Conversão à Ortodoxia

DESEILLE Arquimandrita Placide
tradução de monja Rebeca (Pereira)


Eis algumas palavras do Rev. Arquimandrita Placide Deseille, monge athonita e teólogo renomado, convertido do seio da Igreja de Roma à tradição plena da Única Igreja de Cristo:

Decerto, somos mesmo bem “convertidos”, no sentido de termos passado da Igreja Romana – para com a qual guardamos uma gratidão imensa por tudo que dela recebemos no seio de nossas famílias e do povo cristão que nos carrega a tanto tempo (povo francês) – a Igreja Ortodoxa.  No entanto, esta Igreja Ortodoxa não é simplesmente uma Igreja “oriental”, uma expressão oriental da fé cristã: ela é a Igreja de Cristo. O essencial de sua tradição foi a transmissão comum de todos os cristãos durante os primeiros séculos, e entrando em comunhão com ela, não fazemos nada mais do que retornar a esta fonte. Não “trocamos de Igreja”: somente desejamos entrar na plenitude original da única Igreja de Cristo.  Sentimos plenamente o número destes cristãos do ocidente que “pedem para serem admitidos na Igreja Ortodoxa, sem renegarem, todavia, que o ocidente, e mais particularmente suas pátrias, antes e depois da separação e do cisma, trazem a marca do Espírito de Deus que sopra lá onde Ele quer”.

Depois de se fazer batizar nas águas da Santa Ortodoxia, no Santo Monastério athonita de Simonos Petra na Santa Montanha, em companhia de mais dois irmãos em Cristo, recebe o doce consolo por parte de um Ancião renomado (Padre Gelásios) … as seguintes palavras:

Vós não sois católicos romanos convertidos a Ortodoxia grega. Vós sois cristãos do ocidente, membros da Igreja de Roma que regressaram a comunhão com a Igreja universal.
Isto é muito maior e mais importante.

Comentários

  1. Saudações!!!

    Como faço para se formar e ser Padre na Igreja Ortodoxa?

    Meu contacto: pedrokialongo@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro, a paz de Cristo!
      Que tal conhecer um clérigo que possa lhe ajudar?
      Envio-lhe no email o endereço dele, assim vc poderá entrar em contato, se assim desejar.
      Grato, A.R.

      Excluir
  2. Moro em uma cidade no interior de MT e não há igreja ortodoxa. O que fazer? Não posso me converter sem frequentar uma instituição por motivo de força maior?

    ResponderExcluir
  3. Olá boa noite , gostaria de me converter a igreja ortodoxa , como faço?

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Tenho o desejo de me tornar um cristão ortodoxo. Preciso de orientação, pois onde resido não há nenhuma Igreja Ortodoxa. Sou Católico Romano, mas pesquisando mais a fundo sobre a Igreja Ortodoxa vi algumas diferenças que para mim são importantes e por isso gostaria de né tornar um cristão ortodoxo. Obrigado.

      Excluir
  5. ola gostaria de conhecer a igreja ortodoxa. sou católico romano e gostaria de frequentar a igreja ortodoxa. moro em são Paulo SP gostaria de alguma formação.

    ResponderExcluir
  6. Olá gostaria de connhecer a igreja ortodoxa e me converter. Sou católico romano e gostaria de conhecer alguém um para formação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário