, o Padre Dionísio Kasantse é enviado para tomar a frente do desenvolvimento de uma comunidade litúrgica ortodoxa no local. Ele ai realiza um renomado trabalho missionário junto a brasileiros, em especial. Retorna para a Rússia com sua famíla no ano de 2017, sendo substituído pelo Padre Andrey Khazov.

igreja ortodoxa russa - Anunciação da Mãe de Deus (SP)


Sacerdote Dionisio por ocasião da visita pastoral do Patriarca Kiril ao Brasil (Paróquia da Anunciação em SP)

O Hierarca responsável atualmente, o Metropolita Ignácio (Pologudrov), tem sua sede episcopal em Buenos Aires, na Argentina. Hoje, sob o Patriarcado de Moscou, no Brasil, existem 06 paróquias ativas com dois sacerdotes russos e três clérigos brasileiros. A Missão da Proteção da Mãe de Deus foi anexada à Paróquia da Santa Mártir Zenáide no Rio de Janeiro no ano de 2017, onde congrega com seu Pároco (Presbítero Roman Kuhnen). Em Campina das Missões (RS), uma grande parte do cemitério municipal é reservado aos russos.

Missão da Proteção da Mãe de Deus
Missão da Proteção da Mãe de Deus (RJ)

igreja ortodoxa russa em Brasília

A Diocese Russa da América do Sul desenvolve um sistema de ensino teológico pela internet em espanhol. Os serviços litúrgicos são realizados a maioria em eslavônico litúrgico e poucas partes em português. Atualmente, um seminarista brasileiro se encontra na Santa Lavra em Serguey Posad. O projeto de um monastério masculino no Espírito Santo está dando seus primeiros passos e contará com alguns monges russos vindouros da Santa Lavra de São Sérgio de Radonéz.

No Brasil, contamos também com a presença de duas pequenas comunidades de “Velhos Crentes”, não vinculados, todavia, ao Patriarcado de Moscou.

Metropolita Platão 

Bispo Leonidas com o clero da Diocese
Patriarca Kiril em sua visita pastoral ao Brasil (Paróquia de Santa Zenaide, RJ)

sacerdotes do Patriarcado de Moscou e da Sérvia na Paróquia de Santa Zenaide (RJ)

Festa Patronal (Paróquia Santa Zenaide - RJ)


Metropolita Ignácio (Pologudrov)
Arcipreste Anatoli Topala
Presbítero Roman Kuhnen
Presbítero Francisco de Assis da Cruz Feitosa
Presbítero Andrey Khazov
Diácono Marcelo Paiva

Diócesis de Argentina y América del Sur 
Bulnes, 1743, Comuna 14
Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina
+54 (911) 4823-6534, Administración Diocesana
http://southamerica.cerkov.ru

Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - intro
Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - parte 01
Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - parte 02

Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - parte 03

Comentários

Postar um comentário