sábado, 29 de novembro de 2014

Papa Francisco em visita oficial à Turquia


ISTAMBUL – Sua Santidade o Patriarca Ecumênico Bartolomeos, líder espiritual de mais de 300 milhões de fiéis ortodoxos pelo mundo afora, deu as bem-vindas a Sua Santidade o Papa Francisco no Aeroporto Internacional de Atatürk em Istambul.

O Papa de Roma está em visita oficial à Turquia durante os dias 29-30 de Novembro 2014.
“Sua Santidade, amado irmão em Cristo, nós Vos desejamos as bem-vindas com grande alegria, estima e amor. Bendito seja aquele que vem em Nome do Senhor” – proferiu o Patriarca Ecumênico Bartolomeos.

Este caloroso abraço dos dois Prelados da Igreja Ortodoxo e da Igreja Católico-Romana, bem como a visita do Papa Francisco em geral, trazem uma mensagem de amor e paz aos milhões de cristãos do mundo inteiro.

O último Papa que visitou Istambul foi Bento VI em 2006, antes disto, o Patriarca Dimitrios acolheu o Papa João Paulo II em 1979.

Acompanhando o Patriarca Ecumênico no aeroporto, estava o Sênior-Metropolita Ioannis Zizioulas de Pergamon (co-presidente da Comissão Internacional de Articulação para o Diálogo Teológico entre as Igrejas Ortodoxas e Católico-Romana), o Arcebispo Dimitrios dos Estados Unidos e o Grão-Arcediago Andreas Sofianopoulos.

Sua Santidade o Patriarca Bartolomeos é o Arcebispo de Constantinopla e Nova-Roma e Patriarca Ecumênico. Ele é o 29º sucessor da Igreja Cristã fundada pelo Santo Apóstolo André há 2000 anos. Enquanto cidadão da Turquia, a experiência pessoal de Sua Santidade oferece uma única perspectiva no diálogo vital entre judeus, cristãos e muçulmanos. Por seus esforços inspiradores em prol da liberdade de religião e direitos humanos, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu foi premiado com a Medalha de Ouro Congressional dos Estados Unidos em 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário