Santidade e martírio em nossos tempos

DE NAFPAKTOS Metropolita Hierotheos 
tradução de monja Rebeca (Pereira)



Santidade, ascetismo, discernimento e martírio são grandes riquezas da nossa Igreja que nos movem, nos atraem, nos transformam e nos salvam das distrações e mentiras deste mundo em todas as épocas.

Em uma entrevista com Sua Eminência o Metropolita Hierotheos de Nafpaktos e Agiou Vlasiou, ele dá respostas às perguntas de um jornalista (George Theoharis de/Agioritikovima.gr/) sobre tais assuntos e fala de outros aspectos da vida eclesiástica.

P: Sua Eminência, muitas pessoas não têm certeza se os santos existem hoje. O que nos diz sobres isso?

R: Com certeza, existem santos. O propósito da Igreja é santificar as pessoas, de outra forma nao existiria. A Igreja, com os mistérios e a vida ascética, visa curar a humanidade das paixões e dar-lhes saúde espiritual, que é a santidade. Deus diz: "Sede santos, pois Eu sou santo" (1 Pe 1:16). E ainda no Apocalipse: "Aquele que é santo continue sendo santo" (Ap 22:11).

Infelizmente, a maioria dos cristãos hoje percebe a Igreja como uma organização religiosa, ética ou social com propósitos seculares ou mundanos. E eles se esforçam juntos na Igreja para produzir projetos sociais ou éticos.

Naturalmente, a Igreja faz tais projetos, mas estes são o resultado, um fruto da união de uma pessoa com Cristo.

Assim, também existem santos hoje que viveram e vivem dentro da Igreja, tais como bispos, sacerdotes, monges e leigos de todas as categorias. No entanto, o maior problema é que não temos os critérios ortodoxos para entendê-los, porque eles têm um mundo interior que está escondido para muitos, e muitos de nós não estamos na condição certa para reconhecê-los.

O que é particularmente importante não é se os santos existem hoje, mas como podemos nos tornar santos. Todas as ciências têm um método particular, e para alguém ser um santo elas devem seguir este método específico, que é a purificação do coração, a iluminação do nous e theosis, em conjunção com os Mistérios da Igreja. Encontramos isso na Philokalia e nos ensinamentos dos Padres contemporâneos. A santidade é expressa pelo arrependimento, humildade e amor a Deus e ao homem.

Esta é a razão pela qual as pessoas hoje lêem as vidas e palavras dos santos contemporâneos, no sentido hagiográfico, onde lutam por sua salvação, tais como a do Anciao Paisios, Anciao Porphyrios, Anciao Sofrônio, Anciao Ephraim Katounakiotis, e muitos outros que são conhecidos e desconhecidos. Estes são nossos guias e nossos modelos, sem descartar e minar a instituição da Igreja.

Q: Há muitas pessoas que estão procurando um Ancião com dons especiais para guiá-los, o que, no mínimo, é difícil de encontrar hoje em dia.

R: Isso acontece naturalmente. Porque as pessoas de hoje, como as pessoas de todas as épocas, procuram quem as mostrará o caminho da salvação, o método que leva à santidade e à integridade interna. Não é um método baseado em lógica, técnica e ética, mas é uma combinação dos mistérios e da vida ascética.

As pessoas procuram "organismos vivos" e não simples professores e teólogos acadêmicos. Assim como a vida biológica é transmitida de organismos vivos e não de mortos – pois que nenhum organismo morto pode transmitir vida - o mesmo acontece na vida espiritual. Aquele que ama a Cristo com toda a sua existência, ou seja, psicossomática, pode transmitir esse amor aos outros.

Quem sabe o caminho para um destino, pode também apontar o caminho para aqueles que o procuram.

Acho aqui a oportunidade de dizer que existem três pilares da vida espiritual, interpretados por São Nicolau Cabasilas. Isso aparece na consagração de uma igreja, onde o altar sagrado é consagrado pelo Bispo, que coloca nela relíquias de mártires. Assim, o eixo da vida espiritual é triplo: o Bispo, o Altar e os Santos, e esses três devem funcionar adequadamente para que exista uma mentalidade eclesiástica.

Um Bispo que não esteja associado à Divina Eucaristia e não reconheça os Santos, ou a Divina Eucaristia sem o Bispo e os Santos, ou o amor pelos Santos sem participar na Divina Eucaristia e estar em união com o Bispo, não constituam uma mentalidade eclesiástica ortodoxa.

