EM SEGURANÇA À MORADA CELESTIAL



A seguinte carta de uma monja ortodoxa para um leigo problemático é um remédio caloroso, sensato e útil para qualquer pessoa preocupada com dúvidas sobre a misericórdia e compaixão de Deus.

Prezado P.,

Cristo ressuscitou!

Fiquei feliz por teres ligado neste fim de semana, contanto como estás. Parece ser um caso muito bom de indigestão calvinista-jansenista: desconfortável e debilitante, mas não inevitavelmente fatal. Muitos ocidentais convertidos à Ortodoxia – americanos, alemães, etc., sofrem com isso de certo grau, especialmente no início da vida espiritual. Nossa Superior chama isso de Doença Medieval - combinação de críticas moralistas, orgulho, sigilo, falta de fé em Deus e falta de crença na compaixão de Deus. Isso torna a pessoa bastante triste, propensa a explosões de esforço ascético mal pensadas e de curta duração (muitas vezes alternando com explosões igualmente mal pensadas e de curta duração de distrações carnais), muitas vezes melancólicas, muitas vezes críticas. Se conheces sobre o início da história da colonização da Nova Inglaterra, verá que os puritanos representam o ápice desse tipo espiritual.

Aqueles que têm esta mentalidade tendem, por natureza ou formação, a ver Deus sempre como o Juiz severo e inabalável, cujas relações com o homem são sempre baseadas na lei e na justiça, e que exige de nós um cumprimento exato de regras e rubricas. E nós, ao cumpri-los, não esperamos nem acreditamos na transfiguração e renovação de nossas almas e mentes. Na melhor das hipóteses, esperamos que o nosso cumprimento escrupuloso da Lei induza Deus a ignorar as nossas falhas e pecados que nós, no fundo do nosso coração, sentimos que permanecem sempre conosco, imperdoáveis, inalterados e imutáveis. Em tal atmosfera, a vida espiritual de alguém não é realmente uma jornada para a comunhão com Deus através do arrependimento e da deificação, mas sim um triste pêndulo de esforços para apaziguar um Deus inescrutável e implacável, intercalado com os surtos de ressentimento e frustração que isso nos causa. Naturalmente, como você observou, isso leva a um colapso mental ou ao abandono da participação na vida da igreja, que sentimos que não está “funcionando” para nós. Esta não é uma visão ortodoxa de Deus. E ter essa falsa imagem de Deus torna difícil ter uma experiência Ortodoxa de Deus.

As pessoas nascidas no que resta do mundo bizantino não sofrem com isso tão facilmente quanto nós. (Eles têm outras cruzes para carregar, é claro.) E, a menos que tenham lidado com isso no trabalho com ocidentais, nem sempre acham isso fácil de entender. Os gregos, por exemplo, podem ser hedonistas rebeldes, mundanos, egoístas, materialistas, avarentos e astutos, mas têm um otimismo básico e uma confiança na bondade de Deus, na beleza do mundo e no seu próprio valor como pessoas imortais, o que torna o arrependimento é menos complicado para eles. Mesmo que se tenham afastado da Igreja, nos seus corações ainda têm uma compreensão fundamental de que Deus é um Pai amoroso, que a Theotokos é uma Mãe sofredora que virá em auxílio se para Ela se dirigirem, e que o mundo da criação é em última análise, um lugar de significado e beleza. De uma forma engraçada, eles aproveitam uma vida pecaminosa ou mundana, enquanto a vivem, mais do que nós, porque aproveitam a vida mais do que nós, e se arrependem de uma forma mais infantil porque ainda podem tocar um a crença da criança de que o lar - a Igreja - é realmente o lugar onde "quando você vai lá, eles têm que te acolher".

O terrível Pantocrator, olhando para baixo com julgamento majestoso do alto da cúpula da catedral da cidade, também é Christouli mou, "meu pequeno Cristo", que realmente escuta quando corres para a igreja de seu bairro a caminho do trabalho para chorar e acender uma vela porque sua filha está com problemas na escola. A intocável e santíssima Mãe de Deus também é Panayitsa mou, que realmente tomará a sua parte perante a corte do céu porque, assim como Sua própria mãe, Ela sempre defenderá Seus filhos, não importa o quão mal eles estejam cometido.

Certa vez, um homem estava sendo perseguido pela polícia por ter cometido um assassinato. Ele correu para nosso mosteiro, bateu nos portões para poder entrar e reivindicou refúgio ali. (De acordo com a lei grega, ele estaria seguro enquanto permanecesse dentro dos muros.) Ele chorou até que o deixaram entrar e então exigiu ver o Padre R., dizendo que queria se confessar. Padre R. desceu, levou-o para dentro do templo e fechou as portas. Logo a polícia chegou, localizou-o e encontrou seu carro na estrada. Eles também bateram nos portões querendo que o homem fosse trazido para fora. Padre R. saiu da igreja portando sua estola e disse à polícia que não precisavam esperar. O homem estava com ele, mas tinha que terminar primeiro com Deus e então, iria à delegacia e se entregaria. A polícia perguntou quem ficaria fiador pela aparência do homem. “O Apóstolo Paulo” - responde Padre R. disse. A polícia foi embora e depois de certo tempo o homem saiu da igreja, tranquilo e com o semblante mudado. As irmãs o alimentaram e ele foi embora para se entregar. Foi julgado, considerado culpado e sentenciado.

Essa é a alma cristã de um homem e de uma cultura em ação. O homem sabia que era culpado de um crime legal, mas sabia também que seu fardo mais pesado era o pecado que pesava sobre sua alma. Em vez de cometer suicídio ou fazer trinta reféns num shopping, ele correu para a igreja para ser lavado, vestido e alimentado, espiritual e fisicamente, antes de ir fazer as pazes com César. Ele aceitou o castigo neste mundo com um coração pacífico, sabendo que já estava livre do castigo no mundo vindouro. Da mesma forma, todo homem ferido pelo pecado num mundo caído, que corre para a salvação na Igreja, encontra os braços de Cristo abertos para ele.

Consegues ver por si mesmo que o tipo de pensamento que menciona em sua carta é louco e autodestrutivo. Deus não fica sentado no céu, estabelecendo-nos tarefas impossíveis que devemos realizar a qualquer custo, por mais inadequadas que sejam à nossa natureza e capacidades. Ele não inveja nossos prazeres inocentes, nem gosta de nossas falhas ou erros. Humildade não é ódio de si mesmo, e autocensura não é auto-obsessão neurótica. "Se eu faço algo que gosto de fazer, então definitivamente não é a vontade de Deus... Se me pedem para fazer algo que não tenho talento ou desejo de fazer, esta é a vontade de Deus... Devo estar sempre sofrendo." Uma exposição clássica do manifesto Jansenista! Felizmente, não tem nada a ver com Cristo, ou com a vida em Cristo. Estás no caminho certo quando supõe que a resposta está em olhar para Cristo e seguir Seus mandamentos. E esses mandamentos são compreendidos assim:

"Amar o Senhor teu Deus com todo o teu coração, alma e forças, e ao teu próximo como a ti mesmo. Nisto está toda a lei e os profetas."

Provações e sofrimentos virão sobre nós, se quisermos guardar este Grande Mandamento, mas eles virão sem ser procurados. Não precisamos inventá-los para nós mesmos, colocando cascalho em nossos sapatos e cinzas em nossa comida, ou nos forçando a ser maus locutores de rádio quando poderíamos ser bons paisagistas porque achamos que Deus finalmente gostará de nós (ou pelo menos deixe-nos escapar de Seus olhos) se fizermos o máximo possível das coisas que odiamos.

A autoacusação também é uma grande armadilha para puritanos que se odeiam, como no teu caso. Eu estava lendo um artigo do Ancião Sofrônio de Essex na semana passada. Alguém lhe perguntava sobre os problemas psicológicos e emocionais tão prevalentes na vida ocidental e se ele achava que a psiquiatria secular oferecia alguma ajuda. Ele disse que, com exceção das síndromes diretamente atribuíveis ao mau funcionamento da química cerebral, ele achava que os psiquiatras muitas vezes fazem mais mal do que bem ao fazer com que as pessoas se concentrem demais em si mesmas e muito pouco em Deus e no próximo. Ele disse que eles começam a se concentrar demais no “problema designado”, que muitas vezes não é o problema real, e então tentam mudá-lo por meio de ainda mais autoanálise e introspecção, o que apenas nos torna vítimas de muitos tipos de ilusão. Nesta entrevista, feita alguns anos antes de seu repouso, Padre Sofrônio disse que não defende muita introspecção, mesmo para os monásticos ou seus outros filhos espirituais.

“Verdadeiramente, sabes que procuramos por toda parte, caçando cada pequeno erro ou pensamento, e ficamos loucos, tudo por nada. Isso se torna uma obsessão e realmente cria um muro entre nós e Deus, não deixando espaço para a graça agir Sim, devemos conhecer em geral os nossos pecados e que somos seres pecadores e iludidos, mas nunca devemos perder de vista o fato de que nos aproximamos de Deus em oração, não para ficarmos obcecados com nossos pecados, mas para encontrar Sua misericórdia. Caso contrário, o diabo nos tira tudo… alegria, esperança, paz, amor… e não nos deixa nada além dessa obsessão com nossos erros. Isso não é arrependimento.

O remédio? Certa vez, conheci uma mulher, filha espiritual do Ancião Sofrônio, uma mulher de meia-idade, casada e com vários filhos, que foi subitamente acometida por uma dolorosa doença psicoespiritual: depressão grave com pensamentos suicidas, que assumiu a forma de mania religiosa. Ela estava obcecada com pressentimentos de condenação e desespero de perdão; fez longos catálogos de seus mínimos pensamentos diários, por mais fugazes que fossem, etc. Em desespero, com seu casamento quase acabado, ela foi a Essex e implorou ao Padre Sofrônio por ajuda. Ele disse-lhe para jogar fora todos os seus cadernos de pecados, para ler o Evangelho de São João todos os dias durante um ano, para dizer a Oração de Jesus o máximo possível, para receber a Sagrada Comunhão tão frequentemente quanto possível, e voltar a Essex por algum tempo todos os anos, para descansar e orar lá. Ela fez o que ele disse e fez progressos lentos no início; mas depois de alguns anos ela se tornou livre e plena novamente.

Ela me disse que tinha que fazer a Oração em voz alta o máximo que pudesse, porque no minuto em que parava, começava a cair de volta em sua “velha mente maluca”, como ela a chamava; mas aos poucos, passou a ter mais tempo livre de seus medos. O Evangelho de São João, depois de muitas repetições, obrigou-a a ver que Deus é realmente um Deus de amor, que a cuida num sentido pessoal. Isto foi reforçado por sua prática da oração e pelas visitas ao Padre Sofrônio.

Com o passar do tempo, desenvolveu o dom de oração intercessora pelos outros e passou o resto de sua vida, enquanto seus filhos cresciam, vivendo uma vida tranquila, "apenas uma dona de casa" ao que tudo indica, mas gastando muito tempo, todos os dias em oração pelos outros, uma forma de caridade em que ela foi muito ajudada na grande compaixão pelos sofrimentos dos outros que o seu próprio tormento lhe causou.

Pedes sugestões. Naturalmente, qualquer coisa que eu ofereça está sujeita à orientação do seu próprio confessor, mas as seguintes sugestões vêm à mente: O seu caso pode não ser tão extremo... mas pode chegar a ser. Eu sugiro que comeces a fazer um esforço para eliminar esses pensamentos sombrios e acusadores, realizando a Oração quando os mesmos surgirem e também lendo o Evangelho tanto quanto puder. Podes achar útil simplesmente preparar sua confissão a partir de um livro de orações por enquanto – usando a lista de pecados do livro de orações, mas usando isso para se preparar apenas no dia em que se confessar. Não se permita meditar sobre eles fora do tempo previsto para a preparação para o Sacramento. Durante este período, não deverás precisar de mais de uma hora, no máximo, para se preparar para a confissão.

