quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Visita do Patriarca Kirill de Moscou e Toda Rússia à Igreja Ortodoxa Sérvia - parte 2


No dia 16 de Novembro, Sua Santidade o Patriarca Kirill de Moscou e Toda Rússia e Sua Santidade o Patriarca Irinej da Sérvia oficiaram a solene Divina Liturgia no Templo-Memorial de São Savas da Sérvia no Vratchar em Belgrado. O Patriarca Kirill foi honrado com a mais alta distinção da Igreja Sérvia – Ordem de São Savas, 1° Grau.

Dentre os concelebrantes estavam o Metropolita Amfilohije de Montenegro e Litoral, Metropolita Hilarion de Volokolamsk e Metropolita Miguel de Geneva e Europa Ocidental, os Bispos Lavrentije, Vasilije, NIkanor, Irinej, Hrizostom, Lukijan, Pahominje, Atanasije, Joanikije, Grigorije, Joakim, Sergyi (russo), Antonije, Arsenije e Jeronim; os Arciprestes russos Nikolai Balashov e Igor Jakimchuk, abades de monastérios sérvios e clérigos da Igreja Ortodoxa Sérvia.












Assistiram ao divino serviço o Sr. Tomislav Nikolitch, Presidente da República da Sérvia, o Sr. Ivica Dacitch, Ministro de Assuntos Exteriores da República Sérvia, Sr. Nenad Popovitch, primeiro Deputado da Assembleia Nacional da República Sérvia, membros do governo da Sérvia, embaixadores da Rússia, Bielorrúsia e Chipre; General Mladjan Nishevitch, um representante do Ministério de Defesa da Sérvia, Ver. Sladjan Vlajitch, Capelão-Chefe do Ministério de Defesa da Sérvia e representantes da Igreja Católico-Romana: Monsenhor Orlando Antonini, Nuncio Apostólico em Belgrado, e o Arcebispo Stanislav Hocevar de Belgrado, bem como outros representantes do corpo diplomático e público e da vida política da capital sérvia.






Após a Sagrada Liturgia, Sua Santidade Irinej agradeceu a todos os que participaram do serviço. Mencionou os laços históricos especiais entre os povos da Sérvia e Rússia; “Não teríamos sobrevivido nos tempos difíceis sem a ajuda mais que compreensiva da Rússia Tzarista e da Igreja Russa”, disse Sua Santidade. Após a Revolução, a Sérvia tornou-se a segunda pátria para muitos emigrantes da Rússia, incluindo renomados Hierarcas da Igreja Ortodoxa Russa e homens da cultura e da ciência. Podemos encontrar muitos russos em tumbas em todas as partes da Sérvia, o que testemunha nossa indissolúvel unidade.

Sua Santidade o Patriarca Irinej expressou sua gratidão à Rússia e à Igreja Ortodoxa Russa “por seu amor generoso para com a Igreja Sérvia e seu povo durante a recente guerra civil na Iugoslávia de então, e especialmente pelo suporte em ajudar a sanar a profunda ferida na província do Kossovo e Metóquia”.


Segundo suas palavras, o conflito na Ucrânia é doloroso também para o povo sérvio. “Nosso povo ora pelo fim deste fratricídio na fraterna Ucrânia e pela cura das feridas no corpo da Santa Rus de Kiev”.





Sua Santidade Irinej presenteou Sua Santidade o Patriarca Kirill com a maior condecoração da Igreja Ortodoxa Sérvia – Ordem de São Savas de primeiro grau e um ícone da Mãe de Deus, uma Panaghia e uma Cruz.

O Primaz da Igreja Russa agradeceu calorosamente Sua Santidade e dirigiu-se a todos presentes na Catedral de São Savas.

Um ícone da Mãe de Deus chamado “Conforto e Consolação” e uma partícula das relíquias de Santo Alexandre Nevsky foram presenteados à Igreja Sérvia.


Após a Sagrada Liturgia os Patriarcas, em companhia do Presidente Sr. Tomislav Nikolitch, visitaram a Igreja de São Lázaro da Sérvia, localizada na cripta da Catedral de São Savas.







Após à Assembleia litúrgica no monumental Templo de São Savas, Sua Santidade o Patriarca Kirill de Moscou e Toda Rússia conduziu o rito de benção do monumento dedicado ao Santo Mártir Tzar Nicolau, na presença de Sua Santidade o Patriarca Sérvio Irinej, muitos Hierarcas, clérigos, monges, autoridades políticas, diplomáticas, culturais e fiéis piedosos. Depois de abençoar o monumento segundo o rito de nossa Igreja e aspergi-lo com água benta, Sua Santidade Kirill dirigiu à multidão presente algumas palavras.







Em honra de Sua Santidade o Patriarca Kirill de Moscou e Toda Rússia, Sua Santidade o Patriarca Sérvio Irinej organizou uma recepção aos membros da delegação da Igreja Ortodoxa Russa, bispos e clérigos da Igreja Ortodoxa Sérvia, bem como representantes da vida pública e política da Sérvia.

Por esta ocasião, o Patriarca Sérvio Irinej premiou o Metropolita Hilarion de Volokolamsk e o Bispo Sergyi de Solnechnogorsk com a Ordem de São Savas, 2° Grau, enquanto os Protopresbíteros Nikolai Balashov, Igor Jakimchuk, Andrei Milkin e o Protodiácono Vladimir Nazarkin, o Diácono Alexander Volkov e Sr. Legoida Vladimir Romanovich com a Ordem dde São Savas, 3° Grau.

O Patriarca Irinej dirigiu à Sua Santidade Kirill calorosas palavras de gratidão pela visita irênica (de paz) e cordial visita.

Em contrapartida, a delegação da Igreja Russa, as palavras de gratidão foram pronunciadas pelo Metropolita Hilarion, que também disse que muitos eventos durante a visita do Patriarca Kirill à Igreja Ortodoxa Sérvia podem entrar na história da Igreja, mas alguns entrarão em atas da história secular. Um dentre os eventos, sem sombra de dúvidas, foi o rito de benção do monumento dedicado ao Tzar Mártir Nicolau II Romanov pelos dois Patriarcas em presença do Presidente da Sérvia.


Sua Santidade o Patriarca Kirill dirigiu-se também à audiência. Ele expressou esperança e convicção de que tanto a Sérvia como a Rússia poderão continuar a promover os mais sinceros e cordiais sentimentos, acrescentando que aqueles que deitaram seu sangue pelos demais irmãos estavam também presente em orações.

Após a recepção, o Patriarca Kirill e a delegação da Igreja Ortodoxa Russa se dirigiram ao aeroporto Nikola Tesla, em Belgrado, donde voaram até Moscou. Os altos convidados foram escortados pelo Patriarca Irinej e muitos Bispos e clérigos da Igreja Ortodoxa Sérvia. O Embaixador da Federação Russa também estava presente.

Desta forma se concluiu a visita irênica de Sua Santidade o Patriarca Kirill de Moscou e Toda Rússia à Igreja Ortodoxa Sérvia.


fonte e fotos: http://www.spc.rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário