PANORAMA ATUAL DO CRISTIANISMO ORTODOXO CANÔNICO NO BRASIL - PARTE 02


PEREIRA monja Rebeca

Patriarca Ioanis X de Antioquia


Arcebispo Metropolitano Damaskinos de São Paulo e todo Brasil

Bispo-Auxiliar Metropolitano Romanos

Sirios-libaneses
O primeiro templo edificado em território brasileiro, dedicado à Mãe de Deus, se encontra na grande metrópole de São Paulo sob a jurisdição do Patriarcado Antioquino, e data do ano  1904.

Sírios-libaneses inicialmente formaram Associações e Fraternidades com o intuito de manter a unidade entre si e desenvolverem projetos incluindo a construção de templos. Durante este período inicial, se organizavam nos lares para congregarem.

Em 1900, os imigrantes acolhem no Brasil seu primeiro sacerdote. 

No ano de 1909 os imigrantes do Rio de Janeiro começam a coletar fundos para a construção de um templo; Tzar Nicolas II foi um dos grandes benfeitores. Em 1918, este templo é consagrado e dedicado à memoria de São Nicolau de Mira, o Taumaturgo, e em honra do Imperador russo mártir.

Logo em seguida, o Santo Sínodo cria a Arquidiocese do Rio de Janeiro. Em 1969, o renomado Hierarca Jorge Saliba El Haji é consagrado para a cátedra do Rio de Janeiro, onde inicia sua obra missionária dentre a população local. A partir de 1986, ele acolhe clérigos católico-romanos com suas respectivas comunidades sob seu omofórion, estabelecendo assim novas 06 paróquias missionárias na periferia do Rio de Janeiro. Um cemitério é criado para a comunidade sírio-libanesa. Depois do falecimento do Hiercara Jorge, um novo Bispo o substitui, Sua Exca. D. Dimitrios Hosni, mas deve retornar em breve por motivos de saúde. Desde de 2004, o trono do Rio de Janeiro se encontra vacante, dependendo diretamente do Patriarca, sob a administração de um Arquimandrita. Hoje, no Rio de Janeiro, a comunidade sírio-libanesa é majoritariamente constituída por pessoas idosas que se viram muito envolvidas com todos os acontecimentos relacionados a formação da Associação e a construção do templo.

Igreja ortodoxa antioquena de Sao Nicolau

Com a graça de Deus, o Santo Sínodo do Patriarcado Ortodoxo Antioquino designa no final de fevereiro de 2018 o Bispo Theodoro (Ghandour) para assumir a cátedra na cidade do Rio de Janeiro, enquanto Vigário Patriarcal para a Igreja Ortodoxa Antioquina do Rio de Janeiro.
 
D. George, D. Theodoro e D. Dimitrios
A maioria dos imigrantes sírio-libaneses encontra residência no estado de São Paulo, onde desenvolvem sua cultura com certa intensidade. Fato que vai implicar na decisão do Santo Sínodo em tornar a cidade de São Paulo a sede da Arquidiocese do Brasil após a partida do Bispo Dimitrios.

As necessidades dos sírios-libaneses ortodoxos cujo número tende a aumentar nas primeiras décadas do século XX leva a formação de uma Associação para coordenar a construção de um templo majestoso. O nível de vida e o status na sociedade de muitos destes imigrantes, cuja maioria se dedicava ao comércio, servirá de parâmetro e incentivo para a construção de um dos maiores templos ortodoxos no mundo, réplica da Hagia Sophia de Constantinopla num ponto de elevado prestígio na cidade.

Catedral ortodoxa antioquena Santos Apostolos Pedro & Paulo

Com o tempo mais templos foram sendo construídos nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do país, segundo as necessidades dos imigrantes e seus descendentes.

A Arquidiocese antioquena de São Paulo possui hoje aproximadamente 15 templos edificados no Brasil, bem como o maior número de clérigos, cerca de 20. Seu Hierarca, o Arcebispo Metropolitano, reside em São Paulo, junto ao seu Bispo Auxiliar. Tem sua Arquidiocese própria para o território brasileiro.

A partir de 1938, por decisão do Santo Sínodo, as celebrações líturgicas são realizadas na língua do povo local. O árabe é cantado em celebrações festivas e utilizado em muitos Serviços Litúrgicos. A Igreja Antioquina apresenta algumas tendências ocidentais em seu rito e vê-se aberta aos brasileiros interessados em conhecer a Ortodoxia. Segue o Novo Calendário.

1) Igreja de Nossa Senhora em São Paulo

Igreja ortodoxa antioquena dedicada a Deipara

A Igreja de Nossa Senhora, no centro antigo da grande metrópole de São Paulo nos remete à história de uma das maiores imigrações que nosso país já presenciou. O pároco responsável é o Padre Ibrahim Mansour.

Pela generosidade de muitos membros ilustres da comunidade sírio-libanesa, se deu início à construção daquele templo nos primeiros anos de 1900, na rua Itobi (atual Cavalheiro Basílio Jafet) e por isso conhecida como “a Igreja da antiga Rua Itobi”. Dedicada à Anunciação de Nossa Senhora, teve sua consagração em 1902, passando, a partir daí, por várias transformações externas, mas sempre ostentando o título de primeira igreja ortodoxa construída no Brasil.

Hoje, como um marco histórico, continua sua presença e atuação junto da comunidade que a cerca, não só de sírios e libaneses, mas também de brasileiros que por ela passam para fazer suas orações. Já não tem o mesmo esplendor de outrora nem seu antigo vigor paroquial, devido às transformações da região central de São Paulo, mas mantém acesa a chama da fé e da tradição litúrgica ortodoxa no marco mais antigo de nossa grande cidade.

2) Igreja de São Jorge de Curtitiba

Igreja ortodoxa antioquena de São Jorge

Nos primeiros anos da década de 50, a comunidade  ortodoxa antioquina de Curitiba decidiu que era o momento propício para a construção de sua própria Igreja.

Assim, em 17 de fevereiro de 1954 comprou-se um terreno onde foi construída uma casa de madeira onde, com o apoio dos fiéis, o pároco podia celebrar a Divina Liturgia (que até então era realizada nas casas de membros da comunidade), se reunir e cumprir todos os preceitos religiosos e espirituais. Em 1960 foi o templo concluído, mas a consagração oficial foi realizada somente em 1962 pelo Metropolita Dom Ignátios Ferzly.

A semente da construção do templo foi plantada pelo Padre Lázaro Nehme, sucedido posteriormente pelo Padre Antonio Ward, o qual  permaneceu à frente da paróquia de 1965 a 1998; ele empreendeu todos os esforços no sentido de embelezar a igreja, com detalhes arquitetônicos externos e internos nesse maravilhoso templo.

Foram profundos o empenho e dedicação daqueles idealistas, dentre os quais citamos nomes como o de Elias Abdo Bittar, Zake Sabbag, Nassib Abdo Abage, Gabriel Hilú, Abdo Tacla, Elias Tacla, Aléxis Gid, e tantos outros fiéis da comunidade.

A Igreja, que em seu início estava intrinsecamente ligada à comunidade árabe ortodoxa, hoje se abre também a novos membros oriundos de outras etnias, principalmente brasileiros que veem na fé ortodoxa sua ligação de vida com Deus. Hoje em dia além de ser a única Igreja Ortodoxa Antioquina do sul do Brasil, a igreja de São Jorge de Curitiba é considerada uma das mais belas construções arquitetônicas do Estado do Paraná. O Pároco responsável atualmente é o Padre Samaan Nasry.

3) Igreja de São Nicolau de Goiânia


Sacerdote Rafael Magul, paroco da igreja ortodoxa antioquena em Goiania

A paróquia de São Nicolau está localizada na região Centro-Oeste do Brasil, a 200 km de Brasília - DF, na cidade de Goiânia, Estado de Goiás. O Pároco responsável atualmente é o Padre Rafael Javier Magul.

