Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - parte 01


PEREIRA monja Rebeca

Patriarca Ecumênico Bartolomeos em visita a Amazônia
acompanhado pelo Arcebispo Tarasios

Gregos
A Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul foi erigida em 1996, resultando do desmembramento da Arquidiocese Ortodoxa Grega das Américas (do Norte e do Sul), com sede em Nova Iorque (EUA). Desde 1952, quando foi criada como Diocese, sua sede está em Buenos Aires, na Argentina. Seu território eclesiástico compreende os países da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Uruguai.






Não se têm dados precisos sobre a data em que foi estabelecida a primeira Igreja Ortodoxa Grega na Argentina. Sabe-se, no entanto, que os imigrantes gregos da localidade de Berisso (Província de Buenos Aires) contavam, desde 1905, com a assistência religiosa de um sacerdote vindo da Grécia. 

Em 1907 um sacerdote grego fundou uma capela na região de Galeria Pacifico, em Buenos Aires. Mais tarde, outras duas capelas foram criadas, nos bairros de Palermo e Vila Crespo, até que, em 1926, foi construída a Catedral da Dormição da Deípara, dedicada à Virgem Maria, localizada na Rua Julian Alvarez, 1036, no Bairro de Villa Crespo.

A Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul está sob a jurisdição espiritual do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla. É importante destacar que sua extensão territorial é notavelmente grande, indo de Quito, no Equador, à Terra do Fogo, na Argentina; de Santiago do Chile até o Rio de Janeiro, no Brasil.

D. Gennadios Chrysoulakis de bem-aventurada memoria

No Brasil, existem igrejas ortodoxas gregas em São Paulo – na Capital -, Capão Redondo e Cambucí; em Brasília, no Distrito Federal; Em Florianópolis e São José – Santa Catarina; em Curitiba, no Paraná; em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; na Capital do Rio de Janeiro; Em Vitória, no Espírito Santo e na cidade de Goiânia em Goiás.
 
Igreja ortodoxa grega da Anunciação em Brasilia

Igreja ortodoxa grega da Dormição em Cambuci

Os primeiros imigrantes ortodoxos que se instalam no Brasil são os gregos. Começam a organizar sua vida litúrgica no sul do país, no Estado de Santa Catarina.  Em 1924, formam uma sociedade com que traz o nome de Fraternidade Grega Ortodoxa de São Constantino com o intuito de manter a unidade cultural da colônia grega em Florianópolis. Tardiamente, aproximadamente em 1939, erguem um templo em honra de São Nicolau. Somente em 1963, o templo será consagrado pelo Bispo Timotheos, residente em Buenos Aires. Há poucos anos, com a benção do Arcebispo Metropolitano atual, Sua Emncia. o Sr. Dom Tarásios, algumas relíquias da Grande-Mártir de Alexandria são acolhidas na paróquia.
 
Igreja ortodoxa grega de São Nicolau em Florianopolis

Reliquia da Grande-Martir Catarina de Alexandria

A imigração mais intensa de gregos se dá após a II GM (entre 1950-1960). Uma grande maioria se instala no Rio de Janeiro, onde de início frequentam os Serviços Litúrgicos na Paróquia Antioquina à Rua Gomes Freire, no Centro (dedicada a São Nicolau). No início dos anos 60 decidem comprar um terreno em Higienópolis, local onde se encontrava uma concentração razoável de gregos. O local de congregação se reserva ao andar superior de um prédio que acolhe a Sociedade Helênica “Acrópolis”, tomando forma de uma bela capela dedicada ao Santo Apóstolo André o Primeiro-Chamado. O prédio fica pronto em 1971, no entanto, sem sacerdotes, ainda. A Igreja Antioquina envia, neste período, um padre uma vez por mês para assegurar a Sagrada Liturgia. Em 1979, um sacerdote antioquino, Jorge, é transferido dos E.U.A para o Brasil. Todavia, permanece poucos anos. O Salmista de então, Dimitrios Nikolaidis, originário da Turquia, é convidado a conduzir o rebanho. Em 1984, ele é ordenado por parte do Arcebispo de então, D. Gennadios (Chrysoulakis).