Os grandes Anciãos respeitavam o Bispo e conduziam aqueles que queriam se unir a Cristo à Divina Eucaristia, preparando-os à comunhão do Corpo e Sangue de Cristo. É por isso que as pessoas procuram esses abençoados Anciãos e recebem suas palavras. No Gerontikon e nos textos ascéticos, parece que quem tem sede de Deus corre para os "organismos vivos" e faz a seguinte pergunta: "Abba, dá-me uma palavra para que eu seja salvo?" Esta "palavra" do Abba tem poder e energia, são palavras de Deus e ditos da vida que se regeneram em Cristo.

Infelizmente, como dizes, tais Anciãos são escassos hoje em dia, que é um tempo de secularização e compromisso na fé e na vida, seja porque são raros, ou ocultos, ou porque as pessoas não podem e não querem segui-los. Cristo disse:

"Pois todo aquele que pede recebe; o que procura, e aquele que bate, a porta se abre" (Mateus 7: 8). Muitas vezes há pessoas abençoadas próximas a nós e não suspeitamos disso. E é terrível abandonar este mundo, que é morrer, sem levar em conta os amigos de Cristo que estão perto de nós.

P: Em muitas partes do mundo hoje vemos que a ortodoxia é perseguida. Onde acha que nossos inimigos vão chegar?

R: Você está absolutamente certo. Onde quer que uma Igreja Ortodoxa exista, aceita tentações e perseguições. É uma lei inabalável. Nós vemos isso onde quer que exista uma Igreja Ortodoxa - Norte, Sul, Leste e Oeste. A única coisa diferente é o método de perseguição em cada país. Às vezes é óbvio e agressivo, reminiscente dos tempos antigos do cristianismo primitivo, e às vezes é insidioso e mais perigoso, como a secularização, isto é, a mistura com o mundo.

A Igreja Ortodoxa é o Corpo de Cristo, é o sol brilhante que causa e convida a dor aqueles cujos olhos são insalubres e têm problemas de visão. E onde está o sol, há também uma sombra, e na sombra está a escuridão, onde muitas feras sanguinárias circulam.

Quando as pessoas odeiam a Cristo, a Verdade, a Igreja Ortodoxa, elas têm problemas internos e podem atingir até a loucura. Vi na internet uma cena assustadora da decapitação de um cristão por um muçulmano fanático e fiquei chocado. Pensei ter sido assim que os Apóstolos e os Mártires foram martirizados, como quando o Sinaxarion diz "eles foram aperfeiçoados pela espada". E isso é um teste para nós que amamos nos divertir, nos comprometer, que buscamos a prosperidade. Assim, as perseguições mostram as doenças internas dos perseguidores, bem como a grandeza dos cristãos. A medida do nosso amor por Cristo é muito alta. Santidade e fidelidade aos mandamentos evangélicos não são dadas com os baixos critérios de obras éticas e sociais, mas devem ter altos padrões.

Por fim, a Igreja hoje deve preparar seus filhos e aqueles que amam a Cristo e Sua salvação para o martírio, para se tornarem mártires de Cristo. Teologia, missões e trabalho social fora do sentimento e visão do martírio não têm valor particular. Os grandes Anciãos durante o tempo da ocupação turca foram "treinadores" dos mártires. Isto é o que os grandes Anciãos estão fazendo também hoje.

Eu me mudei recentemente quando recebi uma mensagem de um cristão no Egito que disse: "Por favor, orem a Deus para nos dar força, paz e descanso, para que possamos carregar nossa cruz com coragem e fé firme e sermos considerados dignos de nos tornar santos. e mártires para o nome de Cristo ".

Como não pode amar tal disposição para o martírio!

P: Na Síria, a situação está instável. Eles ameaçam cristãos lá com massacres se não saírem de suas casas. Para onde estamos indo com tudo isso? Talvez esses conflitos de guerra sejam generalizados?

R: Eu sigo com profunda tristeza tudo o que está ocorrendo na Síria. Eu não posso dizer que estou em um lado particular, porque então eu estaria participando do assassinato, e isso é suscetível à justiça divina.

No entanto, estou profundamente triste por este rio louco de sangue, pela perda de seres humanos. Precisamos criar um exército para rezar para que este banho de sangue louco termine e que a paz chegue à região.

