Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - intro


PEREIRA monja Rebeca


O seguinte texto nasce de uma necessidade concreta. Foi-me necessário falar sobre a Igreja Ortodoxa no Brasil num Festival Cultural de Natal (2017) organizado pelo célebre Monastério Ortodoxo de Santa Elisabeth em Minsk, Belarus. Pûs-me a pesquisar sobre as raízes da Ortodoxia em terras brasileiras para poder finalmente dar uma visão do quadro atual.

Deparei-me com falta de informações… o que me veio rapidamente a conectar com a enorme necessidade de conhecer e fazer conhecer a história de nossa fé em nossas terras. Justamente em virtude da enorme necessidade de se esclarecer pontos da vivência do ethos ortodoxo, bem como a canonicidade, dentre aqueles que buscam conhecer esta fé, comecei a me interessar mais a fundo por materiais sobre o assunto.

Com certa lástima, encontrei pouquíssimo apoio por parte de clérigos – o que torna, definitivamente, difícil a elaboração de um trabalho sério em nome das comunidades litúrgicas canônicas.

O texto se baseia principalmente na tese de mestrado do Igumeno Pedro (Sigueira) do Monastério da Santíssima Trindade (Recife), cujo texto original se encontra em inglês. Agradeço enormemente a colaboração do Hieromonge André (Sperandio) especialmente para compor um breve relato sobre a Comunidade São João Teólogo bem como o excelente site ecclesia, enquanto editor-responsável, o Rev. Arcipreste Alexis Peña-Alfaro para o relato sobre a situação atual do Patriarcado Sérvio no Brasil, o Rev. Padre Wenceslau Krokosz pela paciência e disponibilidade em compor com o Sr. Pietro Krivcun um texto sobre a Paróquia Ucraniana da Proteção da Mãe de Deus em São Caetanao (SP) e o seminarista Elias Freitas Arroyo sobre a Paróquia Russa da Anunciação da Mãe de Deus no Ipiranga, SP e Lucas Jastrombek, estudante de teologia por correspondência, pelo apoio em esclarecer certos pontos do histórico das comunidades ucranianas ortodoxas em território brasileiro.

Vale ressaltar que utilizei informações contidas nos sites da Catedral Ortodoxa Antioquina de São Paulo para a descrição das Paróquias e comunidades litúrgicas, bem como o site ecclesia, já citado, e aquele da Eparquia Ortodoxa do Brasil da Igreja da Polônia.

Seria de grande importância obter mais informações, principalmente sobre paróquias e comunidades litúrgicas canônicas dispersas pelo enorme território brasileiro. Algo de muito interessante na história da missão da Igreja Ortodoxa em todas as partes do mundo é o caráter pan-ortodoxo que pode imprimir certa dinâmica e ajudar a realizar projetos com mais clareza e precisão e ao mesmo tempo, poupar custos.

Peço de antemão perdão pelas falhas e erros que certamente se encontram presentes no texto. Disponibilizo o email auroraortodoxia@gmail.com para possíveis contatos: informações, ajustes e correções.

+++

Brasil é o quinto país em área e o sexto em população no mundo.  Seu clima dispõe de uma ampla variedade de condições climáticas em sua extensa área bem como uma topografia variada. Acolhe seis principais subtipos climáticos, no entanto, a maior parte de seu território é tropical. A grande extensão territorial do Brasil abrange diferentes ecossistemas, cuja maior diversidade biológica  se encontra na Floresta Amazônica. A  mata Atlântica bem como outras regiões  também sustentam grande biodiversidade, fazendo do Brasil um país megadiverso

Brasil é um país jovem, de pouca história, mas grande bagagem étnica e cultural. Costumamos dizer que é um mosaico multi-étnico. Colônia de Portugal, a quem deve seu descobrimento e maior parte da colonização no século XV. A população do país conta em sua origem com os povos indígenas nativos, naturalmente os portugueses colonizadores, a mão de obra africana necessária principalmente a exploração dos recursos do ouro, das pedras preciosas e de cana de açúcar, bem como de europeus italianos, alemães, espanhóis. Mais tarde, uma onda de japoneses e sírio-libaneses, chineses, coreanos e eslavos também teve lugar.