Padre Dimitrios fica a encargo também das comunidades gregas em Vitória e em Belo Horizonte. Com tempo, brasileiros passam a se aproximar das comunidades.

Sociedade Helênica "Acropolis"


Rev. Arcipreste Dimitrios Nikolaidis, de memoria eterna

No ano de 2012, o Arcebispo Metropolitano D. Tarásios impõe as mãos no sacerdote Henrique (Cairus), designando aos cuidados da comunidade do Santo Apóstolo André no Rio de Janeiro. Com o repouso do memorável Arcipreste Dimitrios, Padre Henrique assume o cargo de pároco. Os Serviços Litúrgicos, na sua maioria, são em grego-litúrgico. Padre Henrique Cairus, também professor de grego na U.F.R.J, justamente acentua que o de mais importante nesta comunidade é o fato de ser guardiã do tesouro litúrgico legado, o que justifica o grego litúrgico com sua musicalidade própria (canto bizantino), na medida do possível.

Ordenação sacerdotal (Presbitero Henrique Cairus) - 2012

Aos poucos e num processo lento e delicado, a Arquidiocese Grega do Patriarcado Ecumênico vem realizando um trabalho de aproximação junto a núcleos litúrgicos desativados da igreja ortodoxa antioquina no Rio de Janeiro. Um fruto deste esforço é a Missão dos Santos Apóstolos Pedro & Paulo, na Zona Norte do Rio de Janeiro, no bairro da Pavuna. Em dezembro de 2017, mais um sacerdote é ordenado pelo Arcebispo Metropolitano D. Tarásios para servir a comunidade referida – o Presbítero Paulo Oliveira Lima.

Pe. Paulo Jose
Imigrantes gregos chegam ao sul do Brasil a partir do início dos anos 50 até a década de 70, estabelecendo comunidades, principalmente, em Curitiba, Paraná, Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Por não terem um local de celebração na região, congregavam junto aos antioquinos ou ucranianos.

A aquisição de um terreno em Curitiba para um futuro templo acontece em 1969. Em 1973, a igreja é consagrada à memoria de São Savas o Santificado, sob os cuidados do Arcipreste Payanotis Meintanis com seu rebanho. Padre Payanotis assegura as celebrações litúrgicas nas comunidades de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e em Florianópolis (até a chegada do sacerdote Constantino, 1966-1973).

Igreja ortodoxa grega São Savas o Santificado em Curitiba

Em Porto Alegre, os imigrantes gregos frequentavam, de início, os templos russos e ucranianos para receberem os Santos Sacramentos. Na década de 60, já começam a se mobilizar para adquirir um terreno; em 1971 a igreja se vê concluída e consagrada em honra dos Santos Apóstolos. Mais uma vez, com a ajuda do Arcipreste Payanotis Meintanis. Durante um espaço de tempo, Padre Payanotis é substituído pelo Padre Constantino, retornando novamente ao serviço desta comunidade após seu repouso. Os Serviços Litúrgicos são majoritariamente em grego litúrgico com algumas partes em português.

