Deus quer salvar o mundo inteiro


LEMESHONOK Arcipreste Andrej 
tradução de monja Rebeca (Pereira)


  


Quando o homem está pronto a seguir Cristo, Deus lhe abre Sua via: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-Me.” (Lc. 9: 23).

Deus quer salvar o mundo inteiro, todos, sem exceção. Mas como Ele pode o fazer se o homem O evita a todo tempo? Ele sempre tem o que dizer para não seguir a Cristo: “Não tenho tempo; estou ocupado; não tenho forças e vontade alguma; tenho circunstâncias difíceis em minha vida”.

A vocação implica em responder ao apelo de Deus; o apelo a conhecer o Deus vivo e servi-Lo. Deus reserva a Si próprio o direito de chamar quem Ele quer. Todavia, cada um é livre para responder a tal apelo. Aquele que é chamado se oferece, então, livremente à vontade de Deus sobre ele próprio. Jesus lhe responde: “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-Me”. (Mt. 19: 21)

É muito importante dizer: "Deus, que a Tua vontade seja feita" e não se rebelar em seguida. Mas na prática, muitas vezes, dizemos: "Deus, que a Tua vontade seja feita" e começamos em seguida, quando a vontade de Deus não nos convêm, a se rebelar, a duvidar, a recorrer a truques.

Por exemplo, você vai ao mosteiro. Se você é solicitado a fazer alguma coisa, então seu trabalho é fazê-lo. Se você é convidado a pensar, então você pensa. E durante esse tempo, você trabalha e guarda silêncio. Outro exemplo: fundaste uma família. Acontece que seu marido é um tolo. No entanto, você deve ouvi-lo; submeter-se; aprender a humildade. Se isso não for bem, então eis a vida de cada um com os problemas que ele gera. Entende? É aí que a rebelião conduz.

De acordo com o Evangelho, quem está em estado de fraqueza? Certamente, o homem que não se controla e se perde em seus aborrecimentos, arrastando sua alma em sua queda. Incerto, ele vai uma vez aqui, uma vez lá, deseja algo e então nada, ele é quente e frio, etc ... "Mesmo os corvos voam de cabeça para baixo para não ver a miséria". De fato, este é o estado habitual do homem contemporâneo.

Não queremos admitir isso, mas todos os infortúnios vêm de nós, eis nossa falta. Começamos a procurar e encontrar o motivo dos nossos fracassos, inconveniências, quedas, doenças no outro: foi ele quem acabou com a minha vida, etc ... Ninguém acaba com nada. Eis a tua vida, e deves confiar em Deus. Se confias sua vida a Deus, então se tornas um filho de Deus. Mas se estás incerto: "É para mim e é para Ti; agora é novamente para mim, e é suficiente para Ti, Deus ", então será muito difícil.

Quando chegar o dia, teremos que partir. Quem vai ressuscitar e quem não, essa é a questão. Pensamos na ressurreição? Nós a esperamos? Como o Padre Sofrony disse: "É uma energia espiritual". Uma coisa é quando o homem diz: "Espero a ressurreição. Eu sei que serei ressuscitado! Estou esperando por isso! Estou me preparando! E isso é outra coisa quando o homem diz: "Nós já sabemos o que vai acontecer? Pode não haver nada de bom. Para eles, é definitivo: "Eu vou morrer, e isso é tudo: meu túmulo será invadido por ervas; ninguém saberá onde ele se encontra; em cerca de trinta anos, nos esqueceremos completamente e seremos arrazados". Então, de fato, neste caso, certamente, podes viver como se canta. No entanto, se anseias à vida eterna, vencerás a morte. Mas isso não será possível se não precisares ou desejares nada. Então, você concorda com a sua morte já hoje ... Compreende?
  
O homem pára de olhar para o céu ... Durante um eclipse, as pessoas que observam o fenômeno usando um telescópio ou binóculos aproveitam esse momento fantástico ... e que beleza! Teríamos que observar o céu e pensar no sublime com mais frequência! Mas não! Continuamos incansavelmente a satisfazer nossas paixões, nossa ganância entre outras. Que perda de tempo!

Quando eu olho para o céu, eu vôo. Vamos olhar para o céu com mais frequencia e pensar que em breve nos libertaremos dos elos terrestres que hoje nos unem e voarmos ao céu como um pássaro, lá onde não haverá doença, nem tristeza, nem suspiros, antes a vida eterna. 

No entanto... isto depende de nós, de nossa vontade e do caminho de vida que escolhemos.

Que Deus vos proteja.

Comentários