A IGREJA ORTODOXA ESTÁ NO CAMINHO DA NOVA ORDEM MUNDIAL

 RADOVIC, Metropolita Amfilohije
tradução de monja Rebeca (Pereira)



—Seu Eminência, como o senhor vê o período atual da vida da Igreja Ortodoxa? Apesar da prosperidade externa, do número crescente de igrejas, construção e desenvolvimento, estamos caindo em grandes tentações. A pressão sobre a Igreja muitas vezes assume a forma de perseguição ...
 
—Nós falamos sobre o aniversário de 1000 anos do Sts. Vladimir de Kiev e João Vladimir [da Sérvia]. Seus reinados foram períodos de ruptura que mudaram o destino e a importância na história dos povos ortodoxos - em primeiro lugar dos eslavos - bem como a missão da ortodoxia no mundo eslavo.
 
E agora estamos em outro momento de grande mudança: novas provações de um lado, e do outro, a renovação da fé e da Igreja, antes de tudo dentro dos povos eslavos, com a Rússia à frente.
 
Agora nossa Igreja está novamente no crucifixo entre o Oriente e o Ocidente; ou como São Nicolau Velimirovich escreveu, "sobre o Oriente e o Ocidente". No contexto do que aconteceu então e do que está acontecendo agora, a Igreja Ortodoxa é chamada a estar sobre o Oriente e o Ocidente. Em que sentido?
 
Segundo a minha consciência pessoal, a Santa Igreja Católica e Apostólica tem sido ao longo dos séculos uma espinha dorsal espiritual entre a Ásia e a Europa.
 
É também uma espinha dorsal espiritual hoje, uma muralha do mundo moderno no novo conflito entre o Oriente e o Ocidente. Por Oriente, devemos entender não apenas o Oriente islâmico, mas todo o Oriente: budista ou confucionista.
 
De um lado está toda a civilização oriental, e do outro está a chamada civilização euro-americana ocidental, baseada na ideia imperial, uma síntese da Roma pagã que deificava o imperador e o primado do bispo romano.
 
Esta civilização ocidental é portadora de uma nova visão do mundo, da nova ordem mundial, e não apenas governamental e social: estamos falando sobre uma nova ética, uma nova visão do mundo, uma nova maneira de vida.
 
Esta é uma ideia completamente secularizada, anticristã e imperial. Eu diria que saindo de baixo de tal forma de anticristianismo você pode ver o nariz de Satanás - um satanismo que está aparecendo cada vez mais distintamente, fazendo uso de todas as ferramentas modernas e se forçando no mundo inteiro.
 
E ficando no caminho desta nova ordem mundial, esta nova cosmovisão e novo anticristianismo radical é a espinha dorsal espiritual entre a Europa e a Ásia - a Igreja Ortodoxa de Cristo. Portanto, deve ser destruído, porque enquanto existir, essa nova ideologia não pode triunfar sobre o mundo inteiro.
 
Portanto, não é por acaso que, após a queda da União Soviética, quando essa ideia imperial do tipo euro-americano se lançou em sua nova campanha, a primeira coisa que fez foi bombardear um país ortodoxo. Não é de forma acidental que tudo isso tenha acontecido no espaço da nação sérvia ortodoxa.
 
E este foi apenas o início da expansão imperialista da nova ordem mundial e da preparação (sobre a qual não há dúvidas, e isso fica perfeitamente claro quando você olha o que está acontecendo na Ucrânia) para um ataque à Rússia. Isso é claro como cristal e não tem nenhuma conexão com alguma teoria da conspiração mundial.
 
O único poder que une os povos dos Bálcãs com a Rússia é a Igreja Ortodoxa, e para subjugar e tomar posse desses vastos territórios - e não apenas geográficos, mas também estratégicos e econômicos - eles têm que roubar suas almas.
 
A Igreja Ortodoxa - a Igreja de São Vladimir de Kiev e São João Vladimir, e Igual aos Apóstolos São Constantino - agora se assemelha a São Job, o Longânimo. E tudo o que aconteceu com o sofrimento de Job está acontecendo com a Igreja de Deus - a Santa Igreja Católica [Universal] Oriental. Principalmente no século XX.
 
Basta olhar para o que aconteceu com Constantinopla, o que está acontecendo agora com Alexandria, Antioquia e Jerusalém! Veja o que aconteceu com a Rússia no século vinte e o que aconteceu com a Igreja Sérvia! Esses sofrimentos ... Temos que olhar um pouco mais profundamente. Assim como o sofrimento de Job - ele perdeu muito! Seu gado, sua propriedade, seus filhos - todos eles pereceram; no final, até mesmo sua esposa renunciou a ele e o próprio Satanás o atacou ... Mas Deus disse apenas uma coisa a Satanás: não toque em sua alma. 1
 
A alma do mundo moderno é a Igreja de Cristo!
 
- Como o senhor avalia a situação na Ucrânia contemporânea, quando uma congregação cismática foi absolutamente legalizada, quando milhões de pessoas acreditam nos cismáticos 2 como se eles fossem a verdadeira Igreja?
 
—Este é um dos problemas internos e modernos da Igreja Ortodoxa como um todo, que está se manifestando de forma particularmente ampla no espaço da Rus 'de Kiev - a Rus' de São Vladimir.
 
Em nossos tempos, a formação de novos estados surgindo das ruínas da União Soviética e da ex-Iugoslávia - não apenas novos estados, mas também novas nações - de uma forma ou de outra influenciam o surgimento de novas “Igrejas”: a ucraniana, a macedônia, Montenegro…
 
De um lado, vemos o Metropolita Onufre, Primaz  da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscou - a Igreja que preserva a herança orgânica e viva da Igreja de São Vladimir, que respeita todas as características específicas desta porção do povo da Rus 'de Kiev, respeita também este novo estado, mas ao mesmo tempo preserva a unidade da Igreja, permanecendo uma parte orgânica da Única Santa Igreja Católica e Apostólica.
 
Do outro lado, temos o que aquele infeliz Denisenko está fazendo. A questão é: Será que pessoas assim acreditam em Deus? As pessoas que subjugam o Corpo de Cristo a quaisquer interesses terrenos, quaisquer que sejam - neste caso, os interesses de uma nação ou estado - acreditam em Deus?
 
Temo que eles, em essência, não estejam servindo a Cristo, mas sim à ideia pagão-imperialista da civilização euro-americana ocidental, que está em um estado decaído.
 
Oramos com Santo Efrém, o Sírio, para que o Senhor não nos dê um espírito de "ambição" - isto é, a sede de poder. 3
 
Pode-se entender o estado de Denisenko, que já foi candidato a Patriarca. Mas agora temos essa história miserável de deificação do estado ucraniano, da nação ucraniana, da língua ucraniana; esta história de cisma em uma nação, uma Igreja - com consequências catastróficas.
 
Durante este período crítico de sofrimento da Igreja, quando a Igreja Oriental é a espinha dorsal espiritual do mundo, o mais importante é preservar a Igreja como Cristo a criou - livre dos poderes deste mundo, para que possa ser a mesma testemunhe a Deus como Jó foi, e devolva tudo o que foi perdido.
 
Por meio dela, Deus protegerá a alma dos povos fiéis e, ao mesmo tempo, a Igreja será um verdadeiro fermento para o mundo moderno. Ninguém estava tão profeticamente ciente disso quanto Dostoiévski, que escreveu que uma Igreja futura e saudável é a única salvação para o mundo moderno e a humanidade.
 
Mas aqui está o que é especialmente surpreendente. A Europa, os EUA e a OTAN lutaram por setenta anos para destruir a URSS e conseguiram seu fim. Mas essa mesma Europa guarda os resultados mais essenciais do regime comunista como se fossem revelações divinas.
 
Por exemplo, quando foram estabelecidas as fronteiras entre a Ucrânia e a Rússia, e entre outras repúblicas soviéticas? Quem os estabeleceu? Os comunistas os estabeleceram tanto para vocês [russos] quanto para nós [sérvios]. Agora, “defendendo os direitos humanos”, americanos e europeus apóiam os neofascistas na Ucrânia para preservar esse legado da União Soviética. A questão é: para quê? Isso significa que estamos falando de interesses completamente diferentes: eles estão usando esse legado comunista para alcançar seus próprios objetivos imperialistas.
 
O “Drang nach Osten” 4 está usando outros métodos para continuar suas cruzadas. Em tempos anteriores, era a ideia de libertar o Sepulcro do Senhor; mas o que essas cruzadas de fato fizeram é bastante óbvio. O que aconteceu de fato foi exatamente o que está acontecendo hoje na Síria, Iraque e Afeganistão: a pilhagem das riquezas desses povos orientais.
 