Quando terminar, está feito. Sem trapaça. Depois de se confessar, afaste pela Oração de Jesus todos os pensamentos que tentam lembrá-lo dos pecados confessados, ou que o façam pensar que ainda não está “realmente perdoado”. Não desanime se eles voltarem e não fique mais chateado ao se castigar por isso. Apenas tente, tão pacificamente quanto possível, continuar a realizar a Oração. aconselho também orar  à Mãe de Deus. Ela é muito boa em nos ajudar quando nos sentimos perdidos nas profundezas. Então, ore simplesmente e simplesmente ore. Não fique pensando no passado imutável. O tempo de autoacusação deve ser limitado a uma vez por semana, ou sempre que se prepare para a confissão, por enquanto.

Não se preocupe se não se sentires alegre em dias de festa ou em outros momentos em que “deveria” sentir-se alegre. A alegria é uma dádiva, como a vida, a luz do sol, o ar, as flores e a comida. Ele vem e vai, de acordo com seus próprios ritmos e estações, e sua presença não significa que alguém seja santo, assim como sua ausência não significa que alguém esteja condenado. Para os iniciantes na vida espiritual, os sentimentos não são tão importantes quanto os atos e hábitos.

Devemos construir hábitos de oração e de vida em Cristo, e deixar que os sentimentos sigam quando (ou se) puderem. Quando orares, não fique preocupado monitorando-se constantemente, tentando medir quantos segundos de remorso alcançou ou se sentiu 1,5 grau mais arrependido do que ontem. Basta dizer a Oração e manter sua mente nas palavras da Oração. Quanto mais nos examinamos, menos prestamos atenção a Deus. Seria melhor jogar fora o cordão de oração e passar uma hora olhando no espelho. Se sua mente divagar, não faça uma nota mental para se acusar de estar distraído das 13h06 às 13h09 de terça-feira. Apenas gentilmente coloque seu pensamento de volta nas palavras da Oração e use as palavras como uma âncora para puxá-lo de volta ao aqui e agora, caso você se afaste. Isso é o suficiente.

Pode ser que tenhas reunido algumas ideias erradas sobre como viver uma vida espiritual Ortodoxa, e que essas ideias erradas tenham influenciado algumas de suas experiências e decisões, especialmente aquelas relacionadas com s vida monástica. Bem, os erros são apenas erros: oportunidades de aprender melhor e diferentes formas de ser e de fazer, e não acusações do nosso direito de existir ou da nossa esperança de salvação. Agradeça ao Senhor porque, em Sua misericórdia, Ele está abrindo seus olhos, pensar e agir com Sua ajuda. Agora é primavera no mundo natural e primavera para a alma também. Tens a chance de fazer uma pequena limpeza de primavera em sua casa natural e começar um verão de novo crescimento com janelas mais limpas para o mundo e quartos mais frescos e iluminados dentro de seu coração. Não se deixe enganar, acreditando nos demônios que lhe dizem que estás a "cometer uma blasfêmia até na liturgia, por não pareceres nunca melhorar."

São eles que estão presos no seu ódio a Deus e ao homem, e que blasfemam, cheios de raiva porque sabem que nunca mudarão, e de ódio por nós porque podemos. Em primeiro lugar, não é nossa tarefa julgar se algum dia estamos “melhorando”. Isso é assunto do Senhor, não nosso, nem ainda do diabo. Em segundo lugar, és um filho amado do Deus vivo, que morreu e ressuscitou para que tu próprio também pudesse morrer e ressuscitar, e viver para sempre em alegria com Ele. O Senhor que quebrou as grades da morte e angustiou o abismo do inferno é perfeitamente capaz de te conduzir em segurança para o céu, se saíres do caminho e O deixares entrar.

“Nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que é em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Tenha bom ânimo. Desejo boa sorte e espero te ouvir novamente.


Comentários