O amor tem um rosto - Um bate-papo com Ancião Theoliptos



‘Pai, eu não amo’.

'Muito bem'.

"Muito bem que eu não amo?"

'Não não. Quero dizer outra coisa’.

'O que seria então?'

— Você vai entender à medida que continuarmos. Apenas me diga o que você quer dizer quando diz que não ama’.

“Quero dizer, eu sinto que meu coração é uma pedra. Eu não me importo com outras pessoas. Não estou interessado no meu próximo. Há momentos em que o problema de outra pessoa é motivo de alegria, porque não é um problema que eu tenha. Eu condeno. E às vezes, se outra pessoa está feliz, sou devorado pela inveja’.

'E você gostaria de amar?'.

‘Eu daria qualquer coisa’.

‘Então, eu estava certo em dizer “muito bem”. Na verdade, eu deveria ter dito duas vezes’.

'Duas vezes, mesmo!'.

Definitivamente duas vezes. Primeiro, porque você está pensando com contrição. Você não percebe que, ao dizer assim, está a se confessarao mesmo tempo? Posso não estar usando uma estola, mas o caminho para o seu arrependimento agora está aberto para você. Você chegou ao ponto em que reconhece as limitações dos poderes humanos’.

'E o que mais?'.

“O segundo “muito bem” é porque você entendeu que o amor não é uma conquista nossa; é um dom. Sua ausência é de partir o coração. A saudade é insuportável. Você não percebe que está perdendo algo que seu ser reconhece, mas que você não é capaz de provar? Onde você aprendeu a procurar o amor? Quem te ensinou e agora você quer tanto? Você não vê que fomos feitos para amar, mas não gostamos do amor? Você está com o coração partido e entende. É por isso que eu disse “muito bem” duas vezes’.

‘Mas o resultado é o mesmo. Não gosto de mim. O que eu posso fazer?'.

‘Antes de tudo, sê paciente. O amor segue seu próprio ritmo e seu próprio horário’.

'Você quer dizer, sempre que quiser?'.

‘Niko, o amor é uma Pessoa; ou melhor, é uma maneira de ser para uma pessoa. Não é uma emoção, não está equilibrando seus hormônios. Não é um instinto. É uma pessoa. Assim como você, ele decidirá se e quando vocês se encontrarão’.

'E até lá?'

‘Até então, obras de amor. Quantos você puder. Do mais insignificante ao muito importante’.

‘Mas acabamos de dizer que não tenho nenhum amor’.

‘Você não precisa disso. Eu estava falando sobre obras de amor. E você sabe muito bem quais são eles’.
 
'O que? Apenas mecanicamente?'
 
'Escute-me. Os Padres da Igreja sabem quão frágeis e mutáveis criaturas ​​somos nós. Eles também sabem que somos corpo e alma. Ambos compartilham nossa jornada para a glorificação. O corpo contribui através da aplicação prática das virtudes. Através da vida espiritual, a alma iluminada e seu olho, que é o nous, está em condições de contemplar as luzes da eternidade. Claro, tudo começa com a vida interior e como as pessoas progridem nisso, então sua vida externa, que são suas ações, revela esse progresso. Mas há também o processo oposto. Obras de amor - esmolas, compartilhar qualquer fardo que esteja pesando sobre o próximo, bem como adoração corporal, prostrações, leitura das escrituras e orações - são a contribuição do corpo para que a alma possa começar de novo.
 
‘Mas tudo será apenas uma formalidade, vazia, como aplicar regras de bom comportamento’.
 
‘Parece isso, mas não é. As obras, especialmente as que você chama de vazias, não são suficientes. Não fazemos uma lista de boas ações para que Deus nos ame. Quando são feitas no espírito que você demonstrou hoje pelo que disse, as obras são a preparação para um encontro, que certamente vai acontecer. Não sabemos como e quando, mas vai acontecer. Como no caso do profeta Elias, Deus vem com consideração e gentileza, quase imperceptivelmente, como um sopro de vento. E temos que estar prontos, receptivos e conscientes. As obras de amor nos preparam para encontrar a face do amor. Quando isso acontecer, as obras se tornarão naturais, espontâneas e evidentes. Mas antes desse encontro, nosso eu precisa de pressão, disciplina, um alerta e autocrítica. Não culpa, no entanto. Pelo que você me disse hoje, esse é o único perigo. Você pode pensar que falhou e depois se condenar por isso. E, no entanto, meu irmão, nem você, nem eu, nem ninguém pode fazer mais do que reconhecer como somos falhos’.

'Você não está preocupado, Pai, que todos esses elogios de hoje vão para a minha cabeça?'

— Não por hoje, pelo menos. Você está seguro atrás do escudo da autocensura. Da próxima vez, veremos’.

Comentários