Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo canônico no Brasil - parte 07


PEREIRA monja Rebeca

Metropolita Amfilohije (Montengro e Litoral), Patriarca Irinej e Bispo Kirilo de Buenos Aires 

Patriarcado Sérvio
Já a presença do Patriarcado Sérvio no Brasil se dá principalmente junto aos sacerdotes vindouros da ligação com a Igreja Ortodoxa em Portugal. No ano de 2000, a Paróquia da Santíssima Trindade em Recife no Nordeste solicitou a entrada na Igreja Ortodoxa Sérvia da Diocese do Leste da América [USA] sob o omofórion de S. Excia. o Bispo Dom Mitrofan (Kodić),  vindo a ingressar no seio do Patriarcado Sérvio em fevereiro de 2002. No ano de 2011 Foi criada a Diocese de Buenos Aires e América do Sul e Central. 

No nordeste, existem 4 locais de congregação, donde um mosteiro masculino em formação, algumas paróquias e um templo em fase-final de construção com 5 clérigos, dentre os quais 4 brasileiros e 1 el-savadorenho. Dentre eles se encontra o Hieromonge Pedro (Sigueira), tonsurado no monastério de São Germano do Alasca na Califórnia e formado pelo instituto de teologia saint-Tikhon na Pensilvânia (E.U.A).

1) Paróquia da Mãe de Deus em Recife, Estado de Pernambuco: Não temos templo. Reunimo-nos numa sala alugada perto do centro da cidade. A comunidade é dirigida pelo Arcipreste Alexis Peña-Alfaro e auxiliado pelo Arcipreste Rafael Queiroz Santos. Temos em torno de 50 fiéis. Temos o desejo de construir uma paróquia na cidade. Esta paróquia iniciou sua missão na cidade a partir do ano de 2007 pelo Arcipreste Alexis Peña-Alfaro.






2) Mosteiro da Santíssima Trindade em Aldeia, região metropolitana de Recife, Estado de Pernambuco: Local onde se deu início à organização da missão ortodoxa no Brasil em agosto de 1986 pelos Padres Paulo Maia, quem deixou a igreja em 1987, e pelo Padre Alexis Peña-Alfaro, até o ano de 2006. Hoje está aos cuidados do Igumeno Pe. Pedro Siqueira e auxiliado pelo Pe. Elias Cavalcanti. Atualmente tem um aspirante a monge e um grupo de fiéis que frequentam os serviços.

O edifício da igreja foi consagrado pelo Metropolita Gabriel de Lisboa (memória eterna) em 1991, por ocasião de sua visita pastoral ao Brasil.





3) Paróquia de São João Crisóstomo em Caruaru, Estado de Pernambuco localizado a 120 Km de Recife: Fase final de construção da igreja em terreno próprio. Tem uma dúzia de fiéis e um grupo crescente de visitantes. O Pároco é o Pe. Jairo Carlos. Esta missão foi fundada pelo Arcipreste Alexis Peña-Alfaro no ano de 2006.







4) Paróquia de Santo Antônio em Belo Jardim, Estado de Pernambuco, localizado a 178 Km de Recife: Temos um terreno próprio, mas sem igreja construída. O Pároco é o Pe. Jairo Carlos e tem em torno de uma dúzia de fiéis. Esta missão foi iniciada no ano de 1991 pelo Arcipreste Alexis Peña-Alfaro.


5)  Missão de São Simeão de Dajbabe na área rural de Caruaru, Estado de Pernambuco: Onde ocasionalmente celebram-se Liturgias e mantem um pequeno grupo de interessados pela Igreja Ortodoxa. Esta missão foi fundada (e construída) pelo Pe. Jairo Carlos.



Com a criação da Eparquia das Américas do Sul e Central do Patriarcado Sérvio, um sacerdote sérvio é enviado a cidade de Campinas onde reúne uma comunidade mesclada de sérvios e brasileiros ortodoxos. Os serviços são celebrados em português. Reúnem-se aos Domingos num templo católico-romano de uma escola na referida cidade. Em meados de 2018, Padre Marko Obradovic retorna à Sérvia e a comunidade se agrega à Eparquia do Brasil da Igreja da Polônia.





O Patriarcado Sérvio cria sua Diocese para as Américas do Sul e Central no ano de 2011, estabelecendo sua sede em Buenos Aires. O Hierarca Kirilo (Bojović) reside em Buenos Aires.






Bispo-Kirilo (Bojović)
Arcipreste Alexis Peña-Alfaro
Arcipreste Rafael Queiroz Santos
Presbítero Elias Cavalcanti Lima
Hieromonge Pedro (Sigueira)
Presbítero Jáiro Carlos Jr.



Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - intro
Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - parte 01
Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - parte 02

Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - parte 03

Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - parte 04
Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - parte 05
Panorama atual do Cristianismo Ortodoxo Canônico no Brasil - parte 06

Comentários