Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico ortodoxo no Brasil - parte 03

PEREIRA monja Rebeca


Arcebispo D. Antonio, Metropolita da Igreja Ortodoxa Ucraniana dos E.U.A com o hierarca D. Jeremias, Arcebispo Eparca da Igreja Ortodoxa Ucraniana na América do Sul (Patriarcado Ecumênico)

Ucranianos

Os primeiros ucranianos que chegam ao Brasil pertenciam ao rito bizantino (também denominado grego, oriental ou ruteno), sendo denominados Greco-católicos (ortodoxos que se uniram a Roma em 1596, sob o reinado de Segismundo III da Polônia, na cidade de Brest Litovsk, – uniatas).

Os ucranianos ortodoxos começaram a chegar em maior número ao Brasil somente após a I Guerra Mundial, com a proclamação da independência da Ucrânia, a 22 de janeiro de 1918, e sua posterior ocupação por exércitos estrangeiros.

Os primeiros núcleos de Ortodoxos Ucranianos no Paraná se instalaram em Dorizon
(atual Município de Mallet), Antônio Olinto, Cruz Machado, Marco Cinco (atual Município de General Carneiro), Gonçalves Júnior (atual Município de Irati), São Roque (atual Município de Ivaí), Curitiba, Piraquara, Guajuvira, Iapó (Castro), Joaquim Távora, Nova Ucrânia (atual Município de Apucarana) e Maringá, e após a II Guerra Mundial também em Ponta Grossa e Palmital no estado do Paraná.

Catedral ortodoxa ucraniana - São Demétrio (Curitiba)


igreja ortodoxa ucraniana - São Miguel (Curitiba)

igreja ortodoxa ucraniana - São Jorge (Ponta Grossa, PR)

igreja ortodoxa ucraniana - São Miguel Arcanjo (Palmital, PR) 

No estado de Santa Catarina
: nas colônias Iracema (atual Município de Itaiópolis, em 1992, a sede da paróquia foi mudada para Papanduva SC, município vizinho, e Jangada do Sul (atual Município de Porto União), e na cidade de Porto União e suas adjacências.


igreja ortodoxa ucraniana - São Valdomiro Magno (Papanduva - SC)

igreja ortodoxa ucraniana em Jangada do Sul

No estado do Rio Grande de Sul: nas adjacências de Santa Rosa, Santo Ângelo e Porto Alegre e, após a II Guerra Mundial em Canoas. Atualmente, restou apenas a comunidade de Canoas pertencente a jurisdição.

igreja ortodoxa ucraniana - Santíssima Trindade (Canoas - RS)

No estado de São Paulo: na colônia Ucraniana em Rancharia, cujos integrantes, no entanto, migraram para o Paraná em 1936, onde fundaram a colônia Nova Ucrânia (município de Apucarana).

igreja ortodoxa ucraniana - Espírito Santo (Colônia Nova Ucrânia - Apucarana)

Após a II Guerra Mundial
surgiram as Comunidades Ortodoxas de Osasco e São Caetano do Sul (São Valdomiro Magno e Proteção da Santíssima Mãe de Deus – a São Valdomiro é anterior a II Guerra), na Grande São Paulo.


igreja ortodoxa ucraniana - Proteção da Mãe de Deus (Osasco, SP)


igreja ortodoxa ucraniana - São Valdomiro o Magno (São Caetano do Sul, SP)

Após a I Guerra Mundial, por volta de 1926, chegou ao Brasil o primeiro sacerdote ortodoxo ucraniano, Pe. Nicolau Ziombra, casado e, portanto, fazendo-se acompanhar de sua esposa, que lhe auxiliava na catequese às crianças. Primeiramente, atende a comunidade de Marco Cinco e, em seguida, aquelas as colônias de Jangada do Sul, Antônio Olinto, Cruz Machado, Joaquim Távora e Iapó, onde veio a falecer em 1942.

No ano de 1931, chegou ao Brasil, vindo da China, o Pe. Leôncio Struk, estabelecendo-se inicialmente em São Paulo. Mais tarde mudou-se com sua família para a colônia Marco Cinco, passando a atender também a colônia Jangada do Sul até a ano de 1936. De 1936 a 1939 foi pároco da Paróquia Espírito Santo na colônia Jangada do Sul, atendendo também as comunidades de Santa Rosa, Santo Ângelo e Porto Alegre no Rio Grande do Sul; Cruz Machado e Serra do Tigre no Paraná; e Iracema no norte de Santa Catarina. Em 1939, mudou-se para a colônia Gonçalves Júnior (município de Irati). De 1939 até a sua morte em 1942, atendeu as colônias Gonçalves Júnior, São Roque, Joaquim Távora, Rancharia (SP) Nova Ucrânia e Apucarana.

igreja ortodoxa ucraniana - Gonçalves Junior
igreja ortodoxa ucraniana - Pokrov (Apucarana, PR)

Ainda em 1930 chega ao Brasil, enviado por sua Eminência Ioan Teodorovitch, metropolita da Igreja Ortodoxa Ucraniana dos Estados Unidos, o Pe. Gregório Onysczenko, estabelecendo-se na colônia de Iracema. Este missionário fundou, na colônia Iracema, a primeira Paróquia da Igreja Ortodoxa Ucraniana dedicada a São Valdomiro Magno. De 1930 a 1942 fundou e administrou as paróquias de Curitiba, Guajuvira, Iapó, Rancharia, Nova Ucrânia e Apucarana. Por motivos ignorados, deixou em 1942 a Igreja Ortodoxa Ucraniana, vindo a falecer logo a seguir.

No ano de 1931, a pedido dos colonos de Gonçalves Júnior, foi enviado ao Brasil, pelo Metropolita Teodorovitch, o Arcipreste Dmytró Sidckyj. Este missionário fundou oficialmente a Paróquia de São Pedro e São Paulo, em Gonçalves Júnior e a Paróquia de São Roque no município de Ivaí. Desde sua chegada até o ano de 1939 atendia as colônias Gonçalves Júnior, Joaquim Távora entre outras. Em 1939 transferiu-se para a colônia Iracema falecendo em 1945.

No período entre 1930 e 1938, sob a administração do Proto-Presbítero Dmytró Sidleckyj, auxiliado pelos padres Nicolau Ziombra, Leôncio Struk e Gregório Onyszenko, foram fundadas 20 Paróquias e missões da Igreja Ortodoxa Ucraniana no Brasil, nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Com o falecimento dos padres Nicolau Ziombra, Leôncio Struk e Dmytró Sidleckyj, e afastamento do Pe. Gregório Onyszczenko, a Igreja Ortodoxa ficou enfraquecida, a ponto de serem todas as paróquias e missões, de 1942 a 1947, atendidas por um único sacerdote, o Pe. Basílio Postolan. Este sacerdote, ordenado em 1941, no Uruguai, pelo Arcebispo Dom Nicolau (Solovei) faleceu em 1986, sendo sepultado em Gonçalves Júnior, onde permanecem seus restos mortais.

Após a II Guerra Mundial, chegam ao Brasil os ucranianos da 3ª fase da imigração e, entre eles, vários sacerdotes como o Arcipreste Pedro Dobrianskyj, Pe. Alexander Butkiw, Pe. Alipij Nesvydiw, Pe. André Lysenko e Pe. Paulo Bahniwskyj, que passaram a atender os ucranianos ortodoxos e a criar novas paróquias.

Em 1951, o segundo administrador foi enviado ao Brasil, pelo Metropolita Ioan Teodorovitch, o Proto-Presbítero Filimón Kulczynsky. Este, juntamente com os sacerdotes recém-chegados, reorganizou a vida das paróquias existentes, além de fundar outras novas paróquias. Teve início neste período, entre outras coisas, a publicação de “Seara Ortodoxa”, jornal que divulgava a fé ortodoxa; a restauração dos os coros das paróquias; e uma preparação mais sistemática dos candidatos vida sacerdotal.

Em 1954, com a visita oficial do Metropolita Ioan ao Brasil, foram ordenados os padres Mychajlo Kudanovytch, Volodymyr Schpak e Petró Mantchenko, sendo, nesta oportunidade, convocado o I Concílio da Igreja Ortodoxa Ucraniana, no qual foi instituída a Administração Geral da Igreja. A partir de então teve início a segunda etapa do desenvolvimento da Igreja no Brasil.

Após a visita do Metropolita Ioan foram ainda ordenados em São Paulo por Dom Ignatios Ferzli, Arcebispo Metropolitano da Igreja Católica Ortodoxa Antioquina na América do Sul, os novos padres Fedir Kowalenko, Nicolau Schtscherbak, Iván Skrypnvk, Wasyl Petruk e Michail Dembickyj.

No final de 1960, porém, teve início um forte movimento de re-emigração dos ucranianos ortodoxos para os Estados Unidos e, com os que deixaram o Brasil, partiram também os padres Olexander Butkiw, Paulo Bahniwskyj, Michailo Kudanovytch, Fedir Kovalenko e Arcipreste Filimón Kulczynsj. Como conseqüência desta perda, a Igreja no Brasil se viu novamente enfraquecida.

Em 1970, foi enviado pelo Metropolita Ioan o Bispo Dom Iov (Skakalskyj), que estabeleceu-se em Curitiba. A sua chegada reanimou as Comunidades Ortodoxas Ucranianas do Brasil. Foi criado neste período o Consistório (Administração Eparquial da Igreja) e ordenados os sacerdotes Volodymyr Hay e Petró Bednarskyj. O primeiro foi nomeado para a paróquia São Valdemiro Magno, em São Caetano do Sul e o segundo, para a Paróquia São Pedro e São Paulo em Gonçalves Júnior. Dom Iov faleceu em 18/02/1974, e seu corpo trasladado para os Estados Unidos onde foi sepultado.

Em 1975, o Pe. Volodymyr Hay foi consagrado bispo pelo Metropolita Mstyslav, sucessor do falecido Metropolita Ioan. No final do mesmo ano, o novo bispo elevou ao diaconato e posteriormente ao sacerdócio o seminarista Nicolás Milus e vindo da Argentina, e recebeu no seio da Igreja Ortodoxa Ucraniana o Pe. Valdemiro Haraczuk. Em 1976, foi realizado o III Concílio da Igreja Ortodoxa Autocefálica Ucraniana na América Latina, na cidade de Encarnación, Paraguai.

Em 1977, faleceu Dom Volodymyr Hay, e após seu falecimento o Metropolita Mstyslav nomeou o Pe. Nicolas Milus como o novo Administrador da Igreja no Brasil e, a partir de 1979 de toda a América Latina. Sob a sua administração, no ano de 1983, foi convocado o Congresso das Paróquias Ortodoxas Ucranianas no Brasil e, na condição agora de não mais contar com um bispo local, renovada a Administração Geral da Igreja.

Em 1985, a Igreja Ortodoxa Ucraniana no Brasil foi visitada por Dom Volodymyr Didovytch, quando foi realizado em Curitiba, o IV Concílio Eparquial. No mesmo ano, Eliseu Férens e Eugênio Berbetz foram enviados ao seminário Santa Sophia, nos Estados Unidos.

Em 1986, Pe. Pedro Blachechen foi recebido na Igreja Ortodoxa Ucraniana e começou a atender as Paróquias São Demétrio e São Miguel Arcanjo, em Curitiba, bem como as Paróquias de Jangada do Sul e Vila Zulmira, município de União da Vitória.

No ano de 1989, realizou-se o V Concílio da Igreja Ortodoxa Ucraniana na América Latina na cidade de Encarnación, Paraguai, no qual foi eleito o novo bispo da Eparquia, Dom Paísiy, consagrado mais tarde por Dom Mstyslav. Neste Concílio foi ainda escolhido e formado o novo Consistório. Nessa ocasião, a Argentina, o Paraguai e o Brasil foram visitados por sua Eminência Dom Mstyslav. Mais tarde, por motivos de enfermidade, Dom Paísiy teve que deixar o Brasil voltando para os Estados Unidos. Nesta época, Eliseu (Jeremias) Ferens já havia sido ordenado sacerdote, naquele mesmo ano.
 
Em 1991 em São Paulo, os seminaristas Eugênio Berbetz e Nicolau Hneda foram ordenados sacerdotes por S. Emncia. Revma. o arcebispo Dom Ignatios Ferzli, Metropolita da Igreja Antioquena no Brasil.

E setembro de 1993, realizou-se em Curitiba o VI Concílio da Igreja Ortodoxa Ucraniana na América Latina sob o Patronato do Metropolita Constantinos, sucessor do metropolita Mstyslav, que havia falecido em junho daquele mesmo ano. Participou também deste Concílio o Arcebispo Dom Antônio e o Bispo Dom Paísiy também dos Estados Unidos. No referido, Concílio foi eleito e consagrado bispo da Eparquia o Pe. Jeremias (Eliseu Ferens) com o nome religioso de (Dom) Jeremias tomando posse da cátedra de Curitiba.

Hoje no Brasil, o clero eparquial sob o omofórion do Arcebispo Jeremias Férens, conta com 6 sacerdotes e 1 diácono em 15 comunidades litúrgicas. Conta com um estudante em teologia por correspondência (E.U.A). A comunidade ucraniana dispõe de 2 cemitérios ortodoxos (Papanduva e Porto União) e um compartilhado por ortodoxos e ucranianos uniatas (Irati). O Hierarca é brasileiro e reside em Curitiba.

cemitério ortodoxo ucraniano

Em 2002, foi inaugurado em Curitiba, junto à Catedral de São Demétrio, o Seminário dos Santos Cirilo & Metódio, oferecendo formação regular a candidatos interessados no idioma local. Atualmente, o mesmo se encontra desativado; o prédio existe, é utilizado como hospedagem para religiosos em passagem por Curitiba, mas não tem reitor ou aulas presenciais, os seminaristas estudam no exterior ou a distância.

Tanto as Irmandades Femininas, que congregam as mulheres ortodoxas como a Liga da Juventude Ortodoxa Ucraniana no Brasil, outrora em rigor nas comunidades litúrgicas, encontram-se desativadas há muito tempo.

A Igreja Ortodoxa Ucraniana no Brasil depende canonicamente do Patriarcado Ecumênico nos E.U.A. Os serviços são em português (maioria) e ucraniano. Seguem o antigo calendário.
Paróquia da Proteção da Mãe de Deus em São Caetano, SP

igreja ortodoxa ucraniana - Pokrov (São Caetano do Sul, SP)

A Paróquia Proteção da Mãe de Deus teve seu início logo após o final da II Guerra Mundial. No ano de 1945, terminada a Guerra, os ucranianos que se encontravam em território alemão organizaram-se em torno dos “Lager” (Tabore). O Lager ucraniano na Alemanha contava com aproximadamente 5 mil membros.

Em 1946, na cidade de Hanover, sede do Lager ucraniano, chega o Padre Gregório Antochin para dar assistência espiritual ao grupo. Nascia neste momento a comunidade da Proteção da Santa Mãe de Deus.

Em um curto espaço de tempo o “Lager” foi desfeito em virtude da imigração dos membros para diversos países como EUA, Austrália, França, Bélgica e Venezuela. Em 1948, o Brasil também abre suas portas para receber os imigrantes do pós-guerra. Cinco navios de Guerra, com capacidade para 800 pessoas cada um, ancoraram em terras brasileiras trazendo não apenas milhares de pessoas, mas uma carga enorme de esperança por um próspero futuro.

Os imigrantes desembarcaram na Ilha de Flores no Rio de Janeiro e foram redistribuídos por vários Estados, tais como RS, PR, SC, SP.

Os imigrantes que possuíam mão de obra especializada permaneceram nas áreas urbanas da cidade de São Paulo. Os não especializados foram enviados para áreas rurais, uma vez que nesta época houve a grande expansão da agricultura cafeeira e a introdução de novos produtos agrícolas, donde a grande necessidade de trabalhadores.

Os paroquianos que vieram para o Brasil redigiram uma carta solicitando a vinda do Padre Gregório Antochin que prestava assistência espiritual no Lager da Alemanha. Uma semana antes de embarcar para o Brasil, sofre um ataque cardíaco e vem a  falecer.

Diante do acontecido a comunidade solicitou a vinda de outro sacerdote e desta vez o pedido foi prontamente atendido. O Padre Gregório Sivatchenko chega no Brasil juntamente com sua família e no ano de 1950. Inicialmente, as celebrações tiveram lugar num salão improvisado no Bairro de Vila Bela, em São Paulo.

O grupo de paroquianos, formado por mais de 150 pessoas, começa a pensar em um lugar próprio para a construção da igreja.

Em 1951, este grupo adquire um terreno na Rua Oriente na cidade de São Caetano. Após a bênção da pedra fundamental, teve início a construção que se estendeu até 1956. Como todos estavam começando uma nova vida em um país estrangeiro é óbvio que as dificuldades financeiras eram muitas e esta é a razão pela demora para o término da construção. Em outubro de 1956 no dia da Padroeira (Pokrova – Proteção da Mãe de Deus) teve início a primeira Divina Liturgia, na nova Igreja.

Tudo transcorria muito bem… no entnato, 1958 ocorre nova leva de imigração de ucranianos que residiam no Brasil para os Estados Unidos. Em 1960, 70% dos imigrantes ucranianos haviam deixado o Brasil, inclusive o pároco da Igreja, Pe. Gregório Sivatchenko, que se desloca também para os EUA.

Novamente, eis a procura de sacerdotes.

Segue o nome dos sacerdotes após a partida do Padre Gregório Sivatchenko:
- Pe. Elias: Padre Sírio da Catedral Ortodoxa Síria. Permaneceu por pouco tempo em virtude da sua idade avançada.
-Pe. Alexandre Iawinski: Vinha da cidade de Osasco. Também permaneceu na comunidade por pouco tempo em virtude de problemas de saúde e idade avançada.
- Bispo Alexandre Pelepenko: Veio da Argentina e celebrava a Sagrada Liturgia todos os Domingos durante 2 anos. Ordenou 2 Padres: Alexander Kostenko e Denis Melnik.
- Padre Denis Melnik: Permaneceu 14 anos como  pároco da comunidade Pokrova. Devido a sua idade avançada foi para o interior morar com a filha.
- Pe. Wassyl Petruk:  Serviu a comunidade por 3 anos.
- Pe. Augustinho Ditkun: Padre da Ordem Basiliana da Igreja ucraíno-católica. Pároco da comunidade Ucraíno-católica no Bairro de Vila Bela - SP e também atendia a Pokrova.
- Pe. Vicente Pupinis: Lituano da Ordem dos Jesuítas. Faleceu em Roma.
- Pe. João Stroisser: Ficou pouco tempo porque tinha uma comunidade no bairro Ipiranga e os horários das celebrações coincidiam.
- Pe. Guri Campos: Exerceu a função de pároco por 25 anos. Ao completar 80 anos de idade aposentou-se e foi para um asilo em Belo Horizonte, MG.
- Pe. Antonio: Vinha de Osasco e como também atendia a comunidade daquela cidade, não pode continuar atendendo as duas igrejas.
- Pe. Marcos Ramos Penteado: Assumiu a paróquia em outubro de 2004 e permaneceu até dezembro de 2005.
- Pe. Daniel Pinheiro: Após a saída de Padre Marcos, o Bispo Dom. Jeremias nomeia Pe. Daniel como responsável pela comunidade, mas o mesmo não tinha condições de fazer celebrações aos domingos porque já atendia a paróquia de Osasco.
- Pe. Venceslau  Francisco Krokosz: Em 2006 foi nomeado pároco pelo Bispo Dom Jeremias e continua até o momento a frente da comunidade.

Vale lembrar que a Comunidade Pokrova sempre esteve sob a jurisdição da Igreja Ortodoxa Ucraniana com sede em Chicago nos EUA.

A partir do momento em que o sacerdote Antonio assume a comunidade, passa, doravante, a fazer parte da Eparquia Sul Americana sob a jurisdição do Bispo Dom Jeremias Férens.

Mais informações sobre alguns templos encontram-se no link: https://eparquia.wordpress.com/diretorio/








Arcebispo Eparca Jeremias Férens
Pe. Gregorio Filakoski
Pe. Pedro Blachechen
Pe. Paulo Guliewicz
Pe. Luis Filidis
Pe. Eduardo Tararuk
Pe. Francisco Venceslau Krokuz
Diácono Jeferson Luis Polak

Catedral otodoxa ucraniana de São Demétrio
Avenida Cândido Hartmann, 1278, Mercês
80710-570 Curitiba

Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - intro
Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - parte 01
Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - parte 02

Comentários