Fazer o bem



Quando os Santos Padres falam de "fazer o bem", eles se referem à justiça dos Evangelhos, e não ao bem da natureza humana.

"Não há qualquer concordância entre o bem dos Evangelhos e o bem da natureza humana decaída. O bem da nossa natureza humana decaída está misturado com o mal, e assim esse bem torna-se ele próprio em mal, assim como uma comida deliciosa e saudável torna-se veneno se for misturada com veneno.

Guarda-te de fazer o bem da natureza decaída. Fazendo esse bem, tu desenvolves tua própria queda, desenvolvendo dentro de si opinião própria e orgulho, e atingirás a mais completa conformidade com o demônio. De outro lado, fazendo o bem dos Evangelhos... tornas-te semelhante ao Deus-Homem. O Senhor ordena a completa renúncia à natureza decaída, e ódio por seus impulsos e motivações, não só por aquelas que são obviamente malignas, mas por todas sem exceção, mesmo por aquelas aparentemente boas. É um grande desastre seguir a justiça na natureza decaída..." (Bispo Inácio Brianchaninov, The Arena p. 16)

Comentários