SANTOS APÓSTOLOS PEDRO & PAULO

 Abba JUSTIN (Popovitch)
tradução de monja Rebeca (Pereira)


Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Hoje celebramos e glorificamos os dois pobres mais ricos. Eles não tinham bolsa nem cajado neste mundo, deixaram tudo por amor ao Senhor Cristo. Mas riquezas, que riquezas eles compartilham com todas as pessoas de todos os tempos! Mendigos e pobres, eles enriquecem o mundo com riquezas imperecíveis. Eis que, em vez da morte, eles dão aos homens a imortalidade; em vez da vida passageira, enriquecem o mundo com a vida eterna; em vez de reinos terrestres transitórios, enriquecem o mundo com o Reino eterno e celestial de Deus. Eles, meros pobres... Deixamos tudo, diz o apóstolo Pedro ao Senhor Jesus Cristo, e te seguimos. O que será de nós? O que ganharemos? Por que deixamos tudo o que tínhamos, tanto o meu quanto o teu? O que nos ofereces con´Tigo mesmo?... no novo mundo e na vida eterna... – responde o Salvador.

E, de fato, eles foram enriquecidos pelo Senhor Cristo, O receberam como o Deus Verdadeiro, creram n´Ele e O seguiram. E segui-Lo é enriquecer-se com riquezas imperecíveis. Ele dá a Verdade Eterna, e em todos os quadrantes da terra vê mentiras, verdades mesquinhas. Elas dão e dão ao mundo a eterna Verdade Divina. Ao nosso redor, em nós, em cada pessoa, em toda a raça humana, desolação e morte, não uma, mas milhares e milhares. E eles, os vencedores da morte, dão a Vida Eterna, dão a Imortalidade. 

A sombra do Santo Apóstolo Pedro cura de todas as doenças. Quem então o enriqueceu? Quem? Os lenços e panos do Santo Apóstolo Paulo curam de todas as doenças. Quem é mais rico do que este discípulo riquíssimo de Cristo? Eles ressuscitam os mortos com a palavra de Cristo, curam de todas as doenças. O que é isso? De onde as pessoas tiram isso? Que tipo de riqueza é essa? Vejam, essas duas pessoas comuns, o que são elas? De onde tiram esse poder? De onde tirou a força o assustado Pedro, que tinha medo da serva e negou o Senhor Jesus Cristo três vezes? E que Pedro, sem medo, percorre o mundo pregando o Senhor que venceu a morte e, após a Sua ressurreição, passou quarenta dias com os Seus discípulos na fé: que Ele verdadeiramente ressuscitou, que a morte foi verdadeiramente destruída, e lhes enviou o Espírito Santo no quinquagésimo dia, enviou-lhes o Poder Celestial, não um, mas todos os Poderes Celestiais, e eles, cheios do Espírito Santo, carregam o Senhor Ressuscitado por este mundo como um tesouro imperecível.

Desvenda a alma do Apóstolo Paulo, o que encontrarás nela: o Senhor Ressuscitado, a fé n´Ele, a vida segundo Ele. Desvenda a alma e o coração do Apóstolo Pedro – novamente o mesmo, o mesmo. “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” – declara o Apóstolo Paulo. Vocês estão procurando a alma de Paulo em Paulo, ela não está lá, Cristo a substituiu, mudou sua consciência, mente, coração nele, eles não estão lá, o Senhor Cristo está nele. Tal é o poder, infelizmente, do antigo perseguidor do Senhor Cristo e de Sua Igreja! Se o Senhor não tivesse ressuscitado dos mortos, quem teria ofuscado Saulo, o jovem mais culto, o grande zelota do espírito fariseu, quem o teria impedido de continuar a perseguir, matar e destruir os cristãos? Quem, senão o Senhor Ressuscitado que lhe apareceu no caminho de Damasco, e ele, vendo-O Ressuscitado e vivo, deixou tudo e O seguiu!

Saulo, Saulo, a quem persegues? – Quem és Tu, Senhor? – Jesus. A partir de então, o arrependido Saulo torna-se um apóstolo, um apóstolo destemido do Senhor Cristo. A partir de então, todo este mundo tornou-se nada para ele, e ele escreve aos cristãos: Considero tudo isso como lixo e imundície, uma imundície diante do Senhor Cristo Ressuscitado. Quando conheci o Senhor Cristo, Ele o Deus Verdadeiro, este mundo é uma imundície, todo este mundo, tudo nele. Se eu transformasse todos esses planetas, todas essas estrelas em ouro, seriam tudo lixo e lama comparados ao Senhor Cristo. Eu só desejo, diz o apóstolo Paulo, ganhar a Cristo, ser encontrado nEle, alcançar a Sua ressurreição, alcançar a ressurreição dos mortos. Eis aqui o objetivo final, o objetivo final da vida de Paulo: Vida Eterna, ressurreição dos mortos, vitória sobre a morte. Eis a riqueza que Paulo tem à sua disposição, que recebeu do Senhor Jesus Ressuscitado. O que pode apagá-la? Neros, que Neros!... Imperadores, perseguidores, oh, todos estes são triplos... Nero no trono imperial — triplo em direção ao Senhor Cristo. Esse Evangelho é levado pelo Apóstolo Paulo e levado por todo o mundo. Milagres contínuos...

Milagres, tanto físicos quanto espirituais, vêm acontecendo nestes dois grandes Santos Apóstolos há dois mil anos. Assim como começaram, não cessaram, e não cessam até hoje. Quantas almas ressuscitaram dos mortos? Quantas almas ressuscitaram da morte espiritual? Quantos enganos (desapareceram) neste mundo, quantas mentiras, quantos falsos deuses? De tudo isso, estes dois gloriosos Apóstolos e seus Santos Companheiros nos salvam. Neste mundo, eles foram de mãos vazias, não tinham nada. Quando o Apóstolo Pedro cura um coxo de nascença em frente ao Templo de Jerusalém, ele diz: Não tenho prata nem ouro. O que tenho, isso te dou: “Em Nome de Jesus Cristo de Nazaré, levanta-te e anda!” O coxo levantou-se. Quantas almas coxos os Santos Apóstolos Pedro e Paulo curaram e continuam curando? Oh, coxo é a alma de um homem que não crê no Deus Verdadeiro, o Senhor Cristo; coxo é a alma de um homem que crê em deuses falsos e inventados. E quem quer que encontre o apóstolo Pedro ou Paulo e crê em seus ensinamentos e em seu poder divino, eis que sua alma é curada de sua claudicação.

Este mundo, nos dias dos Santos Apóstolos, estava inundado de enganos, mentiras, devastado pela morte, pelo erro e por incontáveis mentiras. E os Santos Apóstolos percorrem o mundo, pregam a Verdade Eterna, pregam o Senhor Cristo e concedem ao mundo poderes divinos; e de suas almas, de seus corpos, poderes divinos jorram continuamente. O que está escrito no Santo Evangelho sobre o Senhor Cristo: “E dele saiu poder e curou a todos”. Todos os doentes… Assim, esse mesmo poder que o Senhor deu aos Seus Santos Apóstolos, esse mesmo poder jorra deles, de seus seres, e cura de todas as doenças corporais e espirituais.

O que podeis fazer ao povo dos Apóstolos? Do que eles não têm medo, quando não têm medo da morte; quando não têm medo do diabo; quando não têm medo dos perseguidores deste mundo? Eis que toda perseguição que suportam por causa do Senhor Cristo consideram-na como alegria. Quando lançaram os Santos Apóstolos na prisão e os espancaram — diz o Evangelho —, alegraram-se por terem sido considerados dignos de receber a ignomínia por causa do Senhor Cristo. Eles se alegraram! São pessoas novas, pessoas verdadeiramente extraordinárias: alegram-se com o sofrimento, alegram-se com a morte que suportam pelo Senhor Cristo, alegram-se com o sofrimento e o tormento. O apóstolo Paulo não se vangloria de ter sido levado ao terceiro céu, mas se vangloria de quantas surras recebeu por Cristo, quantas vezes foi apedrejado, quantas vezes foi lançado ao mar. Naufragou duas vezes, foi espancado, foi escarnecido. Ele diz: Eu estava em perigo em todos os lugares e em todos os lugares, de falsos irmãos, de amigos, de inimigos, de parentes, de companheiros de tribo, em perigo em todos os lugares.

O mundo não quer Cristo, então os demônios não querem Cristo, então os demônios lutam contra Cristo por meio das pessoas, eles lutam, e o apóstolo Paulo ataca todos os demônios. Ele não os teme e nem mesmo liderados por seu comandante supremo, Satanás. Ele derrota a todos, e aqueles que, como percevejos indefesos, fogem — de quê? Que força, que poder! De onde Saulo tirou isso? Somente do Senhor Ressuscitado! Eles receberam o que nenhum dos sábios do mundo, dos reis deste mundo, dos poderosos e nobres jamais recebeu. Eis que eles vivem na terra e reinam no céu. A quem perdoarem os pecados, serão perdoados; e a quem retiverem os pecados, serão retidos. Tudo o que ligardes na terra será ligado no céu. Tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. O Senhor não deu tal autoridade, nem mesmo aos anjos. Nem mesmo os Anjos têm tanto poder quanto os Santos Apóstolos e sacerdotes de Cristo: absolver e perdoar pecados, libertar da morte, do diabo, abrir as portas celestiais do paraíso e conduzir pessoas da terra para o paraíso.

