Vivendo no mundo real - e vivendo realmente

FREEEMAN Stephen Padre
tradução de monja Rebeca (Pereira)




Nada existe em geral. Se algo é belo ou bom, isso se manifesta de uma maneira particular em um momento específico, de tal forma que podemos conhecê-lo. E esta é a nossa vida verdadeira. Uma vida vivida de maneira “generalizada” não é vida, mas apenas fantasia. No entanto, essa fantasia está aumentando cada vez mais o caráter a respeito do que a maioria das pessoas pensa ou descreve como o “mundo real”.

Um monge mora em um mosteiro. Ele se levanta de manhã cedo e reza. Ele concentra sua mente em seu coração e habita na presença de Deus. Ele vai oferecer orações por aqueles que o solicitaram. Ele vai comer e se esforcar em realizar o trabalho designado. Assim, ele vive seu dia. Ele trabalha. Ele reza.

E alguém dirá: “Mas o que ele sabe sobre o mundo real?” Mas o que eles podem significar? Ele anda na terra. Ele respira o mesmo ar que nós. Ele come como nós e dorme como nós. Como o mundo dele é menos real do que o de qualquer outra pessoa no planeta?

Um homem mora em uma cidade. Ele acorda de manhã, liga a TV enquanto se prepara para sua jornada. Sai correndo pela porta (ele está atrasado). Ele chega ao carro, ouve as notícias no rádio, atende algumas vezes o celular. Ele se poe a trabalhar e, a cada minuto, faz algo que ele considera como “trabalho”. Ele gasta outros minutos checando seu e-mail, olhando rapidamente para o Facebook e talvez conferindo as notícias. Ele entra em uma discussão no almoço sobre o que deveria ser feito em outro lugar do mundo e quem deveria fazê-lo. Irritado e distraído, se vê frustrado consigo mesmo porque jurou que não teria o mesmo argumento hoje. Ele volta a trabalhar com a mesma rotina. Depois do trabalho, passa num bar, toma alguns de drinques e decide ficar e assistir alguns jogos. Ele chega em casa tarde e vai para a cama.

Quem está vivendo no mundo real? A vida do homem na cidade é "real", na verdade acontece. Mas ele está distraído o dia todo. Ele nunca se vê respirando a menos que esteja sem fôlego. Ele engole sua comida o mais rápido possível. Mesmo as cervejas que ele tem no bar são mais para a zoeira que para se saborear.

Se o homem se abstivesse dessas coisas, seus amigos poderiam insultá-lo: “O que você é? Algum tipo de monge?"

Qual é o “real” que devemos viver?

Cada vez mais, o mundo moderno vive em distração. Mas por conta do domínio da experiência de mídia compartilhada, essa “distração” é tratada como “real”. A atenção diária, às vezes ininterrupta, a essa “realidade” distraída cria um hábito do coração. É uma experiência comum para alguém "cortar" a partir desta experiência de mídia compartilhada para se sentir isolado e sozinho. Claro, três dias sem mídia não mudam nada. Minha atenção para a distração não é a mesma coisa que a atenção para o mundo em si. Para qualquer que seja a realidade, decididamente não são os instantâneos distorcidos apresentados em nosso feed de notícias.

A experiência da “realidade” que é gerada pela mídia tem o caráter de “coisas em geral”. Os hábitos que se formam dentro de nós quando damos atenção a essa abstração; são eles mesmos vagos e mal definidos. Nós “nos importamos” com algo, mas não temos nada em particular que possamos fazer sobre isso. Estamos zangados por longos períodos a respeito de assuntos que não influienciam nossas vidas. Nossa atenção em si se torna uma resposta passiva em vez de um movimento direcionado da alma. Nossas vidas tornam-se, em grande parte, uma experiência de manipulação - nós próprios estamos sendo manipulados.

Contra isso é a vida da virtude cristã. Não é de admirar que a frustração acompanhe nossos esforços para adquirir as virtudes. A alma cujos hábitos são formados no mundo distraído da modernidade não pode de repente virar uma chave e praticar a oração do coração. Ficamos quietos e tentamos orar e nossa atenção vagueia. Não é de se admirar que nossa atenção vagueie. Ela foi treinada para ser passiva e seguir um fluxo de mídia. Na quietude da alma, não há fluxo de mídia e nossa atenção parece perdida e vazia.

Essa é a razão da vida do monge. Ele vive como vive, a fim de estar atento à realidade - ver e ouvir, saborear e tocar o que é verdadeiro e está à mão. Não é tão diferente da maioria das vidas humanas há 200 anos, antes do surgimento da cultura de massa. E isso é real. Profundamente real. É também a base da vida sacramental. Deus nos dá a Si mesmo, Sua graça criadora de vida, de formas muito concretas e particulares. A razão é simples - fomos criados para viver de maneira concreta e particular. A vida da abstração é estranha à vida da graça. Não há sacramento do abstrato, vago ou geral. A única Presença é uma presença real.

Se queremos orar, então teremos que viver como se estivéssemos orando. Não podemos viver abstratamente e de repente atender ao real. Não podemos "nos importar" e depois nos voltar para o amor. "Viver" é um verbo ativo. As paixões da experiência em massa são outra coisa.

Viva. Ame. Coma. Respire. Ore.

Comentários