A DANÇA DA MORTE NAS RUAS DE BELGRADO

 RADOVIC Metropolita Amfilohije
tradução de monja Rebeca (Pereira)



No dia 10 de outubro, na capital sérvia de Belgrado, teve lugar a chamada “parada do orgulho gay”, iniciada ao longo de vários anos por várias organizações de pessoas com orientações sexuais não tradicionais. Vários representantes e emissários internacionais apoiaram ativamente esse empreendimento. Os preparativos para a parada gay foram em uma escala sem precedentes, com uma campanha ativa na mídia. Até mesmo alguns funcionários do governo foram chamados a participar deste evento, incluindo membros do gabinete de ministros. Medidas de segurança reforçadas foram tomadas à luz do fato de que tal desfile provocaria uma reação fortemente negativa do público sérvio. As tentativas anteriores de conduzir tal evento terminaram em ataques físicos aos participantes, confrontos com a polícia, desordem nas ruas ou foram simplesmente canceladas por representantes do Ministério do Interior antes mesmo de acontecerem.

Dias antes deste evento, um membro do Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa Sérvia, o Metropolita Amfilohije de Montenegro e do Litoral, comentou o que estava para acontecer. Este comentário foi publicado na revista “Pechat”.


—Qual é a posição da Igreja Ortodoxa sobre a questão da homossexualidade?

—Homossexualidade, ou sodomia, como é chamada na Bíblia — o pecado de Sodoma — sempre foi, e ainda é, um dos pecados humanos mortais e mortíferos aos olhos da Igreja. De acordo com o livro mosaico de Gênesis (Gênesis 19: 1-29), esse pecado foi a razão pela qual Deus destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra com fogo e enxofre. Essas cidades estavam localizadas no lugar onde agora fica o Mar Morto, no qual as criaturas vivas não podem viver (os arqueólogos confirmaram que os restos de algumas cidades antigas estão na verdade localizadas sob o Mar Morto). Para a identidade bíblica e eclesial e para a consciência religiosa em geral (além do Cristianismo, isso se relaciona especialmente com o Judaísmo e o Islamismo), a sodomia é:

a) uma contaminação e abuso da própria natureza do homem e das forças dadas por Deus,

b) violência à ordem moral das coisas, e

c) olhando mais profundamente, é o impulso consciente ou inconsciente do homem para a auto-aniquilação.

 

a) O homem é um ser a quem foram dados poderes físicos e espirituais. Em sua natureza, há um anseio inerente pela sociedade, pela associação com outros, e sem isso ele não pode atingir a plenitude de sua existência. Tudo o que um homem é e tudo o que ele possui é um meio pelo qual ele estabelece a unidade com outras pessoas e com a natureza. Ele nasce e vive nesta natureza, percebe sua vocação e significado apenas quando é usado corretamente e de maneira saudável, e quando atinge a unidade de acordo com a ordem das coisas como dada e estabelecida por Deus.

O que é essencial para todas as forças psicofísicas e dons do homem também é essencial para a comunidade dos gêneros masculino e feminino. Graças ao mistério do amor, dois se tornam um ser. A qualidade do amor verdadeiro é procriar e dar uma nova qualidade de vida. A bênção inerente à natureza masculina e feminina é a criação de uma nova vida, nascimento e multiplicação, encher a terra e ter autoridade sobre ela (ver Gn 1:28). Pisar sob os pés esta ordem estabelecida da natureza humana destrói a própria essência da existência humana e sua vocação eterna. O amor é dado ao homem para que ele procrie, regenere. Todo nascimento é nascimento para a eternidade, e não para morte e inexistência. O rebaixamento do amor à luxúria irracional, "as concupiscências da carne" e "concupiscência dos olhos" - e isso é o que é o incitamento da concupiscência de um homem por um homem e uma mulher por uma mulher - priva o grande e todos - mistério criativo do amor de um homem por uma mulher e de uma mulher por um homem significativo. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada no fogo (Mt. 7:19).

O amor infrutífero pode ser amor verdadeiro? Isso é precisamente o que é o amor sodomita, gay-lésbico, que não herdará e é incapaz de herdar o Reino de Deus - porque tal amor é sem vida e estéril (vede 1 Coríntios 6: 9).

b) O amor, que é o próprio Deus e que é dado ao homem para que ele possa conhecer a Deus através dele e realizar a plenitude da existência celeste-terrena, é abusado por este escurecimento existencial da mente e do coração, a fonte de trevas sodomitas e cegueira. Assim, a homossexualidade, no entendimento e na experiência da Igreja, torna-se fonte de violência contra uma ordem sã e moral das coisas. O número de pessoas que nascem com desequilíbrios hormonais (hermafroditas, etc.) não é grande. O fato de em nossa época o número de pessoas com anormalidades sexuais (sodomitas e lésbicas) crescer a cada dia mostra que estamos falando de outros fatores que estimulam a estranheza e a anormalidade total. Oculto por trás disso esteve, e ainda é, uma crise de moral e uma crise de profundo significado na vida. Todas as civilizações do passado e do presente atestam isso, de acordo com o sábio apóstolo das nações, Paulo: Deus deu a tais obscurecidas e cegas gerações humanas a vil afeições (vede Rom. 1:26).

