SEM CRISTO, O CORAÇÃO ESTÁ VAZIO

NOZDRIN Ilia, Arquimandrita do Grande-Schema
tradução de monja Rebeca (Pereira)




Por meio de Seus sofrimentos, nosso Senhor Jesus Cristo abre o caminho para que retornemos à vida eterna. Escolha apenas viver com Deus e viver de acordo com o Evangelho.
***
Deus nos deu tudo. A única exigência de nossa parte é a vontade de retornar ao nosso Pai Celestial.
***
Quando um homem vive com o Senhor, ora, confessa e recebe a Comunhão, então ele glorifica a Deus por todas as coisas.
***
Devemos viver de acordo com a vontade de Deus, que nos é revelada no Evangelho. A revelação divina foi dada a todas as nações, em todos os tempos. Como podemos encarná-la em nossas vidas? Temos que nos voltar para a experiência de nossa Igreja Ortodoxa. Os Santos Padres, iluminados pelo Espírito Santo, nos explicaram a lei do Evangelho e suas vidas nos dão exemplos de como cumpri-la. E assim, olhando para eles e imitando sua fé (cf. Hb 13:7), devemos ser pessoas verdadeiramente ortodoxas.
***
É somente escolhendo por nossa própria vontade viver com Deus e adotando os Mandamentos do Evangelho que um homem se torna um herdeiro da bem-aventurança eterna. E aqui, nesta vida, ele é verdadeiramente feliz.
***
Quando ages de acordo com a lei moral estabelecida pelo Criador, tua consciência aprova tuas ações e feitos e se sentes satisfeito. O Evangelho diz: Tudo o que queiram que os homens vos façam, fazei também a eles (Mt. 7:12). Se pudéssemos cumprir pelo menos este Mandamento, nossas vidas seriam muito mais calmas. E este é apenas um Mandamento!
***
Existem muitas doenças no presente. Depois de décadas de afastamento da Igreja, as pessoas se tornaram fracas. De muitas maneiras, a fraqueza da próxima geração também se deve ao fato de que os pais vivem por inércia ímpia: as igrejas costumavam ser fechadas, mas agora, por que não se casam na Igreja e batizam seus filhos? Por que vivem fora dos Sacramentos da Igreja, para sua própria destruição?
***
Somos cristãos ortodoxos. Vamos viver de acordo com a Lei de Deus, e assim haverá paz e tudo o que for necessário nos será acrescentado (cf. Mt. 6:33).
***
À medida em que estamos focados em cumprir o Evangelho e viver por Ele é a medida em que nos aproximamos de Deus. Nossa mente deve estar nadando nas palavras do Evangelho, como disse São Serafim de Sarov. Não há um Evangelho especial escrito para monges. O Evangelho foi dado a todos. Então pense em quem agradar — a si mesmo ou a Deus. Dormir mais, comer mais, planejar seu tempo de lazer — ou ir à igreja e mostrar misericórdia para com os necessitados?
***
O Senhor conhece a alma de cada homem e o guia para o serviço onde Ele manifestará as qualidades dadas por Deus de sua alma e dará mais frutos. E Deus poda toda videira que dá fruto, para que ela possa dar mais fruto (cf. Jo 15:2).
***
Muitos buscam felicidade e glória. Percebem tudo através do prisma de seu bem-estar ilusório. Mas a felicidade genuína e a paz neste mundo turbulento são dadas à alma somente pelo Senhor, que disse de Si mesmo: Eu sou a porta: por Mim, se alguém entrar, será salvo (Mt 10:9).
***
Se cuidamos do nosso corpo, nutrindo-o, vestindo-o e protegendo-o, então como podemos não cuidar da nossa alma?
***
A vida da alma é sustentada pela oração.
***
Devemos purificar nossa alma para nos aproximarmos de Cristo. Ou melhor, se um homem se esforça pelo Senhor, o próprio Deus cuidará de tudo, inclusive de como purificar a alma do homem que se volta para Ele (cf. Jo 15,2).
***
Só precisamos orar, viver o Evangelho e ser uma pessoa da Igreja, e o Senhor dirigirá tudo em nossas vidas para a salvação.
***
Não há uma única pessoa esquecida por Deus. Por seus pecados, as próprias pessoas permitem livremente que o diabo aja em suas vidas. Mas o Senhor provê. As doenças, como todas as outras grandes e pequenas adversidades, nos preparam para a eternidade, nos arrancam da terra e inflamam o zelo e a oração dentro de nós. Porque sem tristezas, enfraquecemos constantemente em nossa busca pelo Senhor.
***
Aqueles que buscam a Verdade, que realmente buscam seu próprio bem, certamente aprenderão a orar. É dito: Pedi, e vos será dado; buscai, e encontrareis (Mt 7,7).
***
A oração é uma conversa com Deus. Assim como aquecemos e nutrimos nosso corpo, a alma também precisa de condições de vida, de desenvolvimento. A alma vive em comunhão com Deus, renunciando aos pecados que a matam. Nossa existência física é limitada pela morte do corpo, mas a vida espiritual transcende os limites deste mundo — a alma está destinada à eternidade. Devemos cuidar da alma antes de tudo.
***
O mais importante é para onde a vontade de um homem é direcionada: O que ele quer? Ele está procurando nascer para o mundo espiritual? O Senhor bate em cada alma. Ele nos chama. Ele quer nos salvar. Ele nos dá tudo para a vida — não apenas esta vida, mas o mais importante, a vida eterna.
***
O que é o Reino dos Céus? É comunhão com Deus, pureza de alma e a graça de Deus. Purificar-se de seus pecados e se voltar pessoalmente para Deus são as principais razões pelas quais um homem vai à Igreja.
***
A vida de um homem que vive em harmonia com Deus mantém um equilíbrio de todos os seus poderes — tanto espirituais quanto físicos. Não importa o quanto o turbilhão do trabalho possa nos girar, vamos à Vigília Noturna no sábado à noite e à Liturgia na manhã de domingo e temos paz e calma em nossas almas novamente — especialmente se confessamos e comungamos.
***
Sem Cristo, o coração está vazio. Somente em Deus, que é o único caminho, a verdade e a vida (João 14:6), um homem encontra paz e descobre o significado de sua vida.
***
Não precisamos apenas de comida e bebida, mas nossas almas precisam especialmente de esperança e alegria em tempos de agonia. A Páscoa está chegando em breve, e este é um testemunho da verdade de nossa fé, baseada na Ressurreição de Cristo. O Senhor ama a todos nós e quer nos ressuscitar para a vida eterna.

Comentários