Sinto-me triste por uma razão particular, porque conheço essas partes, já que visitei repetidamente ao longo do período de três anos de 1988-1991, bem como muitas vezes depois. Em 1988, por sugestão do Arcebispo Serafim de Atenas e Toda a Grécia e da decisão do Santo Sínodo da Igreja da Grécia, fui ao Líbano para ensinar na Escola Teológica de Balamand "São João de Damasco". Eu tinha um passaporte oficial do Ministério das Relações Exteriores para ter mais segurança. Como o aeroporto de Beirute não estava em operação, devido à guerra civil, eu deveria para Damasco, na Síria, e de lá o Patriarcado de Antioquia me levava ao Líbano.

Assim, durante muitos dias, ficaria em Damasco, onde falava com jovens ortodoxos, cientistas e estudantes que tinham uma grande sede por Deus. Eu visitei muitos deles, celebrei a Liturgia com eles, falei com o povo, tanto em Homs como em Aleppo e Lattakia, etc. Na Síria eu conheci fervorosos cristãos ortodoxos, bons monges e um clero excepcional. Lá ganhei amigos queridos e lamento ver diariamente a inquietação na região. Conheço Bispos e Professores que foram meus alunos na Escola Teológica do Líbano e rezo por eles a Deus. É claro que conheço o Patriarca Ignácio de Antioquia, com quem falei muitas vezes. Ele tem excelentes habilidades e está tentando preservar e proteger a Igreja, mas a tentação é grande.

No entanto, vivemos em uma época em que não devemos apenas cuidar de nós mesmos e de nossos lares, mas devemos nos preocupar com os problemas de nossos outros irmãos e cristãos ortodoxos, e devemos orar por eles.

Naturalmente, Deus dirige a história, e nós estamos sob Sua Providência; Ele intervém no tempo apropriado, mas nossas orações são necessárias. Por isso, toda Liturgia Divina é uma oração pela paz do mundo, pela estabilidade das Igrejas de Deus, pela cessação das guerras.

Vamos fazer disso um pedido de oração. Deixe nossos corações doerem, porque infelizmente os problemas do mundo são geopolíticos, já que todas as pessoas são consideradas peões pequenos no tabuleiro de xadrez internacional, instituídos por alguns "atores globais", sem piedade e dor. Que Deus seja propício para todos nós.

P: Em tudo isso, muitos dizem que a Montanha Sagrada é um oásis espiritual que dá descanso aos milhares que a visitam ultimamente.

R: A Santa Montanha é de fato um lugar abençoado, um oásis espiritual que santificou as pessoas que sabem como amar, como dar assiatencia às pessoas, como se sacrificar pelos outros e como dar descanso aos cansados.

Que nao seja paradoxal se eu disser que a Santa Montanha é um lugar de guerra, um lugar de guerras conflitantes. Quero dizer, claro, a guerra espiritual contra os maus espíritos. O apóstolo Paulo escreve: "Porque a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra os potestades, contra as autoridades, contra os poderes deste mundo escuro e contra os espíritos do mal nos céus" (Efésios 6:12).

Os Pais da Santa Montanha ganham experiência nesta guerra, e é por isso que eles podem ensinar sobre os métodos dessa guerra espiritual àqueles que desejam aprender. Quando alguém luta contra o diabo, o pecado e a morte, pode experimentar os frutos da divina Economia, a encarnação de Cristo, e adquirir liberdade espiritual e plenitude interior.

Desde meus anos de estudante, visitei frequentemente o Monte Athos, conheci monges veneráveis, provei seu pão abençoado, ouvi suas palavras santificadas, senti o amor e sua vida oculta, passei a conhecer quem é o homem natural em Cristo, vigílias nos mosteiros, sketes e eremitérios, percorri as trilhas maravilhosas, regozijei-me em sua pureza virginal da natureza e geralmente vivi em um mundo de amor, pureza, ternura e nobreza.

Na Santa Montanha cheguei a conhecer a verdade de que os monges autênticos estão imbuídos da vida profética, apostólica e mártir, eles "vivem o Evangelho", são profetas contemporâneos, apóstolos e mártires da Igreja. Muitas vezes invoco suas intercessões e orações.

O Monte Atos, apesar de alguns erros cometidos por certos monges individuais, é um lugar de mistério, inflamado pela oração, é um ventre espiritual que dá à luz filhos de Deus, cidadãos celestes. É por isso que devemos ter profundo respeito por isso.


Comentários