Eis que os Santos Apóstolos de hoje, ambos, encheram o mundo celestial de almas renascidas, almas transformadas pela fé no Senhor Cristo e pelo Seu Santo Evangelho. Sim, todas as riquezas que são continuamente derramadas por vós, Santos Apóstolos, neste mundo são eternas. E hoje, de fato, celebramos o maior e mais grandioso milagre da história da raça humana.

Estes dois apóstolos, com as próprias mãos, derrotaram tudo! O maior milagre aconteceu. Eu os envio como ovelhas para o meio de lobos, diz o Salvador aos Seus apóstolos. E um verdadeiro milagre aconteceu: as ovelhas derrotaram todos os lobos. Este mundo estava cheio de lobos, cheio de falsos ensinamentos, cheio de falsos deuses, e eles entraram naquele campo de batalha não armados com espadas ou canhões modernos, mas com fé no Senhor Cristo, com o Seu evangelho, com os Seus poderes divinos, eles conquistaram tudo. O Senhor lhes deu todos os poderes divinos necessários para vencer todo pecado neste mundo, todo demônio, toda morte, todo deus falso. Esses poderes divinos e onipotentes deles permaneceram, e na Igreja de Cristo eles realizam esses milagres sem fim. Eles superam todas as mentiras que existem dentro de nós, todos os nossos enganos e fraudes. Só uma coisa é necessária: que os imitemos.

Imite-me, como eu imito a Cristo, diz o apóstolo Paulo. Você diz como homem: é difícil imitar a Cristo. Cristo é Deus, e eu sou homem. Como posso guardar os Seus mandamentos? Não olhe para Cristo, olhe para mim, Paulo. Eu sou homem, assim como você, e também guardarei os mandamentos de Cristo. Siga-me, imite-me. Quando você estiver cheio do Evangelho de Cristo, o que sentirá? Você sentirá as riquezas do Céu se derramando em sua alma, como a Verdade eterna se torna sua, como o Amor divino eterno se torna seu, e um dia você se sentirá completamente preenchido pela Vida Eterna, e todas as mortes fugirão de você, assim como todos os pecados e todos os demônios. Foi isso que o Senhor trouxe a este mundo.
A testemunha, a primeira testemunha – Paulo. O mesmo tipo de testemunha – Pedro. Pessoas como nós, de carne como nós, do pó da terra como nós, do lodo da terra como nós. E eis que poderes! Que poderosos, que imortais, que sábios! Tudo isso eles se tornam pela fé no Senhor Cristo Ressuscitado, o Senhor Ressuscitado, que continuamente enche a Sua Igreja com os Seus poderes divinos. Quando seguimos o Senhor com fé, superamos tudo o que é chamado pecado, tudo o que é chamado morte, tudo o que é chamado inferno, tudo o que é chamado mal.

E hoje glorificamos o Senhor Cristo – o Único Deus Verdadeiro, que, como o Único Deus Verdadeiro, torna o homem verdadeiramente humano. Ele, o homem, não pode ser um verdadeiro homem – um homem sem o Senhor Cristo. Ele não é um homem, se o pecado e a morte reinam nele. Isto é uma monstruosidade do homem. Pois o homem foi criado para a vida imortal e eterna. E somente com o Senhor Cristo, com a fé n´Ele, com o cumprimento dos Seus mandamentos, expulsamos de nós tudo o que é mortal, tudo o que é pecaminoso, tudo o que é diabólico e demoníaco, tudo o que é infernal; e nos tornamos pessoas verdadeiras quando vencemos a morte, quando vencemos o pecado, quando nos consideramos imortais e quando nos sentimos imortais e eternos neste mundo e... deste mundo para o próximo - bem, então somos pessoas verdadeiras. Então o homem é um homem verdadeiro, um homem perfeito e completo, então o homem é um homem por inteiro (e até então, até então ele é subumano, um não-homem), até então ele é um fragmento de homem, até então ele é uma fração de homem, até então ele não é um homem. Somente a fé no Senhor Ressuscitado e a vida segundo o Evangelho do Senhor Ressuscitado é o que faz do homem um homem verdadeiro, que faz do homem um homem de justiça. Isso verdadeiramente serve ao homem.

