OS JOVENS NA GRÉCIA HOJE

Ancião MOISÉS o Athonita
tradução de monja Rebeca (Pereira)



Os jovens na Grécia hoje têm uma série de fraquezas. Não gostam de trabalho árduo, são indiferentes a assuntos de real importância, rejeitam conceitos de antemão e são facilmente desencaminhados com ideias triviais. Por outro lado, no entanto, eles mantêm grande desejo de verdade-justiça, anseiam por autenticidade, são sensíveis – no bom sentido – espontâneos, brilhantes, auto-contidos e humanos.

Desconfiam da Igreja – associam-na aos erros de seus representantes. Eles são pouco cautelosos com o Patriotismo, depois das arengas anti-patrióticas de certos não-patriotas modernos. Zombam dos políticos, que demonstraram incompetência e iniquidade mais do que suficientes, mas também incluem a própria política, o que é uma pena. O passado sagrado não os inspira e têm bastante medo do futuro. Em grande medida, justifica-se a atitude de nossos jovens, pois viram a hipocrisia dos “grandes e bons”, que disseram uma coisa e fizeram outra.

Não tenho problema algum em responder às suas perguntas, mas temo o silêncio deles, induzido pela indiferença. Eu poderia ajudar, contribuir para qualquer investigação, para o monitoramento, para a descoberta, para o esclarecimento. A preocupação não é uma coisa ruim, a ansiedade é boa quando leva as pessoas a aprender e encontrar respostas às suas perguntas. Os jovens são simpáticos, com seus olhos brilhantes e objeções bem-intencionadas a uma variedade de atitudes servis, medrosas, tímidas e choramingas. Quem genuinamente estuda e busca a verdade, certamente encontrará luz, justificação, informação, consolo e revigoramento.

Alguns não querem muito, não se interessam por coisas mais altas, ficam felizes em vegetar, não se incomodam, passam o tempo ociosos, não se importam com nada e evitam agarrar qualquer urtiga.

Naturalmente, isso não é verdade apenas para alguns de nossos jovens. Há alguns bons que passam a vida inteira alegremente assim, contentes em culpar os outros por nossa sociedade sórdida. Eles estão constantemente à procura de desculpas e pretextos para justificar seu estado grosseiro.

Qualquer ressurgimento dinâmico do mau gosto e da miséria de uma vida cotidiana sem sentido, uma vida desamparada, uma rotina longa, cansativa e degradante requer determinação, franqueza e audácia. Uma revolução não é jogar coquetéis molotov, quebrar janelas e queimar carros, mas uma ruptura pessoal com seu eu perverso e desagradável, uma remoção de sua falsa aparência, uma rejeição de sua máscara e uma avaliação sóbria de suas responsabilidades e obrigações.

É fácil ser um incrédulo, um ateu, um espírito livre. Mas, na verdade é muito difícil ser um cristão responsável, um verdadeiro crente, um verdadeiro homem ou mulher de Deus. O grande pensador dinamarquês Kierkegaard disse:  “Assim como a flecha, solta do arco pela mão do arqueiro experiente, não descansa até atingir o alvo, assim os homens passam de Deus para Deus. Ele é a alvo para o qual eles foram criados, e eles não descansam até que encontrem seu descanso n’ Ele”.

Os jovens cristãos têm visões inspiradas, objetivos divinos, propósitos sublimes e vidas imbuídas de significado. Eles não são facilmente descartados. Eles não são influenciados por prazeres absurdos e corrupção obscura. Resistem à paixões opostas e demoníacas. Desejam as virtudes e lutam para adquiri-las. Eles são inspirados pela integridade, sinceridade, decência, modéstia, gravidade e moderação. Podem ter menos ganhos materiais, mas têm uma consciência tranquila, alegria em seus corações e prazer em suas almas. Eles não sofrem de culpa, pesadelos, ódios, ciúmes, pura maldade, sentimentos hostis, calúnias ou ações dissimuladas.

Se as pessoas passam a juventude em um vazio espiritual, isso as afetará pelo resto de suas vidas. Perturbações psicológicas profundas criam novos complexos de inferioridade, tédio, solidão e até melancolia. Uma vida sem moral ética, obstáculos ou qualquer outro tipo de restrição tida como livre, no final, escraviza, e o prazer abundante traz apenas um excesso de dor.

O mais angustiante é que algumas pessoas manipulam e exploram os sonhos de nossos jovens. A maioria destes últimos têm uma veia rebelde, uma inclinação para fazer mudanças – importantes, eles diriam. A reavaliação e a reformulação visam algo melhor. E isso não é ruim.

Os adultos, no entanto, querem que seus filhos sejam cópias fiéis e precisas de si mesmos, uma extensão de seus egos, suas ferramentas obedientes e submissas. É por isso que há um esforço organizado para confundir os jovens. Eles os tomam vulneráveis com novas ideias, narcóticos, bebidas, festas e trágicos eventos em estádios esportivos e shows.

Os jovens são chamados a desenvolver um espírito de resistência e uma visão estável em relação a qualquer coisa chata, feia, suja, artificial, vil ou podre. Como disse Claudel, os jovens são feitos para o heroísmo. Os jovens da Grécia merecem um destino melhor, uma atitude mais corajosa, uma grande militância. Eles não precisam ser desencaminhados pelos inescrupulosos, que os enganarão e decepcionarão. Minhas conversas com os jovens na Montanha Santa (Athos) me trazem alegria e esperança e, na verdade, me comovem profundamente.

 

Comentários

  1. Curioso em saber como as moças como da foto que ilustra o artigo conseguiram conversar com o monge na Montanha Santa, se lá não se permite mulheres...

    ResponderExcluir
  2. Padre, muitos monges (hieromonges) saem da santa Montanha para simpósios, palestras, encontros com seus filhos espirituais. Creio que seja em uma destas oportunidades.
    Eu conheço vários, e nunca fui ao Athos))

    ResponderExcluir

Postar um comentário