A plenitude da vida é quando conhecemos Deus

LEMESHONOK Arcipreste Andrej
tradução de monja Rebeca (Pereira)


Viemos para a Igreja a fim de nos libertarmos do cativeiro, das trevas, do abismo e começar uma nova vida onde tudo estará em Deus: meus problemas de saúde (enquanto dependemos de médicos, remédios ou outros métodos de tratamento), meu salário (enquanto estamos sempre curiosos sobre as taxas de câmbio), todos os relacionamentos que eu tenho ("Será que ele / ela me ama? Ele vai me beijar ou sentir saudades de mim?") Todas estas questões se tornarão não- questões para nós, se adentrarmos uma nova vida. Quando há graça do Espírito Santo em teu coração, quando há amor de Cristo dentro de ti, quando és compassivo com todas as criaturas, especialmente com as criaturas de Deus, quando és grato - o que mais precisas, que tipos de relacionamentos, que elaborações? Possuis a plenitude da vida porque começastes a conhecer a Deus; inclinou-se a Ele, serviu-o, pôs toda a yua vida em Suas mãos e Ele tem a sua confiança final.

O pecado irá distraí-lo. Vai dizer para olhar aqui/ali, para considerar o futuro: o que fará amanhã, quando ficar velho? Quão grande será o benefício de aposentadoria? Todo o Universo está nas mãos de Deus, mas nós, enquanto pequenos grãos de areia, não confiamos n’ Ele. “Você não me deu o suficiente. Você me impediu de fazer alguma coisa. Eu perdi algumas oportunidades ... ”Ao fechar as nossas próprias conchas e tentar construir o nosso próprio mundo, para sermos nossos próprios arquitetos, agimos de uma maneira primitiva. Esse tipo de vida não é real. Quando uma pessoa leva uma vida tão irreal, ele eventualmente terá que admitir que toda a sua vida foi em vão.

É por isso que precisamos mudar algo imediatamente. Caso contrário, o Senhor nos dirá: “Eu já te disse! Foi por ti que vim a este mundo. Eu te perdoei um milhão de vezes quando vieste se confessar. ” Já recebemos alimento suficiente para pensar até agora. O que precisamos agora é aceitá-lo, compreendê-lo e deixá-lo penetrar em nossos corações. Se conseguirmos fazer isso, não teremos mais perguntas. O príncipe Hamlet costumava dizer: “Ser ou não ser? Eis  a questão ”. Isso não é uma questão para nós porque sabemos que Jesus Cristo derrotou a morte. O que mais nós precisamos? Por que estamos tão confusos sem motivo? Sabemos tudo antecipadamente: hoje estamos aqui na Terra, e amanhã iremos para o céu e temos que nos preparar para esse momento. O tempo voa rapidamente. Parece que o Domingo do Perdão foi apenas ontem. De fato, a Grande Quaresma acabou. Páscoa, Ascensão - e Natal novamente. Os botões das flores estão se desenvolvendo, mas já vejo folhas caindo. Será que podemos realmente nos ligar a algo temporário?

É por isso que temos que aprender a fazer coisas básicas, como servir a Deus e ao próximo. Faça o seu melhor para tentar encontrar a oportunidade de servir. Essa é a sua riqueza espiritual. É assim que podes realmente adquirir o Espírito Santo, que é necessário para se ingressar no Reino dos Céus.

Comentários