Meus irmãos, todo o Evangelho de Cristo é serviço ao Único Deus Verdadeiro. E quando nós, cristãos, servimos ao Senhor Cristo com a nossa fé, por meio do Evangelho, na realidade servimos a nós mesmos, servimos à nossa vida eterna, servimos à Verdade Eterna. Assim, o Bom Senhor Cristo criou tudo para que, servindo a Ele, sirvamos de fato à nossa própria sabedoria, poder e onipotência. Pois, ao cumprir o Seu Santo Evangelho, nós, humanos, de fato, nos salvamos do pecado, nos salvamos da morte, nos salvamos do inferno, do mal, do diabo; e servimos à nossa salvação eterna, ao nosso reino eterno no próximo mundo, servindo ao Deus Verdadeiro, o Senhor Cristo.

E nossos líderes, nossos líderes imortais – quem são eles? Os Santos Apóstolos Pedro e Paulo e todos os outros Santos Apóstolos, e com eles e ao seu lado todos os Santos. Este mundo, até a ressurreição do Senhor Cristo, era uma ilha de morte. Desde a Sua ressurreição, tornou-se uma ilha de imortalidade. Este mundo, antes da ressurreição do Senhor Cristo, era um berçário de morte, um berçário de pecado, um berçário de todos os males. Desde a Sua ressurreição, este mundo tornou-se um viveiro da Verdade Eterna de Deus, da Justiça Eterna de Deus, da Vida Eterna de Deus, de toda a Bondade Eterna de Deus. Eis que o Senhor trouxe isso ao mundo, Ele trouxe isso a mim e a você. Que poder a fé tem em nós? Que poder o Único Deus Verdadeiro e o Senhor Jesus Cristo têm?! Eis que há testemunhas, incontáveis testemunhas por dois mil anos, e haverá até o Juízo Final.

E você, se for um homem, então o verdadeiro homem despertou dentro de você, servindo nesta vida ao Senhor Cristo como o Único Deus Verdadeiro, e vivendo neste mundo cumprindo Seus mandamentos, e junto com o apóstolo Paulo sentindo e sabendo que, verdadeiramente, sem o Senhor Cristo neste mundo, todas as coisas são nada. Somente Ele concede a Vida Eterna e imortal. Portanto, nunca há louvor suficiente em gratidão a Ele, nosso Senhor Jesus Cristo, por Seu grande amor pela humanidade para conosco, mas também nossa gratidão aos Seus heróis santos e invencíveis, gigantes imortais, como os Santos Apóstolos, os Protocorifeus Supremos Pedro e Paulo, foram e sempre serão.

Que o Bom Deus nos guie com Seu espírito e nos dê a fé e a força para imitá-los; para que possamos segui-los fielmente, cumprindo o Evangelho de Cristo, que eles registraram e escreveram, e junto com eles alcançar a ressurreição e o Reino dos Céus. Que possamos chegar onde o Maravilhoso Senhor Cristo reine eternamente com Seu Divino Amor, Suas Divinas Justiças, Suas Divinas Verdades, Sua Divina Alegria; que toda a nossa vida, tanto na terra quanto no céu, seja a glorificação do Senhor Cristo e o serviço a Ele, e por meio dessa glorificação e serviço, nossa salvação virá para todos nós.

Portanto, aos Santos Apóstolos Paulo e Pedro, nossa mais sincera gratidão por todos os feitos e trabalhos que suportaram neste mundo, arrancados dos perseguidores de Cristo. E gratidão a eles por continuarem a oferecer orações e ajudar todos os que trilham o caminho do Evangelho de Cristo neste mundo, ajudando-os e apoiando-os, visível e invisivelmente, nesse caminho. Que eles nos protejam de todos os problemas e horrores deste mundo, para que não sucumbamos à nossa fé, para que não vacilemos, para que não percamos a fé. O mais importante neste mundo é preservar a fé no Deus e Senhor Verdadeiro. A coisa mais importante neste mundo é não seguir falsos deuses, falsos Cristos, falsos profetas, e o mundo de hoje está cheio de falsos salvadores da humanidade, está cheio de falsos profetas, está cheio de falsos mestres.

Vocês, cristãos, têm um só Mestre Verdadeiro e Seus Santos Discípulos. Somente o discípulo de Cristo que tem a vida eterna e dá vida eterna ao homem é sincero. Essa é a verdade, essa é a única verdade em todos os mundos para o homem. Somente Deus é verdadeiro, Aquele que dá ao homem a imortalidade e a Vida Eterna. Esse é somente o Senhor Cristo. Portanto, a Ele sejam a glória e o louvor, pelos Santos Apóstolos, os Protocorifeus Pedro e Paulo, e todos os Santos. Amém.


































Comentários