Lembramos as palavras dos políticos ocidentais sobre como a Rússia tem muitas riquezas naturais e muitos recursos naturais, e eles devem ser compartilhados: “Não só salvaremos o que temos para nós, mas tiraremos o que precisamos da Rússia. ”
 
Esta é uma história muito complicada. E está sendo refratado em torno da Ucrânia, Kiev - em torno da herança de São Vladimir, cujo aniversário estamos celebrando.
 
—O que o senhor acha do destino dos povos cristãos, incluindo os ortodoxos, que talvez inconscientemente baixem a cabeça diante dessa nova ordem mundial, pensando que estão lutando por sua própria liberdade? Foi assim durante o desmembramento da Iugoslávia: muitos estavam convencidos de que lutavam pela libertação do legado comunista. Estamos vendo algo semelhante acontecendo agora na Ucrânia. Tem-se a impressão de que essa luta está ocorrendo dentro da estrutura do plano global de alguém.
 
—Em essência, é exatamente isso que está acontecendo. Se você pegar a Iugoslávia, por exemplo, fica cada vez mais claro para mim que a Iugoslávia foi intencionalmente destruída. Afinal, era um país grande - 20 milhões de pessoas. Era um estado que precisava ser considerado e não tão fácil de manipular, apesar de todas as suas fraquezas e inadequações - tanto como Reino quanto como federação.
 
Eles se separaram, guiados pelo princípio de “dividir et impera” - dividir e conquistar. Eles estabeleceram esses pequenos estados satélites da Eslovênia e Croácia, Bósnia e Herzogovena, que nunca existiram antes como estados, e conseguiram separar a Sérvia de Montenegro - um povo e uma nação soberana com séculos de idade!
 
E do Kosovo autônomo eles fizeram um “estado islâmico”. A embaixadora dos EUA em Kosovo esteve em uma recepção com o Patriarca da Sérvia e disse que está trabalhando pela primeira vez como diplomata em um “país islâmico”. Nós a corrigimos: é uma terra cristã desde o século IV. Mas eles alcançaram esse “estado islâmico” com o bombardeio da OTAN - formando Kosovo como um estado independente e um país islâmico. Da mesma forma, estão tentando transformar a Bósnia em um estado islâmico unitário.
 
Veja a Macedônia, por exemplo. O que é a Macedônia hoje? De fato, já está dividido em duas partes - a eslava e a albanesa; e é questionável quanto tempo pode existir nesta forma. Os comunistas estabeleceram a Macedônia como ela é hoje - assim como formaram a Ucrânia e o moderno Montenegro.
 
O Montenegro que temos hoje foi feito pelos comunistas: com uma nação montenegrina e uma língua montenegrina. Agora eles querem até sua própria “Igreja Montenegrina”.
 
É verdade que esse processo está encontrando mais dificuldades em Montenegro do que na Ucrânia e na Macedônia. Posso explicar isso pelo fato de que nossa Igreja foi fortalecida pelo sangue dos mártires - o Santo Hieromártir Joanico, o Metropolita Arsenio e mais de 150 outros padres mortos pelos comunistas. Pode-se dizer que, se você olhar para as porcentagens, esse foi um sacrifício maior para o pequeno Montenegro do que os Novos Mártires pela Rússia.
 
Não é surpreendente que o mesmo grupo que governou em Montenegro sob os comunistas ainda esteja no poder, só que em vez do bezerro de ouro do comunismo eles agora estão se curvando ao bezerro de ouro em Bruxelas - para o bem de seus próprios interesses.
 
As bombas da OTAN caíram também em Montenegro - em Danilovgrad, Cetinje e Murino, matando onze crianças. Isso para não falar do que aconteceu no Kosovo.
 
E agora eles estão forçando Montenegro a aceitar a independência de Kosovo. É assim que Montenegro está indo contra os interesses de sua própria vida. É assim que eles governam e usam os pequenos estados.
 
É por isso que dividiram a Sérvia e Montenegro e os colocam um contra o outro. É por isso que a Ucrânia foi separada da Rússia. Não basta estabelecer fronteiras - é preciso convencê-los de que não são um só povo, nem uma Igreja, que não têm o mesmo Príncipe Vladimir ... Vamos dividir São Vladimir! Agora, como você vai dividi-lo?
 