c) Em todos os outros aspectos, a chamada “parada do orgulho”, a primeira desse tipo na história mundial, organizada exclusivamente em um território localizado nas alturas do desenvolvimento da civilização euro-americana, não pressagia a ruína desta civilização? Seria interessante lançar luz sobre o que se esconde por trás do próprio nome, “parada do orgulho”, do ponto de vista psicológico e antropológico. Por trás do triunfo verbal e da arrogância da demarche social dos "desfiladeiros gays", não está realmente escondido o sofrimento interior, desespero e tristeza dos participantes do desfile? Não é um grito de palhaço emitido por sua perda de equilíbrio moral e espiritual e sua instabilidade existencial? O amor saudável e verdadeiro nunca precisou e nunca precisará de tal ostentação, intromissão e efeito. A compreensão subconsciente de que esse eros estéril leva à morte e à destruição, que sua natureza é suicida e perversa, não força os desfiladeiros gays a fugirem de si mesmos e da beira do abismo sobre o qual dançam a dança da morte? Esse tipo de amor é narcótico - o tipo mais perigoso de narcótico. Nunca se deve perder de vista a imagem eterna de Sodoma e Gomorra: essas cidades e seus habitantes foram destruídos, queimados em fogo e enxofre precisamente porque transformaram o uso natural do homem e da mulher naquilo que é antinatural (ver Rm 1: 26). Seu fim é o Mar Morto.

 Homens e mulheres com tal orientação têm direito a isso? Sem dúvida, eles fazem. Mas foi afirmado há muito tempo: Todas as coisas me são lícitas, mas todas as coisas não edificam (1 Coríntios 10:23). A liberdade é um direito inalienável do homem. Mas tão inalienável é o direito da Igreja de Deus de lembrar e apontar para eles que estão à beira do abismo, que embora sua imagem falsa e doentia da vida, existência e comportamento humano seja gratuita, ela não edifica, mas destruir; e é claro que destrói o homem e a dignidade humana. A Igreja tem o direito de lembrar às pessoas que as paradas gays que acontecem na Europa e no resto do mundo violam a esmagadora maioria dos homens e mulheres de outra orientação e são propaganda de sua ideologia e modo de vida por meios inaceitáveis. Eles estão respirando um espírito de totalitarismo enganoso e manipulação, principalmente de crianças e jovens.

 —O senhor considera que a planejada parada gay deveria acontecer nas ruas de Belgrado; e se não, isso significa que o senhor está enviando uma convocação aberta aos órgãos estaduais para que eles impeçam a referida manifestação?

—De tudo o que afirmei acima, seguir-se-ia que acreditamos que a parada gay nas ruas de Belgrado e nas ruas de outras cidades é uma agressão e, portanto, inadmissível. Que essas palavras sejam recebidas antes de tudo como um apelo aos próprios participantes da parada gay para cessarem sua propaganda agressiva, que é perigosa para eles próprios e evoca agressões semelhantes em outras pessoas. É também um apelo aos órgãos do Estado para que orientem esses grupos a buscarem outros meios de conquistar os direitos que consideram discriminatórios.

 —Como o senhor aconselharia os jovens que são completamente contra tal manifestação?

—Como aconselhar os jovens que sentem que esta agressão os prejudica e os insulta moralmente? Em todo caso, a Igreja não chama e nunca chamou à violência contra nenhum grupo, sejam eles quais forem, nem contra estes grupos de pessoas que escolheram conscientemente o caminho da morte moral e espiritual em vez do caminho da vida. Ao mesmo tempo, ninguém pode privar os jovens do direito a meios pacíficos e pacíficos de expressar seu protesto em defesa de sua própria liberdade e integridade moral, em nome de valores humanos duradouros.

 —As informações sobre o Metropolita da Bulgária, que recentemente concedeu o mais alto prêmio eclesiástico a representantes do governo que se opuseram à realização de uma parada gay, ou o fato de que em Moscou a parada gay foi proibida pelo prefeito por vários anos consecutivos, fornecem testemunho de que essa questão poderia ser abordada de outra forma?

—Sem dúvida, a ação do Metropolita búlgaro e a prevenção das paradas gays durante muitos anos em Moscou atestam a possibilidade de uma outra abordagem a esta questão, que nos é artificial e calculadamente insinuada pelos centros ocidentais de poder ideológico. Seria interessante saber por que os organizadores e financiadores dessas apresentações histriônicas gays e vaudevilles teatrais não estão tentando realizar coisas semelhantes nos países islâmicos do Oriente.

 

—Como a Igreja se relaciona com os numerosos abusos do simbolismo cristão nas paradas gays, que ofendem a sensibilidade religiosa das pessoas?

—Abuso do simbolismo cristão nas paradas gays é perceptível (o uso de cruzes e outros símbolos). Este é um dos sinais de que sob a bandeira da luta pelos “direitos das minorias” realmente procede-se uma agressão permanente contra a maioria das pessoas e contra os valores morais e espirituais humanos comuns. A ofensa e contaminação do que é mais sagrado para os cristãos é, em maior ou menor grau, uma luta contra o Cristianismo e a fé cristã, assim como é contra os valores religiosos comuns, sobre os quais toda a humanidade e cada ser humano construiu ao longo dos séculos sua história coletiva consciência e existência.

 10/15/2010

Comentários

Postar um comentário