A consagração da igreja se deu em 17 de junho de 1956, com  cerimônia presidida por  Sua  Eminência  Reverendíssima, Dom Epifânios Zaed, Arcebispo de Akkar, no Líbano, concelebrando o Padre Nicolau Jaugadar, o qual foi nomeado o primeiro pároco desta comunidade, destacando-se a presença de membros da comunidade árabe (sírios, libaneses e palestinos), e de gregos, russos e alguns brasileiros que apoiaram a construção do nosso santo templo.

Desde o início, a comunidade, por meio da Sociedade Beneficente Ortodoxa de Goiás, teve uma presença viva na cidade, com a criação da Escola São Nicolau, sem descuidar de seu objetivo principal que é responder às necessidades espirituais de seus fiéis.

Em 19 de maio de 2013, foram abençoados pelo Arcebispo Dom Damaskinos seus 13 novos vitrais representativos das principais festividades litúrgicas no rito bizantino, com a restauração dos ícones do iconostácio.

4) Paróquia São Jorge de Brasília

Igreja ortodoxa antioquena de Sao Jorge

A comunidade da Igreja Ortodoxa em Brasília teve início com a chegada dos primeiros imigrantes cristãos ortodoxos, em sua maioria sírios e libaneses, ao Núcleo Bandeirante nos idos de 1956-57.

Assim, esta nova coletividade, sempre que possível, deu continuidade à prática de sua religião e deveres religiosos em Anápolis e Goiânia, onde já existiam templos da Igreja Ortodoxa Antioquina.

Nossa Igreja em Brasília foi idealizada pelo Patriarca Ignátios IV de Antióquia e de todo Oriente, o qual, durante sua visita a Brasília em outubro de 1984, fez a solicitação da construção de um templo que pudesse trazer à capital a representação da Igreja Antioquina.

O projeto da Igreja foi elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O inicio das obras se deu em 08 de Junho de 1993, depois da visita a Brasília de sua Eminência Dom Damaskinos (Mansour), Arcebispo Metropolitano de São Paulo e todo o Brasil, o qual deu sua anuência, abençoou e acompanhou o projeto pacientemente até sua conclusão. A primeira Liturgia na nova igreja foi celebrada pelo próprio Dom Damaskinos, em 11 de fevereiro de 1994.

A igreja foi construída com as generosas doações dos fiéis de Brasília e de muitos filhos de outras partes da Arquidiocese de São Paulo, e está situada em um local nobre da capital federal, o Lago Sul, localização privilegiada e marcante, o que a torna um símbolo vivo da comunidade ortodoxa em Brasília. O Pároco responsável atualmente é o Padre José Valério Lopes dos Santos.

5) Paróquia São Jorge de Santos



Igreja ortodoxa antioquena de Sao Jorge

A Paróquia Ortodoxa de São Jorge em Santos, à Avenida Ana Costa nº 323, foi erigida em 1958 por famílias ortodoxas sírias e libanesas.

O lançamento da pedra fundamental se deu em 26 de outubro de 1952, com uma Liturgia presidida por representantes do Patriarcado Antioquino, estando presentes muitos membros da coletividade sírio-libanesa do Estado de São Paulo.

Em 1958, Dom Ignátios Ferzli (Patriarca de então) consagrou o templo, cuja construção se fez possível graças ao apoio econômico de fiéis da comunidade de São Paulo, os quais também beneficiaram o embelezamento do templo.

O patrimônio, além do templo já muito conhecido na região litorânea, inclui também amplo salão de eventos e casa paroquial.

Atualmente acolhe cristãos ortodoxos árabes, gregos e eslavos com seus descendentes bem como os brasileiros que se aproximam. O pároco responsável é o sacerdote Daniel de Oliveira Pinheiro.

6) Paróquia São Jorge de Anápolis


Igreja ortodoxa antioquena de Sao Jorge

A Igreja Ortodoxa São Jorge de Anápolis foi edificada no ano de 1958 por imigrantes cristãos ortodoxos sírios e libaneses, que vieram para o Centro-Oeste brasileiro após ambas as guerras mundiais.

Trouxeram consigo a herança espiritual de sua terra natal.

A maioria trabalhou no comércio e obteve  muito êxito, e graças às suas doações esta Igreja foi erguida, afirmando, assim, sua identidade espiritual.

O 1º pároco foi o Padre José Homsi, que chega em 1958.

Em 1971 a comunidade construiu um sobrado com salão e dois apartamentos ao lado da igreja.

O templo se caracteriza por seu maravilhoso iconostácio trabalhado em madeira de mogno, obra artesanal do habilidoso artesão Constantino Fitanides. O iconostácio dá um elevado sentido espiritual e estético às igrejas ortodoxas.

Esta igreja foi abençoada com a visita do Patriarca Elias IV em 1978, e pelo Patriarca Ignátios IV em 1984.

O atual pároco é o Padre Firas Bistati, que sucedeu o padre José Homsi em 1991.
 
Esta igreja é mantida pela Sociedade Cristã Ortodoxa Beneficente de Anápolis, e está aberta para atender às necessidades espirituais dos filhos e descendentes da comunidade sírio-libanesa, bem como de todos os brasileiros que procuram conhecer a fonte do Cristianismo.

7) Paróquia São João Batista de Ipameri




Igreja ortodoxa antioquena de Sao Joao Batista

A igreja de São João Batista está localizada em Ipameri, município do sudeste do Estado de Goiás, a 200 km da capital (Goiânia).

Foi construída em 1962 por imigrantes árabes, membros da chamada  “colônia síria” de   Ipameri.   Depois   de   quase   duas décadas, devido à mudança de grande parte de seus paroquianos para outras cidades e Estados, e com a carência de sacerdotes, esta igreja acabou por ter suas portas fechadas, situação que perdurou por trinta anos, tendo o prédio chegado ao estado de ruínas.

Em 2012, foi restaurada e reconsagrada, graças aos esforços de membros da comunidade e seus descendentes, com o suporte da Paróquia São Nicolau de Goiânia, tendo à frente seu pároco, Pe. Rafael Magul, e com a bênção e apoio do Arcebispo Metropolitano, Dom Damaskinos (Mansour) e do conselho da cidade de São Paulo.

Atualmente, a Igreja Ortodoxa São João Batista tem atividades regulares, com suas portas abertas a toda a comunidade, acrescentando valores espirituais, morais e culturais à sociedade de Ipameri.

8) Paróquia São Jorge de São José do Rio Preto


Igreja ortodoxa antioquena de Sao Jorge

Esta igreja foi erigida pela comunidade árabe (sírios e libaneses). O lançamento da pedra fundamental  se deu no ano de 1936 pelos esforços do zeloso fiel  Moisés Hadad (descendente de Kafarkouk do Líbano), sendo sagrada por ocaião de uma Liturgia presidida pelos representantes do Patriarca de Antioquia, Dom Nefon Saba e Dom Ignátios Hraykeh, estando presente o governador do estado de São Paulo Dr. Ademar de Barros. Atualmente, o pároco responsável é o Padre Nicolau Ferzoli.

9) Paróquia de São Jorge de Belo Horizonte

Igreja ortodoxa antioquena de Sao Jorge

Construída no ano de 1928 e dedicada ao Megalomártir Jorge, pelos esforços de imigrantes ortodoxos, sírios e libaneses, em especial o zeloso Michael Al Abras (descendente de Zahle do Líbano), no tempo de Dom Michael Shihadeh.

Graças á iniciativa do Prefeitura Municipal, a igreja foi tombada, tornando-se um monumento cultural, religioso e turístico, sendo, assim, parte do patrimônio histórico local.

Atualmente, não existem celebrações frequentes. Depende de sacerdotes enviados pela Catedral Metropolitana em São Paulo.

10) Paróquia do Santo Profeta Elias em Guaxupé

Igreja ortodoxa antioquena do Santo Profeta Elias

Erguida pelos esforços de Sacerdote José Elias no ano de 1914, por imigrantes ortodoxos, sírios e libaneses.

Em 1989, foi restaurada e reconsagrada, graças aos esforços e apoio do Arcebispo Metropolitano Damaskinos Mansour e do conselho da cidade de São Paulo.

Atualmente, não existem celebrações frequentes. Depende de sacerdotes enviados pela Catedral Metropolitana em São Paulo.



D. Romanos, D. Theodoro e Sacerdote Alexandre Guerra

D. Romanos, D. Damaskinos, Hieromonge Pedro e monja Rebeca


Arcebispo Metropolitano de São Paulo e Todo Brasil D. Damaskinos (Mansour)
Bispo-Auxiliar Metropolitano D. Romanos (Daoud)

Arquimandrita Dimitrios (Attarian)
Arquimandrita Aloísio (Guerra)
Padre Gregório Teodoro
Padre Ibrahim Soliman
Padre Henrique Marsiglia
Padre Ibrahim Mansour
Padre Samaan Nasry
Padre Rafael Javier Magul
Padre José Valério Lopes
Padre Firas Bistati
Padre Daniel de Oliveira Pinheiro
Padre Nicolau Ferzoli
Padre Alexandre Guerra

Catedral Metropolitana Santos Apóstolos Pedro & Paulo
Rua Vergueiro, 1515
Paraíso 04101-000 - São Paulo / SP
Tel.: (11) 5579-3835 /5549-8146/ 5571-6035
Fax: (11) 5572-6609
catedralortodoxa@uol.com.br

Vicariato do Rio de Janeiro
Bispo-Vigário Theodoro (Ghandour)
Arquimandrita Ignatios (Al Sayegh)
Padre Estevão de Oliveira
Padre Marcelo
Padre Tomé

Catedral de São Nicolau
Av. Gomes Freire, 569
20231-014 – Centro / RJ
tel & Fax: (21) 2508-9999 / 2509-3894
secretariasortodoxa@gmail.com
FB: Igreja Ortodoxa Antioquia de São Nicolau


Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - intro
Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - parte 01

Comentários

  1. Boa noite, Irmã Rebeca.
    Eu me chamo Murilo, sou subdiácono da Igreja Antioquina do Rio de Janeiro. Acompanho seu apostolado on-line há muito tempo, e a parabenizo pelo trabalho.
    Ficaram algumas dúvidas:
    "A partir de 1986, ele acolhe clérigos católico-romanos com suas respectivas comunidades sob seu omofórion, estabelecendo assim novas 06 paróquias missionárias na periferia do Rio de Janeiro." - Eu sou oriundo de uma dessas comunidades de convertidos do catolicismo romano. A senhora pretende fazer um artigo sobre essas comunidades?

    "A maioria dos imigrantes sírio-libaneses encontra residência no estado de São Paulo, onde desenvolvem sua cultura com certa intensidade. Fato que vai implicar na decisão do Santo Sínodo em tornar a cidade de São Paulo a sede da Arquidiocese do Brasil após a partida do Bispo Dimitrios." - Essa informação está correta? Parece-me que a sede da Arquidiocese sempre foi em São Paulo, desde as primeiras décadas do século XX, e o Rio de Janeiro apenas um Vicariato Patriarcal. Poderia esclarecer?
    Desde já agradeço a resposta.
    Em Cristo
    Murilo Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Cristo, Murilo! Obrigada pelas palavras...
      1) Gostaria muito de poder ter mais informacoes sobre as comunidades... essas sao as que consegui ate agora. Nao resido no Brasil e isso impede o face-a-face da pesquisa. Se puder e quiser ajudar me procure no email.

      2) A principio a catedra do Bispo antioquino no Brasil se encontrava no Rio de Janeiro. O Vicariato Patriarcal 'nasce' apos o repouso do Hierarca Jorge e a partida do Brasil de seu substituto D. Dimitrios. O proximo Hierarca enviado, D. Damaskinos, ja se estabelece em SP. Esta questao eh um tanto dolorosa... talvez possa conversar com fieis mais antigos no RJ... com certeza, sabem melhor do que eu.
      Grata. Em Cristo.

      Excluir

Postar um comentário