Portanto, é perfeitamente claro que para atingir seus objetivos imperialistas, o Ocidente moderno está destruindo abertamente essa unidade eslava, esses governos. É se apropriar dos frutos deixados pelo regime comunista e defendê-los até o ponto em que uma guerra fratricida estourou nos Bálcãs, assim como na Ucrânia. Fratricídio - a fim de preservar as fronteiras traçadas pelo sistema bolchevique e ordem de Lenin! Aqueles que supostamente guerrearam contra o comunismo e o bolchevismo são hoje os guardiões mais zelosos dos principais frutos do comunismo. Mas eles não estão interessados ​​no legado soviético - eles estão apenas perseguindo seus próprios interesses.
 
Uma luta está acontecendo por petróleo, por recursos naturais e riqueza industrial tanto na Ucrânia quanto na Rússia, bem como no Oriente Próximo. Eles transformaram o Oriente em um inferno, guerreando com aqueles que haviam criado anteriormente - a chamada Al-Qaeda. Enquanto isso, a Igreja de Cristo está sendo destruída no Oriente. Movimentos islâmicos fanáticos estão destruindo o cristianismo por completo lá. E, novamente, estamos enfrentando uma ideologia totalmente anticristã, que está agindo no interesse da nova ordem mundial em todas as esferas da vida humana. É subjugar tudo a si mesmo.
 
Paralelamente, tudo está voltando ao chamado do “pão e circo!” da Roma pagã e os restos finais do Cristianismo estão sendo expulsos dos espaços da Europa e da América.
 
—Como devemos nós, servos de Cristo, reagir a esses desafios contra a Igreja e o Cristianismo? O que devemos mudar em nós mesmos? O que deveríamos fazer?
 
—Devíamos fazer o que ouvi há muitos anos de uma tola por Cristo no cemitério Smolensk em São Petersburgo.5 Ela me disse então: “Vá mais fundo, pai, vá mais fundo!”
 
Ortodoxia é o Job moderno. Você pode tirar tudo dele, mas não pode tocar sua alma. Deus preserva a alma. Testemunho disso é tudo o que aconteceu ao longo desses mil anos desde a época do príncipe Vladimir.
 

Notas de Tradução
1. Em Job 2:6, lemos:  E disse o Senhor a Satanás: Eis que ele está na tua mão; poupa, porém, a sua vida. No texto eslavo da Igreja, entretanto, a palavra “dusha” ou “alma” é usada em vez de “vida”. Isso dá um significado mais profundo.
 
2. Esta é uma referência ao chamado “Patriarcado de Kiev”, chefiado por Filareto (Denisenko), que uniu sob si mesmo um ramo de um sistema anteriormente existente. Denisenko é encorajado e apoiado pelo atual governo ucraniano para fins políticos - principalmente para arrancar a alma da Ucrânia de suas raízes históricas na Santa Rus '. A Igreja Ortodoxa Ucraniana autônoma canônica é dirigida pelo Metropolita Onufre (Berezovsky) .— OC.
 
3. Oração de Santo Efrémm, o Sírio (dita principalmente durante a Grande Quaresma): Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, de dissipação, de domínio e de vã-loquacidade. Concede ao teu servo um espírito de temperança, humildade, paciência e cariade. Sim, ó Senhor Rei, concede-me ver minhas falhas e não condenar meu irmão; pois bendito és Tu para sempre. Amém (Tradução livre não oficial)
 
4. (alemão para "anseio pelo leste", "empurrar para o leste", "empurrar para o leste", "dirigir para o leste" ou "desejo de empurrar para o leste") foi um termo cunhado no século 19 para designar a expansão alemã em Terras eslavas. O termo se tornou um lema do movimento nacionalista alemão no final do século XIX (definição da Wikipedia).
 
5. Onde as relíquias de São Xênia de Petersburgo são mantidas.

Entrevista em 2015

Comentários

  1. Aí você ler os Protocolos dos Sábios de Sião e nota que o Papado e a Autocracia Russa foram apontados como as duas maiores forças contra os judeus internacionais sionistas em seus planos de dominação mundial. Considerando que apenas o Papado existe a partir dessas duas instituições.

    Por sinal, grande parte dos Padres Ortodoxos Russos são judeus infiltrados
    https://mobile.twitter.com/AndySlo30293431/status/1278281197865635841

    ResponderExcluir

Postar um comentário