Este universo de diferenças tanto naturais como demográficas e culturais vai consequentemente influenciar na formação da própria etnia deste povo que conta com origens bem variadas. Como sabemos, a cultura de um povo está estreitamente relacionada com a maneira com a qual sua alma se relaciona com seu Criador. Influências pagãs dos indígenas locais, bem como o sincretismo africano dos escravos vindouros se deparam com o tradicionalismo da Europa cristã. O Brasil se desenvolve e apresenta como o maior país cristão católico-romano na atualidade. No entanto, a liberdade de expressão religiosa é bastante acentuada dando espaço à cada cultura para desenvolver sua religião e vivência da fé. Hoje, no Brasil, além do catolicismo católico-romano, contamos com muitas variações de Protestantes, judeus, e islamitas, bem como seitas marcadas pelo sincretismo de diversificadas correntes religiosas. A Igreja Ortodoxa também se faz presente, principalmente dentre os imigrantes eslavos, gregos e sírio-libaneses.

Hoje, o Brasil apresenta aproximadamente 207 milhões de habitantes, dentre os quais 135.000 são cristãos ortodoxos. Reunidos em 6 distintas jurisdições, 06 Hierarcas e + 04 Bispos Auxiliares/Vigários, em aproximadamente 55-60 paróquias e lugares de congregação, 04 pequenos mosteiros em formação (masculinos), 05 cemitérios ortodoxos, conta com 50-60 clérigos, 20-25 monásticos espalhados pelo globo terrestre e alguns seminaristas no estrangeiro.

A Ortodoxia no Brasil nasce com a diáspora das Igrejas Ortodoxas da Grécia, Antioquia, Ucrânia e Rússia, mediante as necessidades sócio-políticas e econômicas em seus territórios. Estes grupos de imigrantes organizam sua vida eclesiástica em função de seus costumes nacionais e étnicos, enquanto  Eparquias de suas Igrejas-Mãe. Hoje, no Brasil, temos seis distintas jurisdições: Arquidiocese grega do Patriarcado Ecumênico, Igreja Ucraniana vinculada ao Patriarcado Ecumênico (dos E.U.A), Patriarcado de Antioquia, Patriarcado de Moscou, Patriarcado da Sérvia e Eparquia Ortodoxa do Brasil da Igreja Autocéfala da Polônia. Não inclui a R.O.C.O.R pelo fato de não haverem mais comunidades litúrgicas no Brasil atualmente, mesmo apesar do fato do Bispo Diocesano designado para o Continente Latino Americano ter sua cátedra em Buenos Aires e o título de Hierarca de Caracas e Amércia do Sul – Sua Excia. Revma. Sr. D. Ioann (Berzins).

É preciso levar em conta que o movimento imigratório se faz em distintas etapas devido a acontecimentos históricos destes povos, tais como ocupação turca da Ásia Menor, Guerras, Revoluções bem como as oportunidades de um novo horizonte oferecido pelas incertezas do Novo Mundo.

A maioria das Dioceses presentes no Brasil hoje estiveram, inicialmente, conectadas a Bispos-Administradores e inclusas em dioceses maiores, mais geralmente no seio de Dioceses da América do Norte. Com o tempo, ocorre, quase que espontaneamente, a formação de uma Eparquia alcançando a América Latina ou do Sul, cuja a sede, na maioria das vezes se encontra na cidade autônoma de Buenos Aires, na Argentina. Destacamos desta ‘regra’ a Arquidiocese Metropolitana de São Paulo e Todo Brasil do Patriarcado Antioqueno e a Eparquia Ortodoxa do Brasil da Igreja Autocéfala da Polônia.

Comentários