SOBRE OS MONGES

                                            São PAÍSIOS o Athonita
                                  tradução de monja Rebeca (Pereira)



– Geronta, todos os monges entendem o  que significa ser monge?

– O monaquismo é uma grande honra e bênção que o Senhor concedeu ao homem. Só muito lentamente o monge compreende o seu significado mais profundo. Isso o faz sentir um verdadeiro deleite espiritual. Ele não para de louvar e agradecer ao Senhor e sente a grande honra que lhe foi prestada. É um pouco difícil alguém apreciar a grandeza deste chamado. Os monges vivem a vida dos anjos desde esta vida, por isso são chamados de ‘ordem angélica’. O monge inicia o deleite de alguns dos prazeres dos Céus somente após longas provações e o acúmulo de frutos espirituais. Ele se sente grato ao Senhor até o fim de seus dias através da humildade, do arrependimento e da graça de Deus.

– Geronta, os pais geralmente se opõem ao desejo de seus filhos de se tornarem monges.

– É assim no começo. Muito lentamente, os pais começam a entender o real significado. Eles apreciam a magnitude da honra que o Senhor lhes concedeu. O seu filho, que se dedicou ao Senhor, ajuda a salvar não só as almas dos seus pais, mas também as almas de todos os próximos. Na Ásia Menor, era considerado uma grande bênção se uma família tivesse um membro que fosse monge. Ele estaria intercedendo pelas almas de todos os seus familiares.

– Geronta, qual é o principal dever do monge?

– O monge começa amando a Deus. Quem ama ao Senhor, ama também o próximo. O monge vive toda a sua vida sofrendo. Ele está com dor, querendo salvar sua alma. Isto acontece por causa da sua grande adoração ao Senhor, por causa do seu amor divino. Ele também está sofrendo, querendo salvar o mundo inteiro. Isto se deve ao seu amor pelo próximo.

– Geronta, por que o monge renuncia ao mundo?

– Ele renuncia ao mundo porque ama o mundo. Ele não odeia o mundo. Ele não renuncia ao mundo porque é arrogante e só quer salvar a sua própria alma. É porque ama o mundo que se mantém afastado dos parasitas do mundo para conseguir uma melhor comunicação com o Senhor.

– Geronta, normalmente os monges não pregam. Mas às vezes encontramos monges piedosos que partem em missão. O que acontece nesses casos?

– Os monges pregam à sua maneira. São como faróis em rochas altas, que iluminam os arredores e direcionam os navios ao destino certo. Os monges ajudam cada pessoa a chegar ao seu verdadeiro destino, que é o Senhor. O monge prega o Evangelho com sua própria vida. Ele vive o Evangelho, e a graça de Deus o entrega. Assim, o Evangelho é pregado da forma mais positiva, algo que as pessoas procuram hoje em dia.

– Geronta, o que você tem a dizer sobre os monges missionários?

– O Senhor está executando Seu plano através deles. O monge não faz planos nem tem planos de sair em missão. O Bom Deus faz com que ele execute o Seu plano, como se fosse dele. Quando o Senhor decide que alguém deve ser enviado em missão, Ele mesmo o envia à Sua maneira divina.

– Geronta, todos os monges adquirem virtudes?

– Um monge não pensa em virtudes. O monge obedece aos mandamentos do Senhor. Ele dá tudo a Cristo. Ele se entrega a Cristo. Ele se sente filho de Deus. E como filho de Deus ele tem direito à propriedade de seu pai. O Bom Deus distribui bênçãos abundantes às Suas criaturas, se não for em detrimento delas.

– Geronta, o que o monge deve tomar cuidado?

– O monge deve imitar Cristo porque O ama. Ele é o noivo de sua alma. Ele deve imitá-Lo, em Sua total obediência. É por causa do Seu enorme amor que Cristo desceu do Céu, nasceu num berço, obedeceu a Sua Mãe e a José e demonstrou obediência até à Sua morte, uma morte de Cruz. Obediência significa humildade. O monge deve obedecer não apenas às pessoas mais velhas, mas também às mais jovens que ele. O monge deve cultivar a devoção. Ele busca o anonimato e a aversão. Ele busca o Senhor e a Virgem Maria se deseja amor e carinho e não outras pessoas. Ele detesta a arrogância e tenta constantemente aumentar seu amor pelo Senhor e pelo próximo. Por viver espiritualmente, ele se alimenta do amor do Senhor e nutre outras pessoas com ele.

– Geronta, me dê sua bênção.

– Que você tenha a bênção do Senhor. Que o Paraíso te consuma!


Comentários