A Igreja de São João o Teólogo localizada na cidade de São José, em Florianópolis (Santa Catarina) tem suas origens numa singela comunidade católica tradicional no início da década de 90. No ano de 2000, o Arquimandrita Nectários (Selalmazides), então vigário do Brasil e da Catedral grega de São Pedro em SP, celebra ai a primeira Liturgia no rito bizantino. A partir do ano de 2003 visitas frequentes do Hierarca Jeremias Férens (Igreja Ucraniana) bem como eventos importantes, que marcam a história da Ortodoxia no Brasil tomam parte na igreja de São João Teólogo (Visita do Arcebispo Antônio dos E.U.A da Igreja Ucraniana, Congresso da Juventude Ortodoxa Ucraniana, Retiro do Clero, Visita de grupo de missionários da OCMC) bem como a tonsura monástica dos primeiros quarto monges (André, Pavlos, Demétrio e Miguel) e a instituição canônica da Comunidade Monástica em São José. Em 2008, a comunidade recebe a primeira visita pastoral de seu Arquipastor, S. Emncia. Revma. Sr. Dom Tarásios, que oficia a Benção das Águas, abençoa os fiéis presentes, descerra uma placa de identificação da Igreja e conversa com a comunidade e participa, em seguida, dos ágapes festivos. A igreja Ortodoxa Grega São João, o Teólogo é constituída, em sua maioria, por brasileiros, convertidos à fé ortodoxa. Por ser uma comunidade nova, o número fe famílias que dela participam regularmente é ainda pequeno. Todos os Serviços Litúrgicos são celebrados em português. No canto, a principal influência é o tipo bizantino. Vale ressaltar que esta comunidade é responsável pelo estimável Portal https://www.ecclesia.com.br, selando assim sua missão evangelizadora.

Membros da comunidade catolica-tradicional com o Hierarca grego Gennadios e clerigos ortodoxos

Arcebispo Jeremias (Ferens) com os Hieromonges Pavlos e Andre


Comunidade ortodoxa São João o Teologo em Florianopolis

Em Lins, São Paulo, templo ortodoxo dedicado à Mãe de Deus marca uma história interessante. Sr. Stefanos E. Vassiliadis, fundador da igreja em Lins, faz uma promessa à sua mãe de construir um templo similar àquele de São Tsambika, para que ela pudesse  desfrutar no Brasil de uma mesma igreja como em sua cidade natal na ilha de Rhodes. Ele tem um sonho com a Deípara que o desafia a cumprir a promessa à sua mãe. Sr. Stefanos narra o sonho à sua mãe, afirmando cumprir a promessa assim que tivesse bom rendimento com sua plantação de arroz. Neste mesmo ano, a região sofre fortes quedas de chuva. Os cultivadores da area têm danos graves, com exceção do Sr. Stefanos, que alcança ótima produção de arroz. No ano seguinte, ele conclui a construção da igreja. Traz também iconógrafos da Argentina para escrever os ícones. Atualmente, a igreja de Lins é um monumento histórico da cidade, no entanto, permanece fechada, sem celebrações.

Hoje, a Arquidiocese Grega do Patriarcado Ecumênico no Brasil possui aproximadamente 10 locais de celebração e 9 clérigos. Atualmente, conta com um seminarista nos E.U.A e outro em Atenas. O Arcebispo Metropolitano e Exarca da América do Sul, Dom Tarásios (Antonopoulos) de Buenos Aires juntamente com seu Bispo-Auxiliar Dom Josif (Bosch) de Pátara residem em Buenos Aires, na sede da Eparquia.

Hierarcas, clerigos e fieis ortodoxos  da Arquidiocese Grega no Brasil

Arquidiocese Ortodoxa de Buenos Aires e Exarcado da América do Sul
Lerma 260, (C1414AZF) Buenos Aires, Argentina
Telefone: (+5411) 4508-5402 / 3
Fax: (5411) 4508-5404
E-mail: secretaria@ortodoxia.org

Arcebispo Metropolitano D. Tarásios (Antonopoulos)
Bispo-Auxiliar D. Iosif (Bosch)
Arquimandrita Agathaggelos Karkagelis
Arcipreste Emanuel Sofoulis
Arcipreste Basílio Santos de Lima
Arcipreste Payanotis Meintanis
Presbítero Lucas Chypriades
Presbítero Demétrio Papadimitriou
Hieromonge André (Sperandio)
Hieromonge Pavlos (Tamanini)
Presbítero Henrique Cairus
Presbítero Paulo Oliveira Lima

Comentários